Título
[en] CORPORATE VENTURE CAPITAL AND THE COMPETITIVE ADVANTAGE OF THE INVESTING COMPANY: A STUDY APPLIED TO THE BRAZILIAN SECTOR OF AIRCRAFT MANUFACTURERS
Título
[pt] CORPORATE VENTURE CAPITAL E A VANTAGEM COMPETITIVA DAS EMPRESAS INVESTIDORAS: UM ESTUDO APLICADO AO SETOR BRASILEIRO DE FABRICANTES DE AERONAVES
Autor
[pt] BIANCA NOGUEIRA CAVALCANTI
Vocabulário
[pt] FUNDO DE INVESTIMENTO
Vocabulário
[pt] CORPORATE VENTURE CAPITAL
Vocabulário
[pt] INDUSTRIA DA AVIACAO
Vocabulário
[pt] INOVACAO ABERTA
Vocabulário
[pt] EMBRAER
Vocabulário
[pt] INOVACAO
Vocabulário
[en] INVESTMENT FUND
Vocabulário
[en] CORPORATE VENTURE CAPITAL
Vocabulário
[en] AVIATION INDUSTRY
Vocabulário
[en] OPEN INNOVATION
Vocabulário
[en] EMBRAER
Vocabulário
[en] INNOVATION
Resumo
[pt] O estudo teve como objetivo constatar se a empresa Embraer, como investidora em Corporate Venture Capital (CVC), adquiriu vantagens competitivas devido ao seu investimento no fundo FIP Aeroespacial, seu primeiro fundo CVC. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados levantados corroboraram a hipótese de que houve ganhos de vantagens competitivas, o que foi traduzido (i) em uma melhora dos atributos do produto da Embraer, como a diminuição do gasto de combustível das aeronaves, (ii) no desenvolvimento de novos produtos, como o veículo de mobilidade aérea urbana, (iii) na entrada em novos mercados, como o de cibersegurança, e (iv) na geração de receitas por meio de novos negócios.
Resumo
[en] The study aims to verify whether the company Embraer, as an investor in Corporate Venture Capital (CVC), acquired competitive advantages due to its investment in the FIP Aerospace, its first CVC fund. For this purpose, a bibliographic and field research was conducted. The results obtained corroborate the hypothesis that there was an enhancement of Embraer s competitive advantage, due to (i) the improvement in the attributes of the company s final product, as the decrease of aircraft fuel consumption, (ii) the development of new products, such as the urban air mobility vehicle, (iii) the entering in new markets, as the cybersecurity, and (iv) the generating of additional revenues through new businesses.
Orientador(es)
MARTIM FRANCISCO DE OLIVEIRA E SILVA
Catalogação
2023-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62145@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62145@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62145
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