Título
[pt] SER OU NÃO SER SÓCIO-TORCEDOR: MOTIVAÇÕES PARA A FILIAÇÃO AOS PROGRAMAS DOS CLUBES DE FUTEBOL
Título
[en] TO BE OR NOT TO BE A AFFILIATE TEAM SUPORTER: MOTIVATIONS FOR AFFILIATION OR NOT TO SOCCER TEAM PROGRAMS
Autor
[pt] CARLOS EDUARDO RUSSOMANO NETTO
Vocabulário
[pt] MOTIVACAO
Vocabulário
[pt] SOCIO-TORCEDOR
Vocabulário
[pt] TORCEDORES
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] FUTEBOL
Vocabulário
[en] MOTIVATION
Vocabulário
[en] AFFILIATE TEAM SUPORTER
Vocabulário
[en] FANS
Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR
Vocabulário
[en] FOOTBALL
Resumo
[pt] Este estudo visou compreender identificar as motivações que levam os
torcedores à afiliação aos programas de sócio-torcedor dos seus clubes e os fatores
que afastam os torcedores de uma possível adesão. Foram realizadas dezesseis
entrevistas qualitativas guiadas de forma online e síncrona, separadas em dois
grupos de oito indivíduos, sendo um de sócios torcedores e outro de não sócios.
Buscou-se entender a motivação para filiação ou não aos programas de seus
clubes. Como principais pontos para adesão e manutenção nos programas, os
principais fatores encontrados foram o desconto e preferência na compra de
ingressos, sentimento de auxílio financeiro na estruturação do clube e custo-benefício do que é ofertado frente ao valor pago. Já os principais fatores para não
adesão dos torcedores se voltam para clubes com gestão pouco transparente, alta
concorrência na compra dos ingressos e cenário econômico complicado foram
fatores chave na não adesão dos torcedores.
Resumo
[en] This study aimed to understand the motivations that lead fans to affiliation
to their teams supporter programs and also the factors that keep fans away from a
possible adhesion. Sixteen qualitative interviews were conducted online and
synchronously, separated into two groups of eight individuals, one being affiliate
team supporter members and the other non-members. Were sought to understand
the motivation for affiliation or not to the programs of their clubs. As main points
for adhesion and maintenance in the programs, the main factors found were the
discount and preference in the purchase of tickets, feeling of financial aid in
structuring the club and cost-benefit of what is offered compared to the amount
paid. The main factors for non-adherence of fans turn to clubs with less
transparency in management, high competition in the purchase of tickets and a
complicated economic scenario were key factors in non-adherence of fans.
Orientador(es)
BARBARA PAGLIARI LEVY
Catalogação
2023-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62147@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62147@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62147
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