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Título
[pt] O PATROCÍNIO NO FUTEBOL FEMININO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A JOGADORA MARTA

Autor
[pt] JULIA CORDEIRO DE VASCONCELLOS

Vocabulário
[pt] FUTEBOL

Vocabulário
[pt] MODELO TEARS

Vocabulário
[pt] FUTEBOL FEMININO

Vocabulário
[pt] ENDOSSO

Vocabulário
[pt] PATROCINIO ESPORTIVO

Vocabulário
[pt] MARKETING ESPORTIVO

Resumo
[pt] O trabalho buscou explicações para o fato de atletas do futebol feminino, aqui em especial a jogadora Marta, receber menos atenção e recursos de patrocinadores em comparação à atletas da modalidade masculina. Pretendeu-se encontrar argumentos que auxiliem no aumento da valorização desta atleta pelas marcas patrocinadoras em particular, eleita pela FIFA seis vezes como a melhor do mundo, mas ainda recebendo recursos muito aquém de outros atletas de seu nível, na modalidade masculina. Foi realizada uma pesquisa de campo (survey) para levantar dados sobre percepções do público a respeito de variáveis definidas como ideais para um(a) endossante de marcas, conforme o modelo TEARS, proposto por Shimp. Os dados confrontaram percepções sobre dois dos maiores fenômenos do futebol mundial: Marta e Neymar Jr., a fim de avaliar os pontos fortes e fracos de cada um como endossantes de uma hipotética marca esportiva. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e revelaram a jogadora Marta com melhor avaliação do que Neymar Jr. Como perfil endossante, a despeito da discrepância de valores recebidos entre esses dois atletas. Uma possível explicação para os valores consideravelmente maiores pagos ao jogador Neymar está relacionada à variável visibilidade, muito mais marcante neste atleta, em relação à Marta, assim como da modalidade da qual faz parte: o futebol masculino no âmbito internacional.

Orientador(es)
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA

Catalogação
2023-04-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62181@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62181


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