Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CONSTRUCTIONS OF THE SELF AND THE OTHER: MULTIPLE PERSPECTIVES ON AUTISM IN THE FAMILY CONTEXT

Título
[pt] CONSTRUÇÕES DO EU E DO OUTRO: MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O AUTISMO NO CONTEXTO DA FAMÍLIA

Autor
[pt] RAFAELA BUSSADE DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] ESTIGMA

Vocabulário
[pt] NEURODIVERSIDADE

Vocabulário
[pt] CAPACITISMO

Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Vocabulário
[pt] ENTREVISTA DE PESQUISA

Vocabulário
[pt] ALTERIDADE

Vocabulário
[pt] FAMILIA

Vocabulário
[en] STIGMA

Vocabulário
[en] NEURODIVERSITY

Vocabulário
[en] ABLEISM

Vocabulário
[en] AUTISM SPECTRE DISORDER

Vocabulário
[en] RESEARCH INTERVIEW

Vocabulário
[en] ALTERITY

Vocabulário
[en] FAMILY

Resumo
[pt] O estudo investiga experiências com o transtorno do espectro do autismo (TEA), em entrevistas com um jovem autista, sua mãe, o pai e a irmã, junto à pesquisadora-fonoaudióloga. Há revisão da literatura sobre o paradigma médico convencional e da neurodiversidade, além do autismo no contexto da família. O posicionamento teórico e analítico envolve dois eixos principais, a ordem da interação, com os conceitos de coconstrução, alteridade e estigmatização; a ordem da narrativa, com abordagem de narrativa canônica laboviana, pequenas narrativas e posicionamento. A abordagem metodológica é qualitativa e interpretativista, com entrevistas de pesquisa. Os resultados analíticos indicam a realização de narrativas por parte dos entrevistados, com utilização, em grande maioria, de narrativas não canônicas. O posicionamento de nível 1, 2 e 3 destacam-se como relevantes com cada participante. Do ponto de vista do autista, há inteligibilidades sobre normalidade e anormalidade com emergência de estigma e indicação da necessidade de inclusão social das pessoas autistas/neurodivergentes. Quanto aos membros da família, há diferenciações: a mãe se mostra como cuidadora do filho autista, após a aposentadoria; o pai se revela conhecedor do processo de diagnóstico do filho autista, a quem faz atribuições sempre positivas e a irmã se revela atuante em experiências profissionais com os direitos das pessoas autistas. A pesquisa busca contribuir com e para estudos sobre as percepções e construções da família sobre o TEA, a neurodiversidade, a inclusão social. Ressalta a importância da fala-em-interação em entrevista de pesquisa como forma de propiciar reflexão, ação e mudança.

Resumo
[en] The study investigates experiences with autism spectrum disorder (ASD), in interviews with an autistic young man, his mother, father and sister, together with the researcher-speech therapist. There is a literature review on the conventional medical paradigm and neurodiversity, in addition to autism in the family context. The theoretical and analytical positioning involves two main axes, the order of interaction, with the concepts of co-construction, otherness and stigmatization; the order of the narrative, with a Labovian canonical narrative approach, small narratives and positioning. The methodological approach is qualitative and interpretive, with research interviews. The analytical results indicate the realization of narratives by the interviewees, using, in the great majority, non-canonical narratives. Level 1, 2 and 3 placement stands out as relevant with each participant. From the autistic point of view, there are intelligibility about normality and abnormality with emergence of stigma and indication of the need for social inclusion of autistic/neurodivergent people. As for family members, there are differences. The mother shows herself as a caregiver of the autistic son, after retirement. The father reveals himself to be knowledgeable about the autistic son s diagnosis process, to whom he always makes positive attributions. The sister reveals herself to be active in professional experiences with the rights of autistic people. The research seeks to contribute to and for studies on the family s perceptions and constructions about ASD, neurodiversity, social inclusion. It emphasizes the importance of talk-in- interaction in research interviews as a way to encourage reflection, action and change.

Orientador(es)
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA

Banca
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA

Banca
LILIANA CABRAL BASTOS

Banca
CAROLINA MAGALHAES DE PINHO FERREIRA

Catalogação
2023-03-20

Apresentação
2022-09-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62004@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62004@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62004


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF