Título
[pt] ANÁLISE COMPARATIVA DO POTENCIAL TÉCNICO E AMBIENTAL DE DIVERSAS ROTAS DA CADEIA DE HIDROGÊNIO NA DESCARBONIZAÇÃO DE SETORES CHAVES DA ECONOMIA BRASILEIRA
Título
[en] COMPARATIVE ANALYSIS OF THE TECHNICAL AND ENVIRONMENTAL POTENTIAL OF DIFFERENT ROUTES IN THE HYDROGEN CHAIN IN THE DECARBONIZATION OF KEY SECTORS OF THE BRAZILIAN ECONOMY
Autor
[pt] LUCAS RETTORE DE CARVALHO
Vocabulário
[pt] GERACAO DE ELETRICIDADE
Vocabulário
[pt] CAPTURA E SEQUESTRO DE CARBONO
Vocabulário
[pt] REFORMA A VAPOR
Vocabulário
[pt] HIDROLISE DA AGUA
Vocabulário
[pt] TRANSPORTE RODOVIARIO
Vocabulário
[pt] GASEIFICACAO
Vocabulário
[en] ELECTRICITY GENERATION
Vocabulário
[en] CARBON CAPTURE AND STORAGE
Vocabulário
[en] STEAM REFORMING
Vocabulário
[en] WATER HYDROLYSIS
Vocabulário
[en] ROAD TRANSPORT
Vocabulário
[en] GASIFICATION
Resumo
[pt] A matriz energética global precisa passar por uma profunda transformação, de um
sistema baseado em combustíveis fósseis, para um sistema de baixo carbono eficiente.
Dada a importância desta transição, o hidrogênio se apresenta com uma fonte energética
renovável e de alta capacidade para possibilitar este futuro verde. Evidencia-se, portanto, a
importância do desenvolvimento de estudos que contribuam para a análise e otimização
dos processos de produção e formas de uso desta fonte de energia. Assim, este trabalho
consiste em uma revisão bibliográfica exploratória acerca dos pontos fundamentais
relativos à produção e uso do hidrogênio e do seu posicionamento no mercado energético
atual, focando na avaliação do hidrogênio cinza, marrom, azul e verde. Durante a revisão
da literatura, foram levantados dados de emissões em kgCO2eq a partir de avaliações de
ciclo de vida com perímetros de avaliação similares e comparáveis. Ao final do trabalho,
são realizadas simulações da redução relativa de emissões de gases de efeito estufa nos
cenários de produção de energia elétrica e de transporte rodoviário, quando o hidrogênio a
partir de diferentes rotas é utilizado como substituto para combustíveis fósseis. Para o
cenário nacional de geração elétrica, onde 15% da matriz é ainda produzida a partir de gás
natural e carvão, os resultados das simulações indicaram reduções de até 40% da pegada
de carbono do Sistema Interligado Nacional, na substituição de ambos por hidrogênio azul.
No cenário do transporte rodoviário, foram constatados maiores potenciais de ganhos sendo
viabilizados através do hidrogênio verde. Em casos de motores de combustão interna (ICE)
com misturas de hidrogênio verde com gás natural e diesel, até aproximadamente 34% e
31% de reduções foram constatadas, respectivamente, e células a combustível com
membranas de troca de prótons (PEMFC) com hidrogênio verde puro, reduções de até 70%
foram encontradas na comparação com o gás natural. Considerando a falta de
competitividade econômica do hidrogênio verde , os resultados de redução do hidrogênio
azul de ambos os cenários geram otimismo para a sua utilização como um meio de
impulsionar a economia do hidrogênio e já agir agora na descarbonização destes setores.
Os casos que utilizam ICE mistura de diesel + hidrogênio azul e ICE mistura de gás natural
e hidrogênio azul a partir de gás natural apresentaram reduções de emissões em até 18% e
23% respectivamente. Com carros a PEMFC com hidrogênio azul a partir de gás natural
as reduções chegaram a até 48% quando substituem diesel.
Resumo
[en] The global energy system needs to undergo a profound transformation, from a
system based on fossil fuels, to an efficient and renewable low-carbon system. Given the
importance of this transition towards more sustainable models, hydrogen presents itself as
a renewable energy source with high capacity to enable this green future. Therefore, the
importance of developing studies that contribute to the analysis and optimization of
production processes and ways of using this source of energy is evident. Thus, this work
consists of an exploratory bibliographic review about the fundamental points related to the
production and use of hydrogen and its position in the current energy market. This study
focused on the evaluation of gray, brown, blue and green hydrogen. During the literature
review, emissions data in kgCO2eq were collected from life cycle assessments with similar
and comparable assessment perimeters. At the end of the study, simulations of the relative
reduction of greenhouse gases emissions are carried out in the scenarios of electricity
production and road transport, when hydrogen from different routes is used as a substitute
for fossil fuels. For the national electricity generation scenario, where 15% of the matrix is
still produced from natural gas and coal, the simulation results indicated reductions of up
to 40% in the carbon footprint of the Sistema Interligado Nacional, replacing both with
blue hydrogen. For the scenario of road transport, greater potential gains were found to be
made possible through green hydrogen. Internal combustion engine (ICE) with mix of
natural gas + green hydrogen and diesel + green hydrogen, up to approximately 34% and
31% were found, respectively, and proton exchange membrane fuel cell (PEMFC) with
green hydrogen, reductions of up to 70% were found in comparison with natural gas. But
due to the green hydrogen economic competitiveness difficulties, the blue hydrogen
reduction results of both scenarios generate optimism for its use as a means of boosting the
hydrogen economy and already acting now in the decarbonization of these sectors. Cases
using ICE with mix of diesel + blue hydrogen and ICE with mix of natural gas and blue
hydrogen from natural gas showed emission reductions of up to 18% and 23% respectively.
With PEMFC cars with blue hydrogen from natural gas, reductions reached up to 48%
when replacing diesel.
Orientador(es)
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE
Catalogação
2023-07-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63292@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63292@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63292
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