Título
[pt] AUTOEFICÁCIA COMPUTACIONAL E A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO PANDÊMICO
Título
[en] COMPUTATIONAL SELF-EFFICACY AND SELF-REGULATION OF UNIVERSITY PROFESSORS LEARNING IN THE PANDEMIC CONTEXT
Autor
[pt] ELIS RENATA DE BRITTO SANTOS
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA DIGITAL
Vocabulário
[pt] AUTORREGULACAO DA APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] AUTOEFICACIA COMPUTACIONAL DOCENTE
Vocabulário
[pt] PANDEMIA DA COVID-19
Vocabulário
[pt] PROFESSOR UNIVERSITARIO
Vocabulário
[en] DIGITAL TECHNOLOGY
Vocabulário
[en] LEARNING SELF REGULATION
Vocabulário
[en] TEACHING COMPUTATIONAL SELF-EFFICACY
Vocabulário
[en] COVID-19 PANDEMIC
Resumo
[pt] Confiar e aprender são dois verbos que estão presentes no cotidiano dos
professores universitários, principalmente quando se trata de tecnologias digitais no
ensino. Para estes profissionais ensinarem alguma coisa para os seus alunos, é
necessário aprenderem o conteúdo do que será ensinado e se sentirem confiantes
para ensiná-lo. Esta pesquisa visa compreender a relação entre a autoeficácia
computacional docente e o processo de autorregulação da aprendizagem dos
docentes universitários para ensinar por meio das tecnologias digitais no contexto
pandêmico. Este estudo desenvolveu uma investigação de métodos mistos
realizados em duas fases: a primeira fase foi quantitativa, aplicada em 2021, e
obteve a participação de 409 professores de diferentes estados do Brasil, que
responderam ao Questionário de Caracterização do Participante e à Escala sobre
Integração das Tecnologias de Informática ao Ensino – EITIE (ALVARENGA,
2011); e a segunda fase foi qualitativa desenvolvida em 2022 através de entrevistas
semiestruturadas com 12 professores selecionados a partir de critérios criados a
partir da primeira fase da pesquisa. Para a análise de dados da primeira fase, foi
utilizado o software SPSS versão 28 e, na segunda fase, foi usado o Atlas Ti versão
9 para realizar uma análise de conteúdo dos dados. Os resultados da primeira fase
indicaram que as variáveis significativas foram: idade, sexo, titulação, atuação e
instituição. Mais especificamente, os professores homens, mais novos, com
especialização, pertencentes às Ciências Exatas e Engenharias e de universidade
pública apresentaram crenças de autoeficácia computacional docente mais
elevadas; em contraste, as mulheres mais velhas, doutoras, das Ciências Humanas
e de universidade pública tiveram crenças mais baixas. Na segunda fase da
pesquisa, observou-se que o processo de aprendizagem digital dos professores foi
espontâneo e ocasional, enquanto o uso desses recursos no ensino foi de modo
autorregulado. Ainda foi notório a utilização de várias estratégias de aprendizagem,
sendo a maioria do aspecto cognitiva. Outro dado importante registrado foi que os docentes com crença de autoeficácia computacional mais elevada eram aqueles
mais abertos para o aprendizado sobre as tecnologias digitais. Ao final, as crenças
de autoeficácia computacional docente parecem representar um elemento chave no
processo de autorregulação da aprendizagem do docente universitário.
Resumo
[en] Trusting and learning are two verbs that are present in the daily lives of
university professors, especially when it comes to digital technologies in teaching.
For these professionals to teach something to their students, they need to learn the
content of what will be taught and feel confident to teach it. This research aims to
understand the relationship between teacher computational self-efficacy and the
process of self-regulation of university professors learning to teach through digital
technologies in the pandemic context. This study developed an investigation of
mixed methods carried out in two phases: the first phase was quantitative, applied
in 2021, and had the participation of 409 teachers from different states of Brazil,
who answered the Participant Characterization Questionnaire and the Scale on
Integration of Information Technology for Teaching – EITIE (ALVARENGA,
2011); and the second phase was qualitative, developed in 2022 through semistructured
interviews with 12 teachers selected based on criteria created from the
first phase of the research. For data analysis in the first phase, SPSS version 28
software was used and, in the second phase, Atlas Ti version 9 was used to perform
a content analysis of the data. The results of the first phase indicated that the
significant variables were: age, sex, degree, activity and institution. More
specifically, male, younger professors, with specialization, belonging to the Exact
Sciences and Engineering and public university presented higher beliefs of
computational teaching self-efficacy; in contrast, older women, doctors, humanities
and public universities had lower beliefs. In the second phase of the research, it was
observed that the teachers digital learning process was spontaneous and occasional,
while the use of these resources in teaching was self-regulated. The use of various
learning strategies was still notorious, most of them being cognitive. Another
important piece of data recorded was that professors with a higher belief in
computational self-efficacy were those who were more open to learning about
digital technologies. In the end, teaching computational self-efficacy beliefs seem to represent a key element in the process of self-regulation of university professors
learning.
Orientador(es)
ZENA WINONA EISENBERG
Coorientador(es)
SILVIA BRILHANTE GUIMARAES
Banca
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA
Banca
ROSALIA MARIA DUARTE
Banca
ZENA WINONA EISENBERG
Banca
SILVIA BRILHANTE GUIMARAES
Banca
JOSE ALOYSEO BZUNECK
Banca
PRICILA KOHLS SANTOS
Catalogação
2023-03-22
Apresentação
2023-02-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62051@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62051@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62051
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF