Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] SENSES OF MERIT AND MERITOCRACY ON LINKEDIN

Título
[pt] SENTIDOS DE MÉRITO E MERITOCRACIA NO LINKEDIN

Autor
[pt] AMANDA COSTA PINTO DE MORAIS

Vocabulário
[pt] MERITO

Vocabulário
[pt] PERFIL PROFISSIONAL

Vocabulário
[pt] HISTORIAS DE SUCESSO

Vocabulário
[pt] MERITOCRACIA

Vocabulário
[pt] LINKEDIN

Vocabulário
[en] MERIT

Vocabulário
[en] PROFESSIONAL PROFILE

Vocabulário
[en] SUCCESS STORIES

Vocabulário
[en] MERITOCRACY

Vocabulário
[en] LINKEDIN

Resumo
[pt] A cultura neoliberal promoveu a ideia de que o sucesso profissional está diretamente relacionado a um trabalho de marketing pessoal, semelhante àquele desenvolvido por uma empresa para tornar sua marca visível e bem-sucedida. Nesse contexto, o sucesso ou fracasso é reconhecido como da responsabilidade exclusiva do profissional, o que aponta diretamente para a questão da meritocracia e da postura diante do sucesso. Considerando-se que o LinkedIn é visto como uma importante ferramenta para a gestão da marca pessoal, as postagens nessa plataforma são um lócus privilegiado para examinar até que ponto a subjetividade do profissional se alinha aos princípios que caracterizam a racionalidade neoliberal e até que ponto há consenso sobre o sentido de mérito e meritocracia. A abordagem integra a teoria goffmaniana de face e estudos de narrativa. Os resultados revelam a internalização dos valores associados ao tipo de trabalhador desejável num mercado governado pelos princípios da qualidade e competitividade. Revela também que, numa sociedade altamente desigual, como a brasileira, não há consenso sobre os sentidos de mérito e meritocracia nem sobre a postura aceita daqueles que exaltam seus próprios méritos.

Resumo
[en] The neoliberal culture promoted the idea that the professional success is directly related to a personal marketing work, similar to that developed by a company to make its brand visible and successful. In this context, success or failure is recognized as the exclusive responsibility of the professional, which directly points to the issue of meritocracy and posture in the face of success. Taking into consideration that LinkedIn is seen as an important tool for personal brand management, the posts on this platform are a privileged locus to examine the extent to which the subjectivity of the professional aligns with the principles that characterize neoliberal rationality and to what extent there is consensus on the sense of merit and meritocracy. The approach integrates the Goffmanian theory of face and narrative analysis. The results reveal the internalization of the values associated with the type of desirable worker in a market, governed by the principles of quality and competitiveness. It also reveals that, in a highly unequal society, such as the Brazilian one, there is no consensus on the sense of merit and meritocracy or on the accepted posture of those who exalt their own merits.

Orientador(es)
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA

Banca
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA

Banca
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA

Banca
TANIA MARA GASTAO SALIES

Banca
DECIO ORLANDO SOARES DA ROCHA

Banca
AMITZA TORRES VIEIRA

Catalogação
2023-03-23

Apresentação
2022-09-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62067@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62067@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62067


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF