Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] REBELLIONS IN THE BODY: PRESENTATIONS OF JOUISSANCE AND STABILIZATIONS OF THE BODY IN JACQUES LACAN, WITH PINA BAUSCH AND HIJIKATA TATSUMI

Título
[pt] REVOLTAS NA CARNE: APRESENTAÇÕES DO GOZO E ESTABILIZAÇÕES DO CORPO EM JACQUES LACAN, COM PINA BAUSCH E HIJIKATA TATSUMI

Autor
[pt] THEREZA MONTEIRO DE C DE F SOUZA

Vocabulário
[pt] JACQUES LACAN

Vocabulário
[pt] HIJIKATA TATSUMI

Vocabulário
[pt] PINA BAUSCH

Vocabulário
[pt] GOZO

Vocabulário
[pt] CORPO

Vocabulário
[en] JACQUES LACAN

Vocabulário
[en] HIJIKATA TATSUMI

Vocabulário
[en] PINA BAUSCH

Vocabulário
[en] ENJOYMENT

Vocabulário
[en] BODY

Resumo
[pt] Esta tese visa a circunscrever o conceito de gozo, a partir de suas variadas apresentações, tal como introduzido por Jacques Lacan em seu ensino. Enfatizaremos o modo como Lacan opõe, ao gozo fálico, um outro gozo, tratado, por vezes, como Outro gozo, gozo suplementar, feminino, opaco, entre outras nomeações. Assumiremos sua declinação como nãotodo de modo privilegiado nesta teorização lacaniana sobre o gozo. Dadas essas premissas, nossa investigação terá como hipótese central a possibilidade de que este gozo nãotodo sustente-se sem referência ao registro fálico – abordagem menos habitual, mas, ainda assim, presente no ensino de Lacan. Esse gozo, diremos, pode apresentar-se, ainda que não possa ser abarcado pelo conhecimento. Para nos aproximarmos, assim, de uma possível apresentação desse Outro gozo, recorreremos aos métodos artísticos de Pina Bausch e Hijikata Tatsumi – artistas do campo da dança –, especialmente a seus modos de lidar com a articulação entre corpo e fala. Quando se trata dessa corporeidade para um gozo que prescinda do falo, o tema da escrita se faz presente, seja no ensino de Lacan, seja na leitura de seus comentadores. Como hipótese adicional, assumiremos, assim, que os gestos, tanto nas performances de Pina, quanto nas criações de Hijikata, traduzem uma materialidade fora do registro do sentido, que se articula de modo original. Proporemos aproximar essa operação de um tipo de escrita, uma escrita de gozo, no sentido que lhe dá Éric Laurent, lendo Lacan, ao trabalhar a diferença entre escrita tipográfica e caligráfica. Este tipo de escrita nos servirá para pensar uma possível estabilização do corpo, que não seja pela forma ideal, do espelho ou, ainda, de um corpo fálico.

Resumo
[en] This thesis aims to circumscribe the concept of jouissance, from its varied presentations, as introduced by Jacques Lacan, in his teaching. We will emphasize the way in which Lacan opposes, to phallic jouissance, another jouissance, sometimes treated as Other jouissance, supplementary, feminine, opaque jouissance, among other nominations. We will assume its nomination as pastout in a privileged way in this Lacanian theorization about jouissance. Given these premises, our investigation will have as its central hypothesis the possibility that this jouissance is sustained without reference to the phallic register – a less common approach, but still present in Lacan s teaching. This jouissance, we will say, can present itself, even if it cannot be understood by knowledge. In order to approach, therefore, a possible presentation of this Other jouissance, we will resort to the artistic methods of Pina Bausch and Hijikata Tatsumi – artists from the field of dance –, especially their ways of dealing with the articulation between body and speech. When it comes to this corporeality for a jouissance that dispenses with the phallus, the theme of writing is present, whether in Lacan s teaching or in the reading of his commentators. As an additional hypothesis, we will assume that the gestures, both in Pina s performances and in Hijikata s creations, translate a materiality outside of the meaning register. We will propose to approximate this operation to a type of writing, a writing of jouissance, in the sense that Éric Laurent gives it, reading Lacan, when working on the difference between typographic and calligraphic writing. This type of writing will help us to think about a possible stabilization of the body, other than the ideal form, the mirror or even a phallic body.

Orientador(es)
MARCUS ANDRE VIEIRA

Banca
MARCUS ANDRE VIEIRA

Banca
PAULO EDUARDO VIANA VIDAL

Banca
ANA LUCIA LUTTERBACH RODRIGUES HOLCK

Banca
FERNANDO RIBEIRO TENORIO

Banca
CARLA ANDREA SILVA LIMA

Catalogação
2023-05-09

Apresentação
2023-04-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62484@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62484@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62484


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF