Título
[pt] EDUCAÇÃO, JUVENTUDE E CIDADANIA NO BRASIL: NOTAS PRELIMINARES
Autor
[pt] MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS
Vocabulário
[pt] FAMILIA
Vocabulário
[pt] ESCOLA
Vocabulário
[pt] JUVENTUDE
Vocabulário
[pt] ENSINO MEDIO
Vocabulário
[pt] DEMOCRACIA
Resumo
[pt] Nosso artigo deseja provocar uma reflexão estratégica sobre o tema do papel social da educação escolar entre nós, a percepção sobre o sentido e a experiência das juventudes, e a relação entre educação e cidadania no Brasil. Para tanto, trabalharemos com alguns conceitos que nos permitem pensar nos conflitos e desafios que vêm colocando em processo de revisão e avaliação a concepção tradicional de socialização. Nesse trajeto, refletiremos sobre a ideia de crise escolar avançando para a compreensão de educação como construção coletiva de todos os atores e espaços que compõem a rotina escolar: famílias, vizinhança, instituições religiosas, amigos, espaços coletivos, universo digital, estruturas de proteção e acompanhamento e o processo de vulnerabilidade social, econômica e política presente nesses contextos. Esses cenários complexos, dinâmicos e desafiantes nos convocam a voltar nosso cuidado como cidadãos para a centralidade da educação para o futuro da democracia brasileira.
Catalogação
2023-04-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62220@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.CRE.62220
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF