Título
[pt] DIÁLOGOS SILENCIOSOS: ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA E TRADIÇÃO CLÁSSICA
Título
[en] SILENT DIALOGUES: MODERN BRAZILIAN ARCHITECTURE AND THE CLASSICAL TRADITION
Autor
[pt] ANA PAULA GONCALVES PONTES
Vocabulário
[pt] LE CORBUSIER
Vocabulário
[pt] LUCIO COSTA
Vocabulário
[pt] WALTER GROPIUS
Vocabulário
[pt] VILANOVA ARTIGAS
Vocabulário
[pt] OSCAR NIEMEYER
Vocabulário
[pt] MINISTERIO DA SAUDE
Vocabulário
[pt] MINISTERIO DA EDUCACAO
Vocabulário
[pt] NEOCLASSICISMO
Vocabulário
[pt] CLASSICISMO
Vocabulário
[pt] ARQUITETURA ACADEMICA
Vocabulário
[pt] TRADICAO CLASSICA
Vocabulário
[pt] ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA
Vocabulário
[pt] HISTORIA DA ARQUITETURA
Vocabulário
[pt] LUDWIG MIES VAN DER ROHE
Vocabulário
[en] LE CORBUSIER
Vocabulário
[en] LUCIO COSTA
Vocabulário
[en] WALTER GROPIUS
Vocabulário
[en] VILANOVA ARTIGAS
Vocabulário
[en] OSCAR NIEMEYER
Vocabulário
[en] HEALTH DEPARTMENT
Vocabulário
[en] EDUCATION DEPARTMENT
Vocabulário
[en] NEOCLASSICISM
Vocabulário
[en] CLASSICISM
Vocabulário
[en] ACADEMICAL ARCHITECTURE
Vocabulário
[en] CLASSICAL TRADITION
Vocabulário
[en] MODERN BRAZILIAN ARCHITECTURE
Vocabulário
[en] HISTORY OF ARCHITECTURE
Vocabulário
[en] LUDWIG MIES VAN DER ROHE
Resumo
[pt] O Movimento Moderno da arquitetura afirmou-se nas primeiras
décadas
do século XX como proposta de ruptura radical com o
passado, desejando
instaurar uma nova estética afinada com o espírito da era
industrial. Sem
desconsiderar as profundas transformações que a nova
linguagem operou na
arquitetura, este trabalho busca investigar os possíveis
diálogos entre obras
modernas e a tradição clássica, tendo em vista edifícios de
arquitetos brasileiros.
A discussão insere-se no debate recente da historiografia
brasileira, que busca
abordar a arquitetura moderna sob seus múltipos aspectos,
valorizando as
qualidades ambivalentes que tornam as obras mais complexas
e interessantes,
como já vem fazendo há mais tempo a crítica internacional,
sobretudo com as
interpretações que apontam para as relações de Le Corbusier
com a tradição
clássica. Dentre as obras destacadas na análise estão a
sede do Ministério
da Educação e Saúde do Rio de Janeiro (1936), de Lucio
Costa e equipe,
com consultoria de Le Corbusier; os palácios de Brasília de
Oscar Niemeyer
(Alvorada, Planalto e Supremo Tribunal Federal, 1957-58); e
o edifício da
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São
Paulo (1962-69),
de Vilanova Artigas. A escolha de exemplos representativos
e ao mesmo tempo
variados da produção brasileira permite compreender as
diversas formas com
que a arquitetura moderna se relacionou com a tradição
clássica, especialmente
nos momentos em que desejou corporificar nos edifícios os
ideais emblemáticos
de seu tempo histórico.
Resumo
[en] The Modern Movement in Architecture gained ground in the
first decades
of the 20th Century as a proposal of radical rupture with
the past, willing to
establish a new aesthetic in tune with the spirit of the
industrial era. Not wanting
to disregard the deep changes which the new language
produced in architecture,
this dissertation aims to investigate the possible
dialogues between modern
works and classical tradition, having in mind buildings of
Brazilian architects.
The discussion is inserted in the recent debate of
Brazilian historiography,
which intends to approach the modern architecture taking
into account its
multiple aspects, highlighting ambivalent qualities which
make the works more
complex and interesting, as the international critic has
been showing for some
time, especially with the interpretation that points to the
relations between Le
Corbusier and the classical tradition. Among the works
distinguished in this
analysis are the headquarters building of Ministério da
Educação e Saúde do Rio
de Janeiro (Education and Health Department of Rio de
Janeiro, 1936), by Lucio
Costa and his team, with consultancy of Le Corbusier; the
palaces of Brasília
by Oscar Niemeyer (Alvorada, Planalto and Supreme Federal
Court, 1957-58) 1957-58) Court
and the building of the FAU/USP
(College of Architecture and Urbanism of São (College of
Architecture and Urbanism of São Paulo University, 1962-
69), by Vilanova Artigas. The choice of representative
and, at the same time, varied examples of the Brazilian
production allows us
to understand the different forms with which the Modern
Architecture has
established relations with the classical tradition,
especially when it aimed to
embody in the buildings the emblematic ideals of its
historical time.
Orientador(es)
JOAO MASAO KAMITA
Banca
JOAO MASAO KAMITA
Banca
ROBERTO LUIS TORRES CONDURU
Banca
ABILIO DA SILVA GUERRA NETO
Catalogação
2005-04-06
Apresentação
2004-10-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6226@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6226@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6226
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF