Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO DA EXPERIÊNCIA: SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO DESIGN REFLEXIVO

Título
[en] THE CHILD AS SUBJECT OF EXPERIENCE: TEACHING-LEARNING SITUATIONS FROM THE PERSPECTIVE OF REFLECTIVE DESIGN

Autor
[pt] MICHELE MARCONSINI LOUREIRO

Vocabulário
[pt] CRIANCA

Vocabulário
[pt] ESPACO INTERSUBJETIVO

Vocabulário
[pt] SUJEITO DA EXPERIENCIA

Vocabulário
[pt] DESIGN REFLEXIVO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[en] CHILD

Vocabulário
[en] INTERSUBJECTIVE SPACE

Vocabulário
[en] SUBJECT OF EXPERIENCE

Vocabulário
[en] REFLECTIVE DESIGN

Vocabulário
[en] EDUCATION

Resumo
[pt] Esta pesquisa explora a abordagem do Design Reflexivo em situações de ensinoaprendizagem com crianças. Observam-se as implicações desta investigação na formação da criança enquanto sujeito da experiência. O estudo é conduzido a partir do conceito de experiência formulado por Jorge Larrosa e da ideia de espaço intersubjetivo discutida por Gert Biesta. Ambos os autores problematizam o campo da Educação como um lugar que possibilita o exercício da pluralidade e da diferença. A pesquisa propõe uma abordagem qualitativa com estudo exploratório-descritivo, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, incluindo técnicas de observação direta intensiva, pesquisa-ação e metodologia do Design em Parceria. As técnicas adotadas se mostraram adequadas para ampliar a compreensão e avaliar as possibilidades e limitações desta abordagem em situações de ensino-aprendizagem com crianças, por meio do Design Reflexivo, tendo como base a práxis educativa.

Resumo
[en] This research explores the approach of Reflective Design in teaching-learning situations with children. The implications of this investigation are observed in the formation of the child as subject of the experience. The study is conducted based on the concept of experience formulated by Jorge Larrosa and the idea of intersubjective space discussed by Gert Biesta. Both authors problematize the field of Education as a place that allows the exercise of plurality and difference. The research proposes a qualitative approach with exploratory-descriptive study, bibliographic research and field research, including intensive direct observation, action research techniques and Methodology of Participatory Design. The techniques adopted proved to be adequate to broaden the understanding and to evaluate the possibilities and limitations of this approach in teaching-learning situations with children, through Reflective Design, based on educational praxis.

Orientador(es)
LUIZA NOVAES

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
LUIZA NOVAES

Banca
DENISE BERRUEZO PORTINARI

Banca
HELIANA SONEGHET PACHECO

Banca
ADRIANA ROSELY MAGRO

Catalogação
2023-05-08

Apresentação
2022-04-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62456@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62456@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62456


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF