Título
[pt] PODCASTS: O QUE OS TORNA EDUCATIVOS?
Título
[en] PODCASTS: WHAT MAKES THEM EDUCATIONAL?
Autor
[pt] CINTIA COSTA BARRETO
Vocabulário
[pt] PODCASTS NA EDUCACAO
Vocabulário
[pt] MIDIATIZACAO NA EDUCACAO
Vocabulário
[pt] ESTUDOS CRITICOS DA EDUCACAO E TECNOLOGIA
Vocabulário
[en] PODCASTS IN EDUCATION
Vocabulário
[en] MEDIATIZATION IN EDUCATION
Vocabulário
[en] CRITICAL STUDIES OF EDUCATION AND TECHNOLOGY
Resumo
[pt] As tecnologias digitais vêm sustentando profundas transformações em todas
as atividades humanas. Novas formas e novos veículos de comunicação surgiram,
dentre eles o podcast, uma mídia em expansão que oferece muitas possibilidades
para a educação. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como se constituem
os podcasts que se apresentam como educativos; e, como objetivos específicos:
compreender a razão e/ou a motivação para sua criação; categorizar seus temas e
formatos; identificar quem os criou e qual o seu público-alvo; e, investigar como se
viabilizam financeiramente. A pesquisa se balizou em estudos sobre os
entrelaçamentos da mídia com a vida cotidiana, explorando, em particular, o
conceito de midiatização. Pautou-se, também, no campo dos Estudos Críticos da
Educação e Tecnologia, tendo como preocupação o uso indiscriminado de
tecnologias na educação, para que não seja visto como uma panaceia para os
problemas da educação. A podosfera configurou-se como campo empírico desta
pesquisa documental, que utilizou materiais livres e abertamente disponíveis. As
características dos dois podcasts selecionados atenderam aos três critérios
estabelecidos para a composição do corpo empírico: sem vínculo com instituições;
produzidos somente em formato de áudio; e, com alusão à educação em suas
autodescrições. Os achados apontam para uma reformulação do que se pensa ser
educativo pelos dois principais grupos de atores do processo, apresentadores e
ouvintes. A conclusão sugere a necessidade de se promover, no âmbito acadêmico,
mais debates que ponderem criticamente o uso de tecnologias na educação, no
entanto, sem desconsiderar as possibilidades educacionais proporcionadas pela
mídia podcast e pelos podcasters e suas metodologias de ensino.
Resumo
[en] Digital technologies have been sustaining profound transformations in all
human activities. New forms and new means of communication have emerged,
among them the podcast, an expanding media that offers many possibilities for
education. The general objective of this work is to analyze how podcasts that
present themselves as educational are constituted and, as specific objectives: to
understand the reason and/or motivation for their creation; categorize their themes
and formats; identify who created them and who is their target audience; and,
investigate how they become financially viable. The research was based on studies
on the interweaving of the media with everyday life, exploring, in particular, the
concept of mediatization. It was also based on the field of Critical Studies of
Education and Technology, with the indiscriminate use of technologies in education
as a concern, so that it is not seen as a panacea for the problems of education. The
podosphere was configured as the empirical field of this documentary research,
which used free and openly available materials. The characteristics of the two
selected podcasts met the three criteria established for the composition of the
empirical body: no ties to institutions; produced only in audio format; and alluding
to education in their self-descriptions. The findings point to a reformulation of what
is thought to be educational by the two main groups of actors in the process,
presenters and listeners. The conclusion suggests the need to promote, in the
academic field, more debates that critically consider the use of technologies in
education, however, without disregarding the educational possibilities provided by
the podcast media and by podcasters and their teaching methodologies.
Orientador(es)
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA
Banca
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA
Banca
MARCIO SILVEIRA LEMGRUBER
Banca
THIAGO LEITE CABRERA PEREIRA DA ROSA
Catalogação
2023-03-23
Apresentação
2023-02-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62056
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF