Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DYNAMIC PROGRAMMING FOR RAILWAY ASSETS REPLACEMENT

Título
[pt] PROGRAMAÇÃO DINÂMICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE ATIVOS FERROVIÁRIOS

Autor
[pt] THALES CAMPOS ANDRADE

Vocabulário
[pt] LOGISTICA FERROVIARIA

Vocabulário
[pt] PROBLEMA DE SUBSTITUICAO DE EQUIPAMENTOS

Vocabulário
[pt] PROGRAMACAO DINAMICA

Vocabulário
[en] RAILWAY LOGISTIC

Vocabulário
[en] EQUIPMENT REPLACEMENT PROBLEM

Vocabulário
[en] DYNAMIC PROGRAMMING

Resumo
[pt] A gestão de ativos é uma abordagem crucial para o desempenho das organizações uma vez que buscam alinhar aspectos técnicos de engenharia com conceitos financeiros para otimizar o ciclo de vida de uma máquina. O Problema de Substituição de Equipamentos é uma das questões tratadas dentro dos estudos de gestão de ativos que visa decidir a melhor opção entre manter ou substituir o equipamento em um determinado intervalo de tempo. Uma das metodologias que vêm sendo utilizadas na literatura para solucionar este problema é a Programação Dinâmica, que se baseia em encontrar soluções parciais em uma série de estágios do problema até alcançar a ótima global. Este trabalho teve como objetivo determinar uma curva de substituição para um conjunto de locomotivas de uma empresa do setor ferroviário, considerando um limite de idade para poderem circular e seus históricos de receitas e custos ao longo dos anos. Os resultados alcançados permitiram que a empresa conhecesse a melhor forma de otimizar seu capital, levando em consideração os impactos financeiros caso opte por antecipar ou postergar o momento ótimo para substituição dos ativos.

Resumo
[en] Asset management is a crucial approach for the performance of organizations as they seek to align technical aspects of engineering with financial concepts to optimize the life cycle of a machine. The Equipment Replacement Problem is one of the issues addressed within asset management studies that aims to decide the best option between maintaining or replacing equipment in a given time interval. One of the methodologies that have been used in the literature to solve this problem is Dynamic Programming, which is based on finding partial solutions in a series of stages of the problem until reaching the global optimum. This work aimed to determine a substitution curve for a set of locomotives of a company in the railway sector, considering an age limit for them to circulate and their revenue and cost history over the years. The results achieved allowed the company to know the best way to optimize its capital, taking into account the financial impacts if it chooses to anticipate or postpone the optimal moment for the replacement of assets.

Orientador(es)
RAFAEL MARTINELLI PINTO

Banca
RAFAEL MARTINELLI PINTO

Banca
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR

Banca
WALTON PEREIRA COUTINHO

Catalogação
2023-05-15

Apresentação
2023-04-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62539@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62539@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62539


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