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Título
[en] PATRISTIC PRINCIPLES OF CHARISMA AND STRATEGIC PLANNING FOR CHRISTIAN MAINTAINERS AND SCHOOLS

Título
[pt] PRINCÍPIOS PATRÍSTICOS DE CARISMA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS MANTENEDORAS E ESCOLAS CRISTÃS

Autor
[pt] JULIO CESAR DE MACEDO SOUZA

Vocabulário
[pt] PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Vocabulário
[pt] ESCOLAS CRISTAS

Vocabulário
[pt] MANTENEDORAS

Vocabulário
[pt] DONS

Vocabulário
[pt] GESTAO

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE

Vocabulário
[pt] CARISMA

Vocabulário
[pt] MISTAGOGIA

Vocabulário
[pt] TEOLOGIA

Vocabulário
[en] STRATEGIC PLANNING

Vocabulário
[en] CHRISTIAN SCHOOLS

Vocabulário
[en] MAINTAINERS

Vocabulário
[en] GIFT

Vocabulário
[en] MANAGEMENT

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] CHARISMA

Vocabulário
[en] MYSTAGOGY

Vocabulário
[en] THEOLOGY

Resumo
[pt] A crise econômica e a pressão do mercado, muitas vezes, impõem decisões estratégicas contrárias aos princípios mantenedores das instituições confessionais, levando seus gestores a contratar parcerias indesejáveis por não corresponderem aos princípios cristãos. Esse contexto exige das mantenedoras uma gestão qualificada, com indicadores, estratégias, e planejamentos bem claros e definidos, fundamentados em sua identidade e em comunhão com seu carisma. Para alcançar este objetivo, a presente pesquisa se fundamentou na literatura patrística sobre os princípios de carisma e suas origens, para contemplar, com maior clareza, a essência de sua identidade e apoiar essas instituições, tendo em vista sua perenidade missionária. Apresenta-se a Metodologia C.H.A.V.E. que inclui a espiritualidade como parte imprescindível no processo da gestão e a mistagogia, também como método que, aplicado à gestão, contribui com a compreensão da identidade, gerada pelo carisma da espiritualidade e da missão dessas instituições. Por fim, no desenvolvimento da pesquisa, contempla-se a relevante abrangência teológica e sua interação com a ciência da gestão.

Resumo
[en] The economic crisis and the market pressure, often, impose strategic decisions contrary to the principles that maintain confessional institutions, leading their managers to hire undesirable partnerships, for not corresponding to Christian principles. This context, requires the maintainer a qualified management, with very clear and defined indicators, strategies, and plans grounded in its identity and in communion with its charisma. To reach this goal, the research was based on the patristic literature about the principles of the charism and its origins, to contemplate with more clarity, the essence of its identity and support these institutions, in accordance to their missionary enthusiasm that lasts till nowardys. The research shows the C.H.A.V.E. methodology, which includes spirituality as an indispensable part of the management process and mystagogy, also as a method that, applied to management, contributes to the understanding of the identity generated by the charism, spirituality and mission of these institutions. Finally, the development of the research, shows the relevant breadth of thheology and its interaction with the science of the management.

Orientador(es)
ANDRE LUIZ RODRIGUES DA SILVA

Banca
FRANCILAIDE DE QUEIROZ RONSI

Banca
ANDRE LUIZ RODRIGUES DA SILVA

Banca
ALEXANDRE CARVALHO LIMA PINHEIRO

Catalogação
2023-06-13

Apresentação
2023-04-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62844@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62844@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62844


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