Título
[pt] VALOR PERCEBIDO POR GERAÇÕES DIFERENTES AO CONSUMIR SERVIÇOS DO SETOR BANCÁRIO NACIONAL E SEUS REFLEXOS
Autor
[pt] FERNANDO FERREIRA DE SOUZA
Vocabulário
[pt] INSTITUICAO FINANCEIRA
Vocabulário
[pt] NEOBANCO
Vocabulário
[pt] FINTECH
Vocabulário
[pt] VALOR PERCEBIDO
Vocabulário
[pt] SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Resumo
[pt] O crescimento acelerado dos ativos dos bancos no Brasil, acompanhado da sua
elevada margem de lucros nas últimas décadas, está diante do desafio crescente
das transformações tecnológicas e geracionais ocorridas nos últimos tempos. O
presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de clientes de diferentes
faixas etárias dos clientes e seus impactos na evolução dos bancos no sistema
financeiro nacional (SFN). O estudo foi baseado em pesquisa com 109 clientes
bancários, utilizando o modelo de Parente e Leocádio (2014), estruturado em quatro
dimensões: Segurança e Solidez, Qualidade Operacional, Comodidade e Acesso e
Preço, além de uma base de vinte anos dos ativos dos bancos disponibilizada pelo
Banco Central.
Após a análise dos dados, foi constatado que o valor percebido dos clientes de
serviços bancários mais jovens exerceu um impacto significativo na evolução do
mercado com o surgimento nos neobancos digitais. O resultado da pesquisa foi
obtido por meio de escala que pode ser considerada satisfatória para mensuração
do valor percebido, já que foi utilizada em estudos anteriores e serve de modelo para
estudos futuros.
Orientador(es)
DANIEL KAMLOT
Catalogação
2023-08-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63408@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63408
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF