Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] TEMPORALIDADE E POLÍTICA NA FICÇÃO LATINO AMERICANA DO SÉCULO XXI: A PRESENÇA DO PASSADO

Título
[en] TEMPORALITY AND POLITICS IN THE 21ST CENTURY LATIN AMERICAN FICTION: THE PRESENCE OF THE PAST

Autor
[pt] BRENO ABI CHAHIN NEVES

Vocabulário
[pt] PODER

Vocabulário
[pt] DITADURA CIVIL-MILITAR

Vocabulário
[pt] TEMPORALIDADE

Vocabulário
[pt] FICCAO

Vocabulário
[pt] AMERICA LATINA

Vocabulário
[en] POWER

Vocabulário
[en] MILITARY DICTATORSHIP

Vocabulário
[en] TEMPORALITY

Vocabulário
[en] FICTION

Vocabulário
[en] LATIN AMERICA

Resumo
[pt] As ficções latino-americanas, sejam elas literárias ou cinematográficas, produzidas na segunda década do século XXI, têm sido palco de produções sobre uma questão não resolvida coletivamente, e que ainda assombra diversas esferas da vida pública e privada da sociedade: o passado insepulto das ditaduras militares no subcontinente. Nessas obras, percebe-se que o passado, enquanto dimensão temporal, se impõe ao presente e teima em não passar. As diversas formas de perpetração da violência de Estado, que não foram trabalhadas de maneira coletiva, fizeram com que o horror praticado nos anos de exceção, fosse confinado no subterrâneo da história oficial. Isso possibilitou que diferentes narrativas sobre fatos históricos, sobre o passado recente da América Latina, pudessem ser contestadas, abrindo portas para movimentos que soterram verdades, para o negacionismo e revisionismo histórico. Sendo assim, esta dissertação propõe uma reflexão sobre as soluções formais que essas ficções contemporâneas utilizam para dar conta das feridas ainda abertas, causadas pelas ditaduras civis-militares e da permanência da violência institucional, ao longo do tempo. A partir do estudo de algumas ficções latino-americanas, parte-se da hipótese de que, nessas narrativas, o deslocamento de enunciação, a banalidade do mal e uma estética fantasmática, que aponta para a utilização do corpo como ruína/alegoria, são artifícios narrativos que colocam a temporalidade no centro do debate.

Resumo
[en] Latin American fiction, whether literary or cinematographic, produced in the second decade of the 21st century, has been the stage for productions about an issue that has not been collectively resolved and that still haunts various spheres of public and private life in society: the unburied past of military dictatorships in the subcontinent. In these works, it is perceived that the past as a temporal dimension imposes itself on the present and insists on not passing. The various forms of perpetration of State violence that were not dealt with collectively meant that the horror practiced in the years of exception was confined to the underground of official history. This made it possible for different narratives about historical facts about the recent past of Latin America to be contested, opening doors to movements that bury truths, to denialism and historical revisionism. Therefore, this dissertation proposes a reflection on the formal solutions that these contemporary fictions use to deal with the wounds that are still opened caused by civil-military dictatorships and the permanence of institutional violence over time. From the study of the chosen fictions, we start from the hypothesis that, in these narratives, the displacement of enunciation, the banality of evil and a ghostly aesthetic that points to the use of the body as a ruin/allegory are narrative devices that place temporality at the center of the debate.

Orientador(es)
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
EDUARDO MIRANDA SILVA

Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
MAURÍCIO DE BRAGANÇA

Catalogação
2023-04-18

Apresentação
2023-03-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62265@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62265@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62265


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF