Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] LANGUAGE AND LITERATURE TEACHING IN DECOLONIAL PERSPECTIVES?: WHAT TEACHERS SAY

Título
[pt] O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURAS EM PERSPECTIVAS DECOLONIAIS?: O QUE DIZEM OS PROFESSORES E AS PROFESSORAS

Autor
[pt] EDUARDO SILVA RUSSELL

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] LITERATURAS

Vocabulário
[pt] DECOLONIALIDADE

Vocabulário
[pt] LINGUA

Vocabulário
[pt] AMERICA LATINA

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] LITERATURES

Vocabulário
[en] DECOLONIALITY

Vocabulário
[en] LANGUAGE

Vocabulário
[en] LATIN AMERICA

Resumo
[pt] Ao reconhecer o impacto subjetivo da opressiva dominação europeia na América, é possível construir uma reflexão acerca da importância do trabalho dos e das profissionais da área das Letras no que vem a ser a virada decolonial, uma vez que eles e elas possuem, em suas mãos, a possibilidade de abordar um sem-fim de temas, autores e autoras, livros que contemplem questões, entre outras, de caráter social, cultural, linguístico. O objetivo desta tese foi o de encontrar professores e professoras cujas ideias decoloniais atravessassem suas perspectivas pedagógicas, bem como o de entender como e por que as suas aulas apontavam para um ensino que referenciado pelas pautas erigidas pelos debates anticoloniais. O referencial teórico que orienta a abordagem epistemológica é advindo, sobretudo, dos estudos hispano-americanos desenvolvidos pelo Grupo Modernidade/Colonialidade, que são ampliados pelas contribuições de nomes como o de Paulo Freire. Os procedimentos metodológicos foram a construção de um questionário e de um roteiro de entrevista, ambos realizados virtualmente com aqueles e aquelas que se autodeclaravam decoloniais. Ao final, pude compreender como os (as) informantes constroem leituras e ações pedagógicas de proposição decolonial, trazendo à tona a forma como a atividade docente, de modo ativo e crítico, revela caminhos autorais e criativos para a promoção de um ensino engajado na subversão dos motes coloniais. Seja adotando livros cujas tônicas apontam para problematização do racismo, sexíssimo, entre outros; seja propondo atividades que resgatam elementos formadores da cultura nacional (e também latino-americana), como os conhecimentos africanos e indígenas, os (as) entrevistados (as) apresentam suas interpretações e usos da epistemologia de modo a colaborar com os pressupostos da decolonialidade.

Resumo
[en] By recognizing the subjective impact of the oppressive European domination in America, it is possible to reflect on the importance of the work of literary professionals in the decolonial turn, since they have, in their hands, the possibility of approaching an endless number of themes, authors, and books that deal with social, cultural, and linguistic issues. The goal of this thesis was to find male and female teachers whose decolonial propositions crossed their pedagogical perspectives, as well as to understand how and why their classes pointed to a teaching based on discussions derived from anticolonial debates. The theoretical framework that guides the epistemological approach comes, above all, from the Hispano-American studies developed by the Modernity/Coloniality Group, which are amplified by the contributions of names such as Paulo Freire. The methodological procedures were developed from the construction of a questionnaire and an interview script, both done virtually, because of the pandemic, with those who declared themselves to be decolonial. At the end, I was able to understand how the informants construct readings and pedagogical actions in a decolonial perspective, bringing to light how the teaching activity, in an active and critical way, reveals authorial and creative paths for the promotion of a teaching engaged in the subversion of colonial ideas. By adopting books that focus on racism, sexism, among others; or by proposing activities that rescue elements that form the national (and also Latin American) culture, such as African and indigenous knowledge, the interviewees present their interpretations and uses of epistemology in a way that collaborates with the assumptions of decoloniality.

Orientador(es)
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA

Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA

Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA

Banca
CHERON ZANINI MORETTI

Banca
JOSE PEDRO AMORIM

Catalogação
2023-04-24

Apresentação
2023-02-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62352@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62352@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62352


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF