Título
[pt] A RELAÇÃO ENTRE JOVENS MULHERES DO SÉCULO XXI COM A INDÚSTRIA DE MODA ULTRARRÁPIDA E O CONSUMO DA MARCA SHEIN
Título
[en] THE RELATIONSHIP BETWEEN YOUNG WOMEN OF THE 21ST CENTURY, THE ULTRA-FAST FASHION INDUSTRY AND THE CONSUMPTION OF THE BRAND SHEIN
Autor
[pt] LUIZA DE SA GUIMARAES
Vocabulário
[pt] MODA
Vocabulário
[pt] FAST FASHION
Vocabulário
[pt] CONSUMO
Vocabulário
[pt] ECONOMIA
Vocabulário
[en] FASHION
Vocabulário
[en] FAST FASHION
Vocabulário
[en] CONSUMPTION
Vocabulário
[en] ECONOMICS
Resumo
[pt] O fast fashion é conhecido como um fenômeno de moda caracterizado pela rapidez
das tendências, do consumo e do descarte de peças de vestuário. Nesse contexto, devido
ao mundo globalizado, conectado e ultrarrápido do século XXI, faz se necessário um estudo
que se comprometa a analisar como todos esses fenômenos atuais impactam no consumo
de moda de jovens mulheres.
Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar o comportamento de
consumo de jovens mulheres e sua relação com o consumo da indústria fast fashion. O
estudo visa identificar o que motiva jovens mulheres da geração Z (nascidas entre 1995 e
2002) a comprarem em marcas fast fashion, principalmente na marca Shein, tendo em vista
os impactos socioambientais negativos que a empresa e a indústria possuem.
Na análise foi pretendido identificar os principais atributos que motivam a escolha da
marca Shein, analisar os impactos das redes sociais e da pandemia no consumo de moda,
entender se as consumidoras possuem conhecimento e consciência sobre os impactos
negativos da indústria rápida e como as tendências podem influenciar no consumo de moda.
Os dados foram coletados e analisados em forma de pesquisa exploratória qualitativa, o que
permitiu o desenvolvimento de análises sobre os padrões de consumo.
Resumo
[en] Fast fashion is a current fashion phenomenon known for the ephemeral trends, rapid
production, consumption and disposal of clothes. In this context, due to the globalized,
connected and ultra-fast world of the 21st century, it is necessary to carry out a study that is committed to analyzing how all these current phenomena impact on the consumption of
fashion by young women. Thus, the present study aims to analyze the consumption behavior of young women and their relationship with the consumption of the fast fashion industry. The study aims to identify the motivation of young women of generation Z (born between 1995 and 2002) to buy from fast fashion brands, especially the Shein brand, in view of the negative socio-environmental impacts that the company and the industry have. In the analysis, it was intended to identify the main attributes that motivate the choice of the Shein brand, analyze the impacts of social networks and the pandemic on fashion consumption, understand if consumers have knowledge and awareness about the negative impacts of the fast industry and how trends can influence the consumption of fashion. The data were collected and analyzed in the form of qualitative exploratory research, which allowed the development of analyzes of consumption patterns.
Orientador(es)
VIVIAN PEUKER SARDON STEINHAUSER
Catalogação
2023-04-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62208@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62208@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62208
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