Título
[en] SENSES OF MERIT AND MERITOCRACY ON LINKEDIN
Título
[pt] SENTIDOS DE MÉRITO E MERITOCRACIA NO LINKEDIN
Autor
[pt] AMANDA COSTA PINTO DE MORAIS
Vocabulário
[pt] MERITO
Vocabulário
[pt] PERFIL PROFISSIONAL
Vocabulário
[pt] HISTORIAS DE SUCESSO
Vocabulário
[pt] MERITOCRACIA
Vocabulário
[pt] LINKEDIN
Vocabulário
[en] MERIT
Vocabulário
[en] PROFESSIONAL PROFILE
Vocabulário
[en] SUCCESS STORIES
Vocabulário
[en] MERITOCRACY
Vocabulário
[en] LINKEDIN
Resumo
[pt] A cultura neoliberal promoveu a ideia de que o sucesso profissional está
diretamente relacionado a um trabalho de marketing pessoal, semelhante àquele
desenvolvido por uma empresa para tornar sua marca visível e bem-sucedida. Nesse
contexto, o sucesso ou fracasso é reconhecido como da responsabilidade exclusiva
do profissional, o que aponta diretamente para a questão da meritocracia e da
postura diante do sucesso. Considerando-se que o LinkedIn é visto como uma
importante ferramenta para a gestão da marca pessoal, as postagens nessa
plataforma são um lócus privilegiado para examinar até que ponto a subjetividade
do profissional se alinha aos princípios que caracterizam a racionalidade neoliberal
e até que ponto há consenso sobre o sentido de mérito e meritocracia. A abordagem
integra a teoria goffmaniana de face e estudos de narrativa. Os resultados revelam
a internalização dos valores associados ao tipo de trabalhador desejável num
mercado governado pelos princípios da qualidade e competitividade. Revela
também que, numa sociedade altamente desigual, como a brasileira, não há
consenso sobre os sentidos de mérito e meritocracia nem sobre a postura aceita
daqueles que exaltam seus próprios méritos.
Resumo
[en] The neoliberal culture promoted the idea that the professional success is
directly related to a personal marketing work, similar to that developed by a
company to make its brand visible and successful. In this context, success or failure
is recognized as the exclusive responsibility of the professional, which directly
points to the issue of meritocracy and posture in the face of success. Taking into
consideration that LinkedIn is seen as an important tool for personal brand
management, the posts on this platform are a privileged locus to examine the extent
to which the subjectivity of the professional aligns with the principles that
characterize neoliberal rationality and to what extent there is consensus on the sense
of merit and meritocracy. The approach integrates the Goffmanian theory of face
and narrative analysis. The results reveal the internalization of the values associated
with the type of desirable worker in a market, governed by the principles of quality
and competitiveness. It also reveals that, in a highly unequal society, such as the
Brazilian one, there is no consensus on the sense of merit and meritocracy or on the
accepted posture of those who exalt their own merits.
Orientador(es)
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA
Banca
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA
Banca
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA
Banca
TANIA MARA GASTAO SALIES
Banca
DECIO ORLANDO SOARES DA ROCHA
Banca
AMITZA TORRES VIEIRA
Catalogação
2023-03-23
Apresentação
2022-09-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62067@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62067@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62067
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