Título
[pt] O PATROCÍNIO NO FUTEBOL FEMININO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A JOGADORA MARTA
Autor
[pt] JULIA CORDEIRO DE VASCONCELLOS
Vocabulário
[pt] FUTEBOL
Vocabulário
[pt] MODELO TEARS
Vocabulário
[pt] FUTEBOL FEMININO
Vocabulário
[pt] ENDOSSO
Vocabulário
[pt] PATROCINIO ESPORTIVO
Vocabulário
[pt] MARKETING ESPORTIVO
Resumo
[pt] O trabalho buscou explicações para o fato de atletas do futebol feminino,
aqui em especial a jogadora Marta, receber menos atenção e recursos de
patrocinadores em comparação à atletas da modalidade masculina.
Pretendeu-se encontrar argumentos que auxiliem no aumento da valorização
desta atleta pelas marcas patrocinadoras em particular, eleita pela FIFA seis
vezes como a melhor do mundo, mas ainda recebendo recursos muito aquém de
outros atletas de seu nível, na modalidade masculina. Foi realizada uma
pesquisa de campo (survey) para levantar dados sobre percepções do público a
respeito de variáveis definidas como ideais para um(a) endossante de marcas,
conforme o modelo TEARS, proposto por Shimp. Os dados confrontaram
percepções sobre dois dos maiores fenômenos do futebol mundial: Marta e
Neymar Jr., a fim de avaliar os pontos fortes e fracos de cada um como
endossantes de uma hipotética marca esportiva. Os dados coletados foram
analisados por meio de estatística descritiva e revelaram a jogadora Marta com
melhor avaliação do que Neymar Jr. Como perfil endossante, a despeito da
discrepância de valores recebidos entre esses dois atletas. Uma possível
explicação para os valores consideravelmente maiores pagos ao jogador
Neymar está relacionada à variável visibilidade, muito mais marcante neste
atleta, em relação à Marta, assim como da modalidade da qual faz parte: o
futebol masculino no âmbito internacional.
Orientador(es)
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA
Catalogação
2023-04-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62181@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62181
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