Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION AND MUSEUMS IN THE PANDEMIC: A POSSIBLE ENCOUNTER?

Título
[pt] EDUCAÇÃO INFANTIL E MUSEUS NA PANDEMIA: UM ENCONTRO POSSÍVEL?

Autor
[pt] GABRIELA CAMPOLINA DE A C LOPES

Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL

Vocabulário
[pt] MUSEUS

Vocabulário
[pt] COVID-19

Vocabulário
[pt] PANDEMIA

Vocabulário
[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Vocabulário
[en] MUSEUMS

Vocabulário
[en] COVID-19

Vocabulário
[en] PANDEMIC

Resumo
[pt] O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre escolas e museus da cidade do Rio de Janeiro no período em que ambos estiveram fechados para atividades presenciais quando, em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o cenário como uma pandemia e orientou que todos os países, diante da alta probabilidade de infecção por meio do contato social, tomassem medidas para reduzir o contágio e minimizar os danos aos sistemas de saúde. O recorte temporal considerado foi o período entre março de 2020 – atividades presenciais foram suspensas – e outubro de 2021, quando escolas da rede municipal do Rio de Janeiro retornaram 100 porcento ao modelo presencial. A metodologia se deu a partir de análise de questionário on-line enviado a museus e centros culturais do RJ, contato com responsáveis pelas ações para crianças nos museus a fim de identificar o oferecimento de atividades on-line para o público da Educação Infantil e entrevistas com funcionários de espaços que desenvolveram as atividades. Os dados foram analisados em diálogo com referenciais teóricos da área da infância como Sirota, Montandon, Sarmento e Oliveira, e do campo da educação e museus como Carvalho, Trilla, Martins, Castro e Lopes. Foi possível constatar que a relação entre educação infantil e museus foi praticamente nula durante o momento estudado, mas, ainda assim, verificou-se alguns encontros entre as crianças e espaços culturais por meio de atividades oferecidas à família através de redes sociais.

Resumo
[en] The objective of this research is to investigate the relationship between schools and museums in the city of Rio de Janeiro during the period when both were closed for face-to-face activities when, in March 2020, the World Health Organization (WHO) classified the scenario as a pandemic and advised that all countries, given the high probability of infection through social contact, take measures to reduce contagion and minimize damage to health systems. The time frame considered was the period between March 2020 – when face-to-face activities were suspended – and October 2021, when Rio de Janeiro s municipal schools returned 100 percent to the in-person model. The methodology was based on the analysis of an online questionnaire sent to museums and cultural centers in RJ, contact with those responsible for actions for children in museums in order to identify the offer of online activities for the kindergarten public and interviews with employees of the spaces that developed the activities. The data was analyzed in dialogue with theoretical references in the area of childhood such as Sirota, Montandon, Sarmento and Oliveira, and in the field of education and museums such as Carvalho, Trilla, Martins, Castro and Lopes. It was possible to verify that the relationship between early childhood education and museums was practically null during the period studied, but even so, there were some encounters between children and cultural spaces through activities offered to the family through social media.

Orientador(es)
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO

Banca
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO

Banca
ALEXANDRA COELHO PENA

Banca
ISABEL APARECIDA MENDES HENZE

Catalogação
2023-04-27

Apresentação
2023-02-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62413@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62413@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62413


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF