Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DA GRADUAÇÃO À PROFISSÃO: A PRÁTICA DE PROJETO EM DESIGN GRÁFICO ENTRE OS AMBIENTES ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS

Título
[en] FROM GRADUATION TO PROFESSION: THE GRAPHIC DESIGN PRACTICE BETWEEN ACADEMIC AND PROFESSIONAL ENVIRONMENTS

Autor
[pt] LUCAS FERREIRA LUCCAS

Vocabulário
[pt] TRABALHO

Vocabulário
[pt] PRATICA PROFISSIONAL

Vocabulário
[pt] CARREIRA

Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR

Vocabulário
[pt] DESIGN GRAFICO

Vocabulário
[en] WORK

Vocabulário
[en] PROFESSIONAL PRACTICE

Vocabulário
[en] CAREER

Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION

Vocabulário
[en] GRAPHIC DESIGN

Resumo
[pt] Durante o seu desenvolvimento histórico, o campo do design foi marcado por divisões epistemológicas e culturais que distanciaram o ensino acadêmico da prática profissional. Como forma de investigar a passagem entre a graduação e o início da carreira em design, a pesquisa teve como principal objetivo entender como se compara a prática de projeto em ambos os ambientes através das perspectivas de profissionais formados. A partir de uma pesquisa bibliográfica, discutiu-se o conceito de projeto no campo do design, seus paradigmas no ensino superior, suas relações com a prática profissional e as questões sociais que os permeiam. De forma complementar, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas em profundidade e um questionário aberto com designers profissionais com experiências e perfis distintos. A partir da análise dos dados e do seu cruzamento com a bibliografia, foi possível concluir que um dos maiores desafios vivenciados pelos designers em formação é o alinhamento entre os perfis pessoais individuais com os perfis das universidades e empresas nas quais eles se inserem.

Resumo
[en] The design field was historically shaped by epistemological and cultural gaps that separated academic education and professional practice. To investigate the transition between graduation and career in design, the research main objective was to understand how design practice compares in both environments through the perspectives of graduated professionals. From literature research, the concept of project in the field of design, its paradigms in higher education, its relations with professional practice and the social issues that permeate them were discussed. In addition, in-depth semi structured interviews and an open question survey were applied to professionals designers with distinct profiles and experiences. It was possible to conclude from comparing the data analysis with literature that one of the biggest challenges for designers in training is the alignment between their personal profiles with the universities and companies profiles.

Orientador(es)
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES

Banca
RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO

Banca
LUIZA NOVAES

Banca
LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER

Banca
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES

Catalogação
2023-05-08

Apresentação
2021-04-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62454@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62454@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62454


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF