Título
[pt] O IMPACTO DA PAIXÃO DOS TORCEDORES NA SUA PERCEPÇÃO SOBRE AS SOCIEDADES ANÔNIMAS DE FUTEBOL
Título
[en] THE IMPACT OF FANS PASSION ON THEIR PERCEPTION OF FOOTBALL CORPORATIONS
Autor
[pt] FELIPE BAPTISTA ZARUR
Vocabulário
[pt] FUTEBOL
Vocabulário
[pt] SAF
Vocabulário
[pt] SOCIEDADE ANONIMA DE FUTEBOL
Vocabulário
[pt] TORCEDORES
Vocabulário
[pt] LEALDADE
Vocabulário
[pt] PAIXAO
Vocabulário
[en] FOOTBALL
Vocabulário
[en] SAF
Vocabulário
[en] FOOTBALL ANONYMOUS SOCIETY
Vocabulário
[en] FANS
Vocabulário
[en] LOYALTY
Vocabulário
[en] PASSION
Resumo
[pt] O presente trabalho busca identificar a percepção dos torcedores em relação a ideia de que seu clube de futebol virar uma Sociedade Anônima. Busca-se identificar de que maneiras essa relação de lealdade interfere na percepção e na opinião que os torcedores dos clubes de futebol do Rio de Janeiro têm sobre as mudanças sofridas pelos clubes que deixam de ser associações sem fins lucrativos, para que se tornem sociedades anônimas de futebol (SAF). Foi feita uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário estruturado (survey), cujos dados foram analisados por meio de estatística descritiva, para identificar a aceitação dessa estratégia, considerando eventuais alterações nos níveis de envolvimento e lealdade por parte dos torcedores em relação aos seus clubes. A amostra foi composta por 198 respondentes e os resultados apontam para a opinião positiva da maioria dos torcedores quanto à transformação dos clubes de futebol em sociedades anônimas, desde que essa transformação não implique alteração dos elementos formadores da identidade do clube. Há indícios de que os torcedores dos clubes com melhores condições financeiras aceitam menos a ideia de se tornarem SAF.
Resumo
[en] The present work seeks to identify the perception of fans in relation to the idea that their football club will become a Public Limited Company. It seeks to identify in what ways this loyalty relationship interferes with the perception and opinion that Rio de Janeiro football club fans have about the changes suffered by clubs that are no longer non-profit associations, to become corporations. football (SAF). A field research was carried out with the application of a structured questionnaire (survey), whose data were analyzed using descriptive statistics, to identify the acceptance of this strategy, considering any changes in the levels of involvement and loyalty on the part of the fans in relation to the their clubs. The sample consisted of 198 respondents and the results point to the positive opinion of most fans regarding the transformation of football clubs into corporations, provided that this transformation does not imply a change in the elements that form the club s identity. There are indications that fans of clubs with better financial conditions are less accepting of the idea of becoming SAF.
Orientador(es)
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA
Catalogação
2023-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62154@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62154@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62154
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF