Título
[en] FOR A CRITICAL TRANSLATION PEDAGOGY
Título
[pt] POR UMA PEDAGOGIA CRITICA DE TRADUÇÃO
Autor
[pt] MONIQUE PFAU
Vocabulário
[pt] PEDAGOGIA CRITICA
Vocabulário
[pt] DIAGNOSTICO
Vocabulário
[pt] FORMACAO DE TRADUTORES
Vocabulário
[en] CRITICAL PEDAGOGY
Vocabulário
[en] DIAGNOSIS
Vocabulário
[en] TRANSLATOR EDUCATION
Resumo
[pt] Este artigo propõe uma reflexão sobre a pedagogia crítica (FREIRE, 2021)
no ensino de tradução através de uma análise de seus preceitos junto a
pesquisas sobre formação de tradutoras/es baseadas em questões sociais
(PYM, 2020). A partir de um modelo holístico de competência tradutória
(HURTADO ALBIR, 2020), esboça-se uma noção para diagnosticar as
realidades sociais e assim começar a pensar nas especificidades e
necessidades das/os alunas/os e seus meios sociais em uma visão
transformativa. A pedagogia crítica da tradução deve estar voltada para a
emergência do conhecimento oriundo dos saberes já existentes da
comunidade em uma perspectiva intercultural.
Resumo
[en] This article proposes to reflect on a critical pedagogy (FREIRE, 2020) in
translation through an analysis of its precepts and research on the
translators education from social perspectives (PYM, 2020). Based on a
holistic model of translation competence (HURTADO ALBIR, 2020), a
notion is outlined to diagnose social realities to start thinking about the
specifics and needs of students and their social environments in a
transformative vision. The critical translation pedagogy is supposed to be
focused on the emergence of knowledge arising from the existing
knowledge of the community in an intercultural perspective.
Catalogação
2023-06-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62849@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62849@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF