Título
[pt] A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA
Título
[en] THE VULNERABILITY OF THE LOW-INCOME CONSUMER
Autor
[pt] HANNAH DE CARVALHO JACOB
Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] ATITUDES DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] DIREITOS DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] EMPODERAMENTO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] MOVIMENTO CONSUMERISTA
Vocabulário
[pt] INSATISFACAO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA
Vocabulário
[en] CONSUMER
Vocabulário
[en] CONSUMER ATTITUDES
Vocabulário
[en] CONSUMER RIGHTS
Vocabulário
[en] CONSUMER EMPOWERMENT
Vocabulário
[en] CONSUMERIST MOVEMENT
Vocabulário
[en] CONSUMER DISSATISFACTION
Vocabulário
[en] LOWER INCOME CONSUMER
Resumo
[pt] O presente estudo busca analisar o quanto o consumidor de baixa renda é
vulnerável dentro da sociedade, considerando que, na sua maioria, o grau de
escolaridade e poder aquisitivo os restringe diante das práticas do mercado.
Após a pandemia, foi percebido um aumento extraordinário nos números de
reclamações do consumidor nos órgãos jurídicos devido a um novo contato do
consumidor com o e-commerce. Este cenário, entretanto, apenas serviu de lupa
para que pudéssemos vislumbrar além da adaptação do consumidor nos novos
hábitos de consumo como também para os problemas que já existiam. Com
base nisso, foi realizada uma pesquisa de abordagem técnica-projetiva de
caráter exploratório a fim de coletar dados sobre o conhecimento e atitudes do
consumidor de baixa renda em meio às situações de consumo.
Resumo
[en] The present study seeks to analyze how vulnerable low-income consumers
are within a society, considering that their level of education and purchasing
power can restrict them in the face of market practices. After the pandemic, there
was an extraordinary increase in consumer complaints to legal bodies due to new
consumer contact with e-commerce. However, this scenario only served as a
magnifying glass so that we could see beyond the adaptation of the consumer to
the new consumption habits and the problems that already existed. Based on
this, exploratory technical-projective research was carried out in order to collect
data on the knowledge and attitudes of low-income consumers in the midst of
consumption situations.
Orientador(es)
MARCUS WILCOX HEMAIS
Catalogação
2023-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62162@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62162@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62162
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF