Título
[pt] A INFLUÊNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-VENDA NA DECISÃO DE COMPRA ON-LINE
Título
[en] THE INFLUENCE OF THE AFTER-SALES REVERSE LOGISTICS ON THE ON-LINE PURCHASE DECISION
Autor
[pt] GABRIELLE DE PORTUGAL PEREIRA
Vocabulário
[pt] COMERCIO ELETRONICO
Vocabulário
[pt] SETOR DE VESTUARIO
Vocabulário
[pt] DECISAO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] ONLINE
Vocabulário
[pt] POS-VENDA
Vocabulário
[pt] LOGISTICA REVERSA
Vocabulário
[en] E-COMMERCE
Vocabulário
[en] CLOTHING SECTOR
Vocabulário
[en] PURCHASE DECISION
Vocabulário
[en] ONLIN
Vocabulário
[en] POSTSALE
Vocabulário
[en] REVERSE LOGISTICS
Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo verificar os impactos que a logística reversa de pós-venda
causa na decisão de compra on-line. O e-commerce é uma modalidade de compra que vem
conquistando cada vez mais espaço no mercado e na casa dos consumidores, seja pela
comodidade, praticidade, variedade de produtos ou outros fatores. Consequentemente, para
acompanhar estes avanços, é preciso que as organizações acompanhem esse ritmo
acelerado e invistam em práticas que assegurem a satisfação do consumidor antes, durante
e após a compra on-line, como por exemplo, implementando uma logística reversa de pósvenda (troca e devolução) eficiente e eficaz. Através de uma pesquisa qualitativa, realizada
pelo método descritivo, foram obtidas respostas por meio de um questionário avaliativo,
sobre a percepção dos consumidores à prática da logística reversa de pós-venda (troca e
devolução) das empresas, antes da realização de uma compra de roupa on-line. O objetivo
do trabalho foi alcançado e pôde-se comprovar o quanto as pessoas encontram-se
preocupadas com o funcionamento do processo de logística reversa no e-commerce e se há
sua implementação nas empresas, sendo considerada fator determinante na decisão de
compra on-line. Quanto às conclusões, foram observados aspectos bastante positivos e que
poderão contribuir na realização de estudos futuros mais abrangentes sobre os impactos
gerados pela logística reversa.
Resumo
[en] This work aims to verify the impacts that after-sales reverse logistics causes on the online
purchase decision. E-commerce is a form of purchase that has been conquering more and
more space in the market and in the homes of consumers, whether due to convenience,
practicality, variety of products or other factors. Consequently, to keep up with these
advances, it is necessary for organizations to keep pace with this accelerated pace and
invest in practices that ensure consumer satisfaction before, during and after online
purchases, such as, for example, implementing reverse post-sales logistics (exchange and
return) efficient and effective. Through a qualitative research, carried out by the descriptive
method, answers were obtained through an evaluative questionnaire, on the perception of
consumers to the practice of post-sales reverse logistics (exchange and return) of
companies, before carrying out a purchase of clothes online. The objective of the work was
achieved and it was possible to prove how much people are concerned with the operation of
the reverse logistics process in e-commerce and if there is its implementation in companies,
being considered a determining factor in the decision to purchase online. As for the
conclusions, very positive aspects were observed that could contribute to the realization of
more comprehensive future studies on the impacts generated by reverse logistics.
Orientador(es)
MARCELO GHIARONI DE A E SILVA
Catalogação
2023-07-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63386@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63386@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63386
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF