Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] FOR A CRITICAL TRANSLATION PEDAGOGY

Título
[pt] POR UMA PEDAGOGIA CRITICA DE TRADUÇÃO

Autor
[pt] MONIQUE PFAU

Vocabulário
[pt] PEDAGOGIA CRITICA

Vocabulário
[pt] DIAGNOSTICO

Vocabulário
[pt] FORMACAO DE TRADUTORES

Vocabulário
[en] CRITICAL PEDAGOGY

Vocabulário
[en] DIAGNOSIS

Vocabulário
[en] TRANSLATOR EDUCATION

Resumo
[pt] Este artigo propõe uma reflexão sobre a pedagogia crítica (FREIRE, 2021) no ensino de tradução através de uma análise de seus preceitos junto a pesquisas sobre formação de tradutoras/es baseadas em questões sociais (PYM, 2020). A partir de um modelo holístico de competência tradutória (HURTADO ALBIR, 2020), esboça-se uma noção para diagnosticar as realidades sociais e assim começar a pensar nas especificidades e necessidades das/os alunas/os e seus meios sociais em uma visão transformativa. A pedagogia crítica da tradução deve estar voltada para a emergência do conhecimento oriundo dos saberes já existentes da comunidade em uma perspectiva intercultural.

Resumo
[en] This article proposes to reflect on a critical pedagogy (FREIRE, 2020) in translation through an analysis of its precepts and research on the translators education from social perspectives (PYM, 2020). Based on a holistic model of translation competence (HURTADO ALBIR, 2020), a notion is outlined to diagnose social realities to start thinking about the specifics and needs of students and their social environments in a transformative vision. The critical translation pedagogy is supposed to be focused on the emergence of knowledge arising from the existing knowledge of the community in an intercultural perspective.

Catalogação
2023-06-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62849@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62849@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF