Título
[pt] DECOLONIALIDADE E INFÂNCIA: HERANÇA COLONIAL E CONEXÃO DAS CRIANÇAS COM A NATUREZA
Título
[en] DECOLONIALITY AND CHILDHOOD: COLONIAL HERITAGE AND CHILDREN S CONNECTION TO NATURE
Autor
[pt] IRENE RIZZINI
Autor
[pt] MARIANA MENEZES NEUMANN
Vocabulário
[pt] INFANCIA
Vocabulário
[pt] PRATICA EDUCACIONAL DECOLONIAL
Vocabulário
[pt] DECOLONIALIDADE
Vocabulário
[pt] NATUREZA
Vocabulário
[en] CHILDHOOD
Vocabulário
[en] EDUCATIONAL DECOLONIAL PRACTICE
Vocabulário
[en] DECOLONIALITY
Vocabulário
[en] NATURE
Resumo
[pt] Neste artigo3 propomos uma reflexão sobre decolonialidade a partir da correlação entre
infância e natureza. A argumentação e o percurso teórico-metodológico incluíram a
revisão de conceitos, conteúdos e práticas educacionais adotadas junto às crianças, e
identificadas como heranças de epistemologias coloniais. O texto analisa sobre experiências
que reforçam o silenciamento das contribuições dos povos originários e dos
saberes e experiências infantis e ressalta a importância de incorporar vivências e percepções
sobre o mundo natural que fomentem relações de reciprocidade, em detrimento
de relações baseadas no uso e consumo indiscriminados dos recursos naturais.
Por fim, a argumentação é consubstanciada em estudos e experiências que ilustram
metodologias alternativas às proposições hegemônicas colonialistas, que tendem a
reforçar a desconexão entre os conhecimentos científico e tradicional.
Resumo
[en] In this article we undertake a reflection on decoloniality in regards to the connection
between childhood and nature. The study will be guided by some key questions
that guide our research on the decolonization of educational concepts, contents and
practices with children, based on respect for children s knowledge and experiences.
It also incorporates experiences and perceptions about nature that foster relationships
of reciprocity instead of using nature as commodity. The theoretical and methodological
background includes the analysis of concepts about decoloniality and
ways of implementing decolonial attitudes. We discuss terminologies and practices
in relation to nature that are legacies, in part, of colonial epistemologies. We reflect
on the importance of incorporating experiences and perception about nature which
promote reciprocal relationships and not the use of nature. Finally, we Illustrated our
argument with various studies and experiences which critique the propositions of
hegemonic colonialists a long with the knowledge and experiences of children and
the importance of the connection between children and the natural world.
Catalogação
2023-04-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62278@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62278@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.62278
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF