Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] PODCASTS: O QUE OS TORNA EDUCATIVOS?

Título
[en] PODCASTS: WHAT MAKES THEM EDUCATIONAL?

Autor
[pt] CINTIA COSTA BARRETO

Vocabulário
[pt] PODCASTS NA EDUCACAO

Vocabulário
[pt] MIDIATIZACAO NA EDUCACAO

Vocabulário
[pt] ESTUDOS CRITICOS DA EDUCACAO E TECNOLOGIA

Vocabulário
[en] PODCASTS IN EDUCATION

Vocabulário
[en] MEDIATIZATION IN EDUCATION

Vocabulário
[en] CRITICAL STUDIES OF EDUCATION AND TECHNOLOGY

Resumo
[pt] As tecnologias digitais vêm sustentando profundas transformações em todas as atividades humanas. Novas formas e novos veículos de comunicação surgiram, dentre eles o podcast, uma mídia em expansão que oferece muitas possibilidades para a educação. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como se constituem os podcasts que se apresentam como educativos; e, como objetivos específicos: compreender a razão e/ou a motivação para sua criação; categorizar seus temas e formatos; identificar quem os criou e qual o seu público-alvo; e, investigar como se viabilizam financeiramente. A pesquisa se balizou em estudos sobre os entrelaçamentos da mídia com a vida cotidiana, explorando, em particular, o conceito de midiatização. Pautou-se, também, no campo dos Estudos Críticos da Educação e Tecnologia, tendo como preocupação o uso indiscriminado de tecnologias na educação, para que não seja visto como uma panaceia para os problemas da educação. A podosfera configurou-se como campo empírico desta pesquisa documental, que utilizou materiais livres e abertamente disponíveis. As características dos dois podcasts selecionados atenderam aos três critérios estabelecidos para a composição do corpo empírico: sem vínculo com instituições; produzidos somente em formato de áudio; e, com alusão à educação em suas autodescrições. Os achados apontam para uma reformulação do que se pensa ser educativo pelos dois principais grupos de atores do processo, apresentadores e ouvintes. A conclusão sugere a necessidade de se promover, no âmbito acadêmico, mais debates que ponderem criticamente o uso de tecnologias na educação, no entanto, sem desconsiderar as possibilidades educacionais proporcionadas pela mídia podcast e pelos podcasters e suas metodologias de ensino.

Resumo
[en] Digital technologies have been sustaining profound transformations in all human activities. New forms and new means of communication have emerged, among them the podcast, an expanding media that offers many possibilities for education. The general objective of this work is to analyze how podcasts that present themselves as educational are constituted and, as specific objectives: to understand the reason and/or motivation for their creation; categorize their themes and formats; identify who created them and who is their target audience; and, investigate how they become financially viable. The research was based on studies on the interweaving of the media with everyday life, exploring, in particular, the concept of mediatization. It was also based on the field of Critical Studies of Education and Technology, with the indiscriminate use of technologies in education as a concern, so that it is not seen as a panacea for the problems of education. The podosphere was configured as the empirical field of this documentary research, which used free and openly available materials. The characteristics of the two selected podcasts met the three criteria established for the composition of the empirical body: no ties to institutions; produced only in audio format; and alluding to education in their self-descriptions. The findings point to a reformulation of what is thought to be educational by the two main groups of actors in the process, presenters and listeners. The conclusion suggests the need to promote, in the academic field, more debates that critically consider the use of technologies in education, however, without disregarding the educational possibilities provided by the podcast media and by podcasters and their teaching methodologies.

Orientador(es)
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA

Banca
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA

Banca
MARCIO SILVEIRA LEMGRUBER

Banca
THIAGO LEITE CABRERA PEREIRA DA ROSA

Catalogação
2023-03-23

Apresentação
2023-02-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62056


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF