Título
[en] PATRISTIC PRINCIPLES OF CHARISMA AND STRATEGIC PLANNING FOR CHRISTIAN MAINTAINERS AND SCHOOLS
Título
[pt] PRINCÍPIOS PATRÍSTICOS DE CARISMA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS MANTENEDORAS E ESCOLAS CRISTÃS
Autor
[pt] JULIO CESAR DE MACEDO SOUZA
Vocabulário
[pt] PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
Vocabulário
[pt] ESCOLAS CRISTAS
Vocabulário
[pt] MANTENEDORAS
Vocabulário
[pt] DONS
Vocabulário
[pt] GESTAO
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE
Vocabulário
[pt] CARISMA
Vocabulário
[pt] MISTAGOGIA
Vocabulário
[pt] TEOLOGIA
Vocabulário
[en] STRATEGIC PLANNING
Vocabulário
[en] CHRISTIAN SCHOOLS
Vocabulário
[en] MAINTAINERS
Vocabulário
[en] GIFT
Vocabulário
[en] MANAGEMENT
Vocabulário
[en] IDENTITY
Vocabulário
[en] CHARISMA
Vocabulário
[en] MYSTAGOGY
Vocabulário
[en] THEOLOGY
Resumo
[pt] A crise econômica e a pressão do mercado, muitas vezes, impõem decisões
estratégicas contrárias aos princípios mantenedores das instituições confessionais,
levando seus gestores a contratar parcerias indesejáveis por não corresponderem
aos princípios cristãos. Esse contexto exige das mantenedoras uma gestão
qualificada, com indicadores, estratégias, e planejamentos bem claros e definidos,
fundamentados em sua identidade e em comunhão com seu carisma. Para alcançar
este objetivo, a presente pesquisa se fundamentou na literatura patrística sobre os
princípios de carisma e suas origens, para contemplar, com maior clareza, a essência
de sua identidade e apoiar essas instituições, tendo em vista sua perenidade
missionária. Apresenta-se a Metodologia C.H.A.V.E. que inclui a espiritualidade
como parte imprescindível no processo da gestão e a mistagogia, também como
método que, aplicado à gestão, contribui com a compreensão da identidade, gerada
pelo carisma da espiritualidade e da missão dessas instituições. Por fim, no
desenvolvimento da pesquisa, contempla-se a relevante abrangência teológica e sua
interação com a ciência da gestão.
Resumo
[en] The economic crisis and the market pressure, often, impose strategic decisions
contrary to the principles that maintain confessional institutions, leading their
managers to hire undesirable partnerships, for not corresponding to Christian
principles. This context, requires the maintainer a qualified management, with very
clear and defined indicators, strategies, and plans grounded in its identity and in
communion with its charisma. To reach this goal, the research was based on the
patristic literature about the principles of the charism and its origins, to contemplate
with more clarity, the essence of its identity and support these institutions, in
accordance to their missionary enthusiasm that lasts till nowardys. The research
shows the C.H.A.V.E. methodology, which includes spirituality as an
indispensable part of the management process and mystagogy, also as a method
that, applied to management, contributes to the understanding of the identity
generated by the charism, spirituality and mission of these institutions. Finally, the
development of the research, shows the relevant breadth of thheology and its
interaction with the science of the management.
Orientador(es)
ANDRE LUIZ RODRIGUES DA SILVA
Banca
FRANCILAIDE DE QUEIROZ RONSI
Banca
ANDRE LUIZ RODRIGUES DA SILVA
Banca
ALEXANDRE CARVALHO LIMA PINHEIRO
Catalogação
2023-06-13
Apresentação
2023-04-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62844@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62844@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62844
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