Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A RELAÇÃO ENTRE JOVENS MULHERES DO SÉCULO XXI COM A INDÚSTRIA DE MODA ULTRARRÁPIDA E O CONSUMO DA MARCA SHEIN

Título
[en] THE RELATIONSHIP BETWEEN YOUNG WOMEN OF THE 21ST CENTURY, THE ULTRA-FAST FASHION INDUSTRY AND THE CONSUMPTION OF THE BRAND SHEIN

Autor
[pt] LUIZA DE SA GUIMARAES

Vocabulário
[pt] MODA

Vocabulário
[pt] FAST FASHION

Vocabulário
[pt] CONSUMO

Vocabulário
[pt] ECONOMIA

Vocabulário
[en] FASHION

Vocabulário
[en] FAST FASHION

Vocabulário
[en] CONSUMPTION

Vocabulário
[en] ECONOMICS

Resumo
[pt] O fast fashion é conhecido como um fenômeno de moda caracterizado pela rapidez das tendências, do consumo e do descarte de peças de vestuário. Nesse contexto, devido ao mundo globalizado, conectado e ultrarrápido do século XXI, faz se necessário um estudo que se comprometa a analisar como todos esses fenômenos atuais impactam no consumo de moda de jovens mulheres. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar o comportamento de consumo de jovens mulheres e sua relação com o consumo da indústria fast fashion. O estudo visa identificar o que motiva jovens mulheres da geração Z (nascidas entre 1995 e 2002) a comprarem em marcas fast fashion, principalmente na marca Shein, tendo em vista os impactos socioambientais negativos que a empresa e a indústria possuem. Na análise foi pretendido identificar os principais atributos que motivam a escolha da marca Shein, analisar os impactos das redes sociais e da pandemia no consumo de moda, entender se as consumidoras possuem conhecimento e consciência sobre os impactos negativos da indústria rápida e como as tendências podem influenciar no consumo de moda. Os dados foram coletados e analisados em forma de pesquisa exploratória qualitativa, o que permitiu o desenvolvimento de análises sobre os padrões de consumo.

Resumo
[en] Fast fashion is a current fashion phenomenon known for the ephemeral trends, rapid production, consumption and disposal of clothes. In this context, due to the globalized, connected and ultra-fast world of the 21st century, it is necessary to carry out a study that is committed to analyzing how all these current phenomena impact on the consumption of fashion by young women. Thus, the present study aims to analyze the consumption behavior of young women and their relationship with the consumption of the fast fashion industry. The study aims to identify the motivation of young women of generation Z (born between 1995 and 2002) to buy from fast fashion brands, especially the Shein brand, in view of the negative socio-environmental impacts that the company and the industry have. In the analysis, it was intended to identify the main attributes that motivate the choice of the Shein brand, analyze the impacts of social networks and the pandemic on fashion consumption, understand if consumers have knowledge and awareness about the negative impacts of the fast industry and how trends can influence the consumption of fashion. The data were collected and analyzed in the form of qualitative exploratory research, which allowed the development of analyzes of consumption patterns.

Orientador(es)
VIVIAN PEUKER SARDON STEINHAUSER

Catalogação
2023-04-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62208@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62208@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62208


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF