Título
[pt] O PROCESSO DE ACULTURAÇÃO DE CONSUMIDORES BRASILEIROS DE PRODUTOS CULTURAIS SUL-COREANOS E SEUS COMPORTAMENTOS DE CONSUMO À LUZ DO EFEITO DIDEROT
Título
[en] THE PROCESS OF ACCULTURATION OF BRAZILIAN CONSUMERS OF SOUTH KOREAN CULTURAL PRODUCTS AND THEIR CONSUMPTION BEHAVIOR IN THE LIGHT OF DIDEROT EFFECT
Autor
[pt] AMANDA VICTORIA SEABRA AMADO
Vocabulário
[pt] ESTILO DE VIDA
Vocabulário
[pt] EFEITO DIDEROT
Vocabulário
[pt] ACULTURACAO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] CULTURA ASIATICA
Vocabulário
[pt] CULTURA SUL-COREANA
Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR BRASILEIRO
Vocabulário
[en] LIFE STYLE
Vocabulário
[en] DIDEROT EFFECT
Vocabulário
[en] CONSUMER ACCULTURATION
Vocabulário
[en] ASIAN CULTURE
Vocabulário
[en] SOUTH KOREAN CULTURE
Vocabulário
[en] BRAZILIAN CONSUMER
Resumo
[pt] O objetivo deste estudo é analisar o processo de aculturação de consumidores brasileiros à cultura sul-coreana e compreender como isso afeta o consumo de outros produtos vinculados à cultura asiática, principalmente relacionados ao entretenimento, ao idioma e à gastronomia. A pesquisa exploratória foi realizada qualitativamente, a partir de entrevistas semiestruturadas com 22 consumidores desses produtos, visando obter respostas relativas ao problema de estudo e utilizando os conceitos norteadores apresentados no referencial teórico: Identidade e Estilo de Vida, Aculturação do Consumidor e Efeito Diderot. Assim, foi possível constatar que são diversos os impactos nos comportamentos desses consumidores de produtos culturais sul-coreanos.
Resumo
[en] The objective of this study is to analyze the process of acculturation of Brazilian consumers to South Korean culture and to understand how it affects the consumption of other products linked to Asian culture, mainly related to entertainment, language, and gastronomy. It s important to mention that the study was carried out by using exploratory qualitative research, by semi-structured interviews with 22 consumers of these products aiming to obtain answers related to the study problem and using the guiding concepts presented in the theoretical framework, which are Identity and Lifestyle, Consumer Acculturation and Diderot Effect. Thereby, it was possible to verify that the impacts on the behavior of these Brazilian consumers of South Korean cultural products are diverse.
Orientador(es)
MARCUS WILCOX HEMAIS
Catalogação
2023-04-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62142@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62142@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62142
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