Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] AMOR MUNDI: EDUCATION AND POLITICS ACCORDING TO HANNAH ARENDT AND PAULO FREIRE

Título
[pt] AMOR MUNDI: EDUCAÇÃO E POLÍTICA SEGUNDO HANNAH ARENDT E PAULO FREIRE

Autor
[pt] CAMILA CRISPIM BASTOS

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] AMOR MUNDI

Vocabulário
[pt] MUNDO

Vocabulário
[pt] LIBERDADE

Vocabulário
[pt] POLITICA

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] AMOR MUNDI

Vocabulário
[en] WORLD

Vocabulário
[en] FREEDOM

Vocabulário
[en] POLICY

Resumo
[pt] Qual a relação entre educação e política? Através de Hannah Arendt e Paulo Freire vamos tatear essa relação através da hipótese segundo a qual ambos os pensadores citados conectam a educação e a política por meio da noção de liberdade. Por vias distintas, a educação para ambos atravessa a noção de amor mundi e almeja garantir o exercício da liberdade pública em seu vínculo ontológico com o mundo e com os outros, e assim capaz de fortalecer os alicerces da política e orientar relações mais comprometidas com a coexistência. Se o sentido da educação é o exercício da liberdade, então, é possível afirmar que, a partir de Hannah Arendt e Paulo Freire, não se pode conceber a educação como politicamente neutra. Mesmo que o sentido político da educação apareça sob diferentes perspectivas, propedêutico-político ou ético-político, está invariavelmente a serviço da política, pois se manifesta através do amor mundi, na responsabilidade e no compromisso com o cuidado e a renovação do espaço público, em meio à coexistência humana.

Resumo
[en] What is the relationship between education and politics? Through Hannah Arendt and Paulo Freire, we intend to get in touch this relation starting with the hypothesis that both thinkers connect politics and education across freedom concept. In a different way, the education for the authors is crossed by amor mundi notion, and seeks to guarantee the practice of public freedom in it all ontological connection between the world and the others, strengthening the foundations of politics and guiding a more committed coexistence relations. If the sense of education is the practice of freedom, according to Hannah Arendt and Paulo Freire, is possible to assume that education cannot be conceived as politically neutral. Even if the political meaning appears upon different perspectives, i.e. propeadeutic-political or ethical-political, it is invariably at the service of politics, because throughout amor mundi it manifests itself, calling responsibility and commitment with the renewal and care common world, in human coexistence place.

Orientador(es)
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA

Banca
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA

Banca
EDGAR DE BRITO LYRA NETTO

Banca
ALEXANDRE MARQUES CABRAL

Catalogação
2023-04-24

Apresentação
2022-12-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62356@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62356@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62356


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF