Título
[en] REBELLIONS IN THE BODY: PRESENTATIONS OF JOUISSANCE AND STABILIZATIONS OF THE BODY IN JACQUES LACAN, WITH PINA BAUSCH AND HIJIKATA TATSUMI
Título
[pt] REVOLTAS NA CARNE: APRESENTAÇÕES DO GOZO E ESTABILIZAÇÕES DO CORPO EM JACQUES LACAN, COM PINA BAUSCH E HIJIKATA TATSUMI
Autor
[pt] THEREZA MONTEIRO DE C DE F SOUZA
Vocabulário
[pt] JACQUES LACAN
Vocabulário
[pt] HIJIKATA TATSUMI
Vocabulário
[pt] PINA BAUSCH
Vocabulário
[pt] GOZO
Vocabulário
[pt] CORPO
Vocabulário
[en] JACQUES LACAN
Vocabulário
[en] HIJIKATA TATSUMI
Vocabulário
[en] PINA BAUSCH
Vocabulário
[en] ENJOYMENT
Vocabulário
[en] BODY
Resumo
[pt] Esta tese visa a circunscrever o conceito de gozo, a partir de suas variadas
apresentações, tal como introduzido por Jacques Lacan em seu ensino.
Enfatizaremos o modo como Lacan opõe, ao gozo fálico, um outro gozo, tratado,
por vezes, como Outro gozo, gozo suplementar, feminino, opaco, entre outras
nomeações. Assumiremos sua declinação como nãotodo de modo privilegiado
nesta teorização lacaniana sobre o gozo. Dadas essas premissas, nossa
investigação terá como hipótese central a possibilidade de que este gozo nãotodo
sustente-se sem referência ao registro fálico – abordagem menos habitual, mas,
ainda assim, presente no ensino de Lacan. Esse gozo, diremos, pode apresentar-se,
ainda que não possa ser abarcado pelo conhecimento. Para nos aproximarmos,
assim, de uma possível apresentação desse Outro gozo, recorreremos aos métodos
artísticos de Pina Bausch e Hijikata Tatsumi – artistas do campo da dança –,
especialmente a seus modos de lidar com a articulação entre corpo e fala. Quando
se trata dessa corporeidade para um gozo que prescinda do falo, o tema da escrita
se faz presente, seja no ensino de Lacan, seja na leitura de seus comentadores.
Como hipótese adicional, assumiremos, assim, que os gestos, tanto nas
performances de Pina, quanto nas criações de Hijikata, traduzem uma
materialidade fora do registro do sentido, que se articula de modo original.
Proporemos aproximar essa operação de um tipo de escrita, uma escrita de gozo,
no sentido que lhe dá Éric Laurent, lendo Lacan, ao trabalhar a diferença entre
escrita tipográfica e caligráfica. Este tipo de escrita nos servirá para pensar uma
possível estabilização do corpo, que não seja pela forma ideal, do espelho ou,
ainda, de um corpo fálico.
Resumo
[en] This thesis aims to circumscribe the concept of jouissance, from its varied
presentations, as introduced by Jacques Lacan, in his teaching. We will emphasize
the way in which Lacan opposes, to phallic jouissance, another jouissance,
sometimes treated as Other jouissance, supplementary, feminine, opaque
jouissance, among other nominations. We will assume its nomination as pastout
in a privileged way in this Lacanian theorization about jouissance. Given these
premises, our investigation will have as its central hypothesis the possibility that
this jouissance is sustained without reference to the phallic register – a less
common approach, but still present in Lacan s teaching. This jouissance, we will
say, can present itself, even if it cannot be understood by knowledge. In order to
approach, therefore, a possible presentation of this Other jouissance, we will
resort to the artistic methods of Pina Bausch and Hijikata Tatsumi – artists from
the field of dance –, especially their ways of dealing with the articulation between
body and speech. When it comes to this corporeality for a jouissance that
dispenses with the phallus, the theme of writing is present, whether in Lacan s
teaching or in the reading of his commentators. As an additional hypothesis, we
will assume that the gestures, both in Pina s performances and in Hijikata s
creations, translate a materiality outside of the meaning register. We will propose
to approximate this operation to a type of writing, a writing of jouissance, in the
sense that Éric Laurent gives it, reading Lacan, when working on the difference
between typographic and calligraphic writing. This type of writing will help us to
think about a possible stabilization of the body, other than the ideal form, the
mirror or even a phallic body.
Orientador(es)
MARCUS ANDRE VIEIRA
Banca
MARCUS ANDRE VIEIRA
Banca
PAULO EDUARDO VIANA VIDAL
Banca
ANA LUCIA LUTTERBACH RODRIGUES HOLCK
Banca
FERNANDO RIBEIRO TENORIO
Banca
CARLA ANDREA SILVA LIMA
Catalogação
2023-05-09
Apresentação
2023-04-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62484@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62484@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62484
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF