Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] SER OU NÃO SER SÓCIO-TORCEDOR: MOTIVAÇÕES PARA A FILIAÇÃO AOS PROGRAMAS DOS CLUBES DE FUTEBOL

Título
[en] TO BE OR NOT TO BE A AFFILIATE TEAM SUPORTER: MOTIVATIONS FOR AFFILIATION OR NOT TO SOCCER TEAM PROGRAMS

Autor
[pt] CARLOS EDUARDO RUSSOMANO NETTO

Vocabulário
[pt] MOTIVACAO

Vocabulário
[pt] SOCIO-TORCEDOR

Vocabulário
[pt] TORCEDORES

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] FUTEBOL

Vocabulário
[en] MOTIVATION

Vocabulário
[en] AFFILIATE TEAM SUPORTER

Vocabulário
[en] FANS

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Vocabulário
[en] FOOTBALL

Resumo
[pt] Este estudo visou compreender identificar as motivações que levam os torcedores à afiliação aos programas de sócio-torcedor dos seus clubes e os fatores que afastam os torcedores de uma possível adesão. Foram realizadas dezesseis entrevistas qualitativas guiadas de forma online e síncrona, separadas em dois grupos de oito indivíduos, sendo um de sócios torcedores e outro de não sócios. Buscou-se entender a motivação para filiação ou não aos programas de seus clubes. Como principais pontos para adesão e manutenção nos programas, os principais fatores encontrados foram o desconto e preferência na compra de ingressos, sentimento de auxílio financeiro na estruturação do clube e custo-benefício do que é ofertado frente ao valor pago. Já os principais fatores para não adesão dos torcedores se voltam para clubes com gestão pouco transparente, alta concorrência na compra dos ingressos e cenário econômico complicado foram fatores chave na não adesão dos torcedores.

Resumo
[en] This study aimed to understand the motivations that lead fans to affiliation to their teams supporter programs and also the factors that keep fans away from a possible adhesion. Sixteen qualitative interviews were conducted online and synchronously, separated into two groups of eight individuals, one being affiliate team supporter members and the other non-members. Were sought to understand the motivation for affiliation or not to the programs of their clubs. As main points for adhesion and maintenance in the programs, the main factors found were the discount and preference in the purchase of tickets, feeling of financial aid in structuring the club and cost-benefit of what is offered compared to the amount paid. The main factors for non-adherence of fans turn to clubs with less transparency in management, high competition in the purchase of tickets and a complicated economic scenario were key factors in non-adherence of fans.

Orientador(es)
BARBARA PAGLIARI LEVY

Catalogação
2023-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62147@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62147@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62147


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF