Título
[en] BRIDGING THE GAP BETWEEN ALEXITHYMIA AND SOCIO-EMOTIONAL IMPAIRMENTS: TOWARDS AN INTERVENTION PROPOSAL
Título
[pt] PREENCHENDO A LACUNA ENTRE ALEXITIMIA E PREJUÍZOS SOCIOEMOCIONAIS: EM DIREÇÃO A UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Autor
[pt] BRUNO MACIEL DE CARVALHO P SALLES
Vocabulário
[pt] ALEXITIMIA
Vocabulário
[pt] ESTUDO DE VALIDACAO
Vocabulário
[pt] PSICOEDUCACAO EMOCIONAL
Vocabulário
[pt] CONSCIENCIA EMOCIONAL
Vocabulário
[en] ALEXITHYMIA
Vocabulário
[en] VALIDATION STUDY
Vocabulário
[en] EMOTIONAL PSYCHOEDUCATION
Vocabulário
[en] EMOTIONAL AWARENESS
Resumo
[pt] A presente tese teve como objetivo estabelecer um quadro teórico e empírico
para desenvolver programas de intervenção para a alexitimia, uma condição
relacionada com prejuízos socioemocionais. A tese é composta por quatro artigos.
O artigo 1 validou uma versão adaptada do Bermond–Vorst Alexithymia
Questionnaire (BVAQ) para o português brasileiro, mostrando que o TAS-20 e o
BVAQ-BR medem diferentes aspectos da alexitimia. O artigo 2 validou a escala de
precisão interoceptiva (IAS) adaptada para o português brasileiro, destacando a
correlação negativa entre a precisão interoceptiva e alexitimia, sintomas de TEA e
síndromes disfóricas. Os artigos 1 e 2 forneceram ferramentas confiáveis para
avaliar alexitimia e acurácia interoceptiva no Brasil, mostrando seus potenciais
benefícios na identificação de fatores de risco para transtornos psiquiátricos. O
artigo 3 realizou uma revisão sistemática do impacto das intervenções baseadas em
DBT na alexitimia, indicando a eficácia de tais intervenções na melhoria das
habilidades de processamento emocional, embora as intervenções que incorporam
princípios de outros tratamentos tenham sido mais eficazes. Por fim, o Artigo 4
explorou a relação entre alexitimia e empatia, revelando os aspectos multifacetados
dessa relação. A tese propõe uma estrutura robusta para facilitar o desenvolvimento
de programas de intervenção para alexitimia.
Resumo
[en] The current thesis aimed to establish a theoretical and empirical framework
to develop intervention programs for alexithymia, a condition related to socio-emotional impairments. The thesis is comprised of four articles. Article 1 validated
an adapted version of the Bermond–Vorst Alexithymia Questionnaire (BVAQ) for
Brazilian Portuguese, showing that the TAS-20 and the BVAQ-BR measure
different aspects of alexithymia. Article 2 validated the Interoceptive Accuracy
Scale (IAS) adapted to Brazilian Portuguese, highlighting the negative correlation
between interoceptive accuracy and alexithymia, and symptoms of ASD and
dysphoric syndromes. Articles 1 and 2 provided reliable tools for assessing
alexithymia and interoceptive accuracy in Brazil, showing their potential benefits
in identifying risk factors for psychiatric disorders. Article 3 conducted a systematic
review of the impact of DBT-based interventions on alexithymia, indicating the
effectiveness of such interventions in improving emotional processing skills,
although interventions incorporating principles from other treatments were more
effective. Finally, Article 4 explored the relationship between alexithymia and
empathy, revealing the multifaceted aspects of this relationship. The thesis proposes
a robust framework to facilitate the development of intervention programs for
alexithymia.
Orientador(es)
DANIEL CORREA MOGRABI
Banca
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ
Banca
DANIEL CORREA MOGRABI
Banca
ANTONIO EGIDIO NARDI
Banca
ELODIE BERTRAND
Banca
CARLOS EDUARDO LOURENCO DOS SANTOS NORTE
Catalogação
2023-05-30
Apresentação
2023-04-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62737@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62737@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62737
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF