Título
[pt] BURNOUT ACADÊMICO: O ESTRESSE TRANSICIONAL DA VIDA ACADÊMICA PARA A PROFISSIONAL
Vocabulário
[pt] ANGUSTIA
Vocabulário
[pt] DIFICULDADES ACADEMICAS
Vocabulário
[pt] EXAUSTAO MENTAL
Vocabulário
[pt] INDECISAO
Vocabulário
[pt] INSEGURANCA
Vocabulário
[pt] BURNOUT ACADEMICO
Vocabulário
[pt] EXAUSTAO
Vocabulário
[pt] ANSIEDADE
Resumo
[pt] Este trabalho tem o intuito de investigar a importância do cuidado da saúde emocional, mental
e física dos alunos universitários dos últimos períodos de graduação, onde enfrentam uma
séria de desafios, incertezas e inseguranças, desencadeando apatia academia entre outras
características e assim comprometendo seu rendimento, notas e decisões futuras. O burnout
acadêmico é um fenômeno que é caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e
diminuição da realização pessoal. Ele é resultado de um conjunto de fatores, incluindo pressão
por desempenho, falta de reconhecimento, conflitos interpessoais, sobrecarga de trabalho e
baixo controle sobre o ambiente de trabalho. O burnout acadêmico pode ter consequências
graves para a saúde mental e física dos indivíduos afetados, além de prejudicar sua
produtividade, criatividade e qualidade de vida. É importante que as universidades e outras
instituições acadêmicas adotem medidas para prevenir e tratar o burnout, incluindo o
estabelecimento de políticas que promovam um ambiente de trabalho saudável, programas de
apoio emocional e psicológico para estudantes e funcionários, e a promoção de uma cultura de
respeito e valorização do bem-estar dos indivíduos envolvidos na pesquisa e ensino.
Orientador(es)
MILA DESOUZART DE AQUINO VIANA
Catalogação
2023-07-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63368@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63368
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF