Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A CONDIÇÃO ESCOLAR: QUALIFICAR GEOGRAFICAMENTE A ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Título
[ca] THE SCHOOL CONDITION: GEOGRAPHICALLY QUALIFYING THE SCHOOL IN THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE

Autor
[pt] HILTON MARCOS COSTA DA SILVA JUNIOR

Vocabulário
[pt] CONHECIMENTO ESCOLAR

Vocabulário
[pt] TEORIZACAO DO PENSAMENTO GEOGRAFICO

Vocabulário
[pt] CURRICULO

Vocabulário
[pt] GEOGRAFIA ESCOLAR

Vocabulário
[pt] ESCOLA

Resumo
[pt] O processo de construção e socialização do conhecimento geográfico escolar, de modo geral, é a discussão dessa tese de doutorado. Especificamente, a discussão se constrói tendo como foco o que chamamos de teorização do pensamento geográfico, ou seja, o debate acerca da identidade disciplinar, da importância do conhecimento geográfico e, por fim, do acionamento do conceito espaço. O trabalho nasce no pensar a construção de uma aula para o 1º ano do ensino médio e vai, ao longo dos capítulos, construindo-se como uma pesquisa científica. Teoricamente, o estudo se fundamenta a partir de pesquisas sobre currículo (LOPES, 2004; MACEDO, 2006), produção curricular (OLIVEIRA, 2012), cotidiano (FERRAÇO et al, 2018), conhecimento escolar (GABRIEL, 2013, 2015), saber docente (TARDIF, 2014), educação geográfica (ROQUE ASCENÇÃO; VALADÃO, 2017; CAVALCANTI, 2019) e teorização do pensamento geográfico (MASSEY, 2009; GOMES, 2017; CAVALCANTI, 2019). Como via de operacionalização, entrevistamos um conjunto de professores que, sendo lotados em um Colégio de Aplicação, trabalham simultaneamente na educação básica e no ensino superior com a formação de professores. Estruturamos, com base nesse escopo teórico e no empírico por nós explorados, uma proposta em como trabalhar a teorização do pensamento geográfico na escola e demonstramos a relevância de posicionar a escola como condição espacial da prática docente. Por fim, ao longo desse estudo, também investimos na construção de uma perspectiva geográfica para pensarmos a educação ao longo de temáticas diversas (escola, currículo, construção e socialização do conhecimento escolar, etc).

Resumo
[ca] The process of construction and socialization of school geographic knowledge, in general, is the discussion of this doctoral thesis. Specifically, the discussion is built focusing on what we call theorization of geographic thought, that is, the debate about disciplinary identity, the importance of geographic knowledge and, finally, the activation of the concept of space. The work is born in thinking about the construction of a class for the 1st year of high school and, throughout the chapters, it builds itself as a scientific research. Theoretically, the study is based on research on curriculum (LOPES, 2004; MACEDO, 2006), curriculum production (OLIVEIRA, 2012), daily life (FERRAÇO et al, 2018), school knowledge (GABRIEL, 2013, 2015), knowledge (TARDIF, 2014), geographic education (ROQUE ASCENÇÃO; VALADÃO, 2017; CAVALCANTI, 2019) and theorization of geographic thinking (MASSEY, 2009; GOMES, 2017; CAVALCANTI, 2019). As a means of operationalization, we interviewed a group of teachers who, being allocated in a College of Application, work simultaneously in basic education and in higher education with teacher training. We structured, based on this theoretical and empirical scope explored by us, a proposal on how to work the theorization of geographic thinking at school and demonstrated the relevance of positioning the school as a spatial condition of teaching practice. Finally, throughout this study, we also invested in building a geographical perspective to think about education along different themes (school, curriculum, construction and socialization of school knowledge, etc.).

Orientador(es)
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA

Banca
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA

Banca
LEONARDO FREIRE MARINO

Banca
RONALDO GOULART DUARTE

Banca
CAROLINA LIMA VILELA

Banca
RAFAEL STRAFORINI

Banca
VALERIA DE OLIVEIRA ROQUE ASCENCAO

Catalogação
2023-04-27

Apresentação
2022-12-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62411@1

Referência [ca]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62411@6

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62411


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF