Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BRIDGING THE GAP BETWEEN ALEXITHYMIA AND SOCIO-EMOTIONAL IMPAIRMENTS: TOWARDS AN INTERVENTION PROPOSAL

Título
[pt] PREENCHENDO A LACUNA ENTRE ALEXITIMIA E PREJUÍZOS SOCIOEMOCIONAIS: EM DIREÇÃO A UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Autor
[pt] BRUNO MACIEL DE CARVALHO P SALLES

Vocabulário
[pt] ALEXITIMIA

Vocabulário
[pt] ESTUDO DE VALIDACAO

Vocabulário
[pt] PSICOEDUCACAO EMOCIONAL

Vocabulário
[pt] CONSCIENCIA EMOCIONAL

Vocabulário
[en] ALEXITHYMIA

Vocabulário
[en] VALIDATION STUDY

Vocabulário
[en] EMOTIONAL PSYCHOEDUCATION

Vocabulário
[en] EMOTIONAL AWARENESS

Resumo
[pt] A presente tese teve como objetivo estabelecer um quadro teórico e empírico para desenvolver programas de intervenção para a alexitimia, uma condição relacionada com prejuízos socioemocionais. A tese é composta por quatro artigos. O artigo 1 validou uma versão adaptada do Bermond–Vorst Alexithymia Questionnaire (BVAQ) para o português brasileiro, mostrando que o TAS-20 e o BVAQ-BR medem diferentes aspectos da alexitimia. O artigo 2 validou a escala de precisão interoceptiva (IAS) adaptada para o português brasileiro, destacando a correlação negativa entre a precisão interoceptiva e alexitimia, sintomas de TEA e síndromes disfóricas. Os artigos 1 e 2 forneceram ferramentas confiáveis para avaliar alexitimia e acurácia interoceptiva no Brasil, mostrando seus potenciais benefícios na identificação de fatores de risco para transtornos psiquiátricos. O artigo 3 realizou uma revisão sistemática do impacto das intervenções baseadas em DBT na alexitimia, indicando a eficácia de tais intervenções na melhoria das habilidades de processamento emocional, embora as intervenções que incorporam princípios de outros tratamentos tenham sido mais eficazes. Por fim, o Artigo 4 explorou a relação entre alexitimia e empatia, revelando os aspectos multifacetados dessa relação. A tese propõe uma estrutura robusta para facilitar o desenvolvimento de programas de intervenção para alexitimia.

Resumo
[en] The current thesis aimed to establish a theoretical and empirical framework to develop intervention programs for alexithymia, a condition related to socio-emotional impairments. The thesis is comprised of four articles. Article 1 validated an adapted version of the Bermond–Vorst Alexithymia Questionnaire (BVAQ) for Brazilian Portuguese, showing that the TAS-20 and the BVAQ-BR measure different aspects of alexithymia. Article 2 validated the Interoceptive Accuracy Scale (IAS) adapted to Brazilian Portuguese, highlighting the negative correlation between interoceptive accuracy and alexithymia, and symptoms of ASD and dysphoric syndromes. Articles 1 and 2 provided reliable tools for assessing alexithymia and interoceptive accuracy in Brazil, showing their potential benefits in identifying risk factors for psychiatric disorders. Article 3 conducted a systematic review of the impact of DBT-based interventions on alexithymia, indicating the effectiveness of such interventions in improving emotional processing skills, although interventions incorporating principles from other treatments were more effective. Finally, Article 4 explored the relationship between alexithymia and empathy, revealing the multifaceted aspects of this relationship. The thesis proposes a robust framework to facilitate the development of intervention programs for alexithymia.

Orientador(es)
DANIEL CORREA MOGRABI

Banca
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ

Banca
DANIEL CORREA MOGRABI

Banca
ANTONIO EGIDIO NARDI

Banca
ELODIE BERTRAND

Banca
CARLOS EDUARDO LOURENCO DOS SANTOS NORTE

Catalogação
2023-05-30

Apresentação
2023-04-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62737@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62737@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62737


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF