Título
[pt] POR QUE DAR CONTINUIDADE À FORMAÇÃO ACADÊMICA?: UMA TRAVESSIA AUTOETNOGRÁFICA DE BUSCA POR ENTENDIMENTOS A PARTIR DO OLHAR DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA
Título
[en] WHY CONTINUE OUR ACADEMIC EDUCATION?: AN AUTOETHNOGRAPHIC JOURNEY IN SEARCH OF UNDERSTANDINGS FROM THE PERSPECTIVE OF EXPLORATORY PRACTICE
Autor
[pt] THELMA CHRISTINA RIBEIRO CORTES
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA E PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[pt] NARRATIVAS E IDENTIDADES
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL E SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] AUTOETNOGRAFIA E EMOCOES
Vocabulário
[en] APPLIED LINGUISTICS AND EXPLORATORY PRACTICE
Vocabulário
[en] NARRATIVES AND IDENTITIES
Vocabulário
[en] SYSTEMIC FUNCTIONAL-LINGUISTICS AND APPRAISAL SYSTEM
Vocabulário
[en] AUTOETHNOGRAPHY AND EMOTIONS
Resumo
[pt] Intrigada e curiosa por entender possíveis razões que levam as pessoas a dar
prosseguimento a seus estudos, o principal intuito desta pesquisa é compreender, através
do discurso, quais motivações levaram três amigos e a mim a continuarmos nossa
formação acadêmica, ingressando em cursos de mestrado e doutorado. Partindo da
verbalização de nossas motivações, procuro refletir criticamente sobre o modo que as
identidades e emoções moldam nossas percepções em relação a nós mesmos e aos
motivos que nos levaram a dar continuidade à nossa formação. Para tal, recorro a um
arcabouço teórico interdisciplinar, que compreende: a perspectiva contemporânea da
Linguística Aplicada; a Prática Exploratória; identidades; narrativas; emoções; a
autoetnografia e o Sistema de Avaliatividade. Esta pesquisa se insere no paradigma
qualitativo-interpretativista, estando intrinsecamente relacionada à Linguística Aplicada
Contemporânea, ao viés ético-metodológico que caracteriza a Prática Exploratória e à
pesquisa do praticante. Analiso o discurso gerado em conversas exploratórias, que são
processos dinamizadores de reflexão e de novos entendimentos sobre as questões que
perpassam a vida em diversos contextos, como o acadêmico. A partir da análise dessas
conversas, entendi que, ao contarmos narrativas, meus amigos e eu nos coconstruimos
identitariamente como pesquisadores e professores através de manifestações linguísticas
explícitas de afetos e de julgamentos positivos e negativos. Essas manifestações também
ocorreram ao abordarmos as relações que tivemos e temos com amigos e familiares, com
nossas orientadoras de mestrado e de doutorado e com outros docentes ao longo de nossa
formação, fazendo-me refletir sobre a importância do incentivo da família e dos amigos,
bem como de professores e educadores nas vidas de seus alunos.
Resumo
[en] Intrigued and curious to understand possible reasons that lead people to continue
their academic studies, the main purpose of this research is to understand, through
discourse, what motivations led three friends and I to continue our academic education,
enrolling in master s and doctorate programs. From the verbalization of our motivations,
I reflect critically on the way that identities and emotions shape our perceptions of
ourselves and the reasons that led us to continue our education. In order to do this, I turn
to an interdisciplinary theoretical framework, which includes: the contemporary
perspective of Applied Linguistics; Exploratory Practice; identities; narratives; emotions;
autoethnography and Appraisal System. This research is part of the qualitativeinterpretative paradigm, being closely related to Contemporary Applied Linguistics, to
the ethical-methodological perspective that characterizes Exploratory Practice and to
practitioner research. I analyse exploratory conversations, conceptualized as reflective
dynamic processes that generate new understandings about issues that emerge from life
in different contexts, including the academic one. From the analysis of these
conversations, I understood that, when we tell narratives, my friends and I co-construct
our identities as researchers and teachers through explicit linguistic manifestations of
positive and negative affects and judgments. These manifestations also occurred when we
addressed the relationships we had and still have with friends and family, with our
master s and doctoral advisors and with other professors throughout our education. These
findings make me reflect on the importance of the encouragement of family and friends,
as well as that of teachers and educators in students lives.
Orientador(es)
INES KAYON DE MILLER
Coorientador(es)
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
Banca
INES KAYON DE MILLER
Banca
LILIANA CABRAL BASTOS
Banca
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
Banca
GYSELE DA SILVA COLOMBO GOMES
Banca
RENATO PONTES COSTA
Banca
JANAINA DA SILVA CARDOSO
Catalogação
2023-05-29
Apresentação
2023-04-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62695@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62695@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62695
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF