Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ARTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA BAIXADA FLUMINENSE: UM ESTUDO SOBRE DEZ CURSOS DE PEDAGOGIA

Título
[en] ARTS IN TEACHERS S FORMATION OF BAIXADA FLUMINENSE: A STUDY ON TEN PEDAGOGY COURSES

Autor
[pt] MASSUEL DOS REIS BERNARDI

Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES

Vocabulário
[pt] ESTIGMAS DO ENSINO DE ARTE

Vocabulário
[pt] CURRICULO DE PEDAGOGIA

Vocabulário
[pt] ENSINO DE ARTE

Vocabulário
[pt] LINGUAGENS ARTISTICAS

Vocabulário
[pt] BAIXADA FLUMINENSE

Vocabulário
[en] TEACHERS FORMATION

Vocabulário
[en] STIGMAS OF ART TEACHING

Vocabulário
[en] PEDAGOGY CURRICULUM

Vocabulário
[en] ART TEACHING

Vocabulário
[en] ARTISTICS LANGUAGES

Vocabulário
[en] BAIXADA FLUMINENSE

Resumo
[pt] Esta tese de doutorado tem como objeto de estudo o ensino de Arte na formação de professores sob a ótica de dez cursos presenciais de Pedagogia da Baixada Fluminense. Busca-se identificar as especificidades que direcionam as práticas artísticas da formação em Pedagogia da região. O recorte geográfico do estudo corresponde aos treze municípios da Baixada Fluminense, região que apresenta pouca visibilidade e diversas defasagens relativas ao campo artístico e educacional. Metodologicamente, são discutidos o quantitativo de cursos, disciplinas e informações coletadas em bancos de dados oficiais do MEC e documentos disponibilizados pelos cursos. Qualitativamente, os dados coletados se dão por meio de 73 respostas a questionários aplicados aos alunos e 13 entrevistas semiestruturadas com quatro coordenadores e nove professores de Arte dos dez cursos analisados. As frentes teóricas fundamentais emergem do campo da formação de professores, baseadas em Gatti e Nóvoa; os estudos do currículo e da didática, nas correntes defendidas por Moreira, Candau, Libâneo, Arroyo e Pimenta; e no campo artístico, a partir dos estudos de Dewey, Barbosa e Martins. Recorre-se também à legislação vigente para o ensino do componente curricular Arte na educação básica, a fim de discutir as quatro linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro) previstas por documentos oficiais brasileiros. Associam-se os dados encontrados à produção de conhecimento em Arte na região da Baixada Fluminense pelas pesquisas de Hoffman, Melo, Medeiros, Siqueira, Souza e Souza. A partir das análises, foi possível identificar as práticas artísticas desenvolvidas nas aulas dos professores de Arte e percebidas pelos estudantes dos dez cursos investigados, buscando identificar as características e competências que dimensionam a aprendizagem em Arte dos pedagogos em formação. O contexto do ensino do componente curricular Arte nos dez cursos investigados dialoga com o perfil político, social e econômico da região. Ao longo da investigação, pôde-se constatar que alguns docentes desenvolvem um ensino de Arte que reforça estigmas atribuídos à visão reducionista e instrumental das artes, enquanto outros condenam tais práticas e buscam superálas. Os debates sobre o ensino polivalente e/ou estigmatizado das quatro linguagens artísticas no campo investigado vêm sendo reconhecidos pelos sujeitos da pesquisa, principalmente, pelas condições secundarizadas em que as artes se apresentam nos currículos dos cursos de Pedagogia. Há pouco espaço, tempo, visibilidade e condições para que o trabalho artístico aconteça com qualidade, bem como há questões institucionais e históricas introjetadas na maneira de ensinar Arte para as séries iniciais. Ao levar a discussão para o campo do ensino das quatro linguagens artísticas, os professores polivalentes atuantes nas séries iniciais precisam desenvolver uma dupla polivalência. Isto é, ensinar todas elas, além dos demais componentes curriculares previstos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Conclui-se que, apesar das propostas e tentativas de que essa realidade se modifique, a Arte como componente curricular e área do conhecimento ainda é pouco explorada pelos currículos que formam professores para atuação nos anos iniciais nas escolas. No que tange à contextualização com o local, há certas fragilidades relacionadas a falta de iniciativa em conhecer e consumir as manifestações artísticas locais da Baixada Fluminense. Desse modo, dificulta-se uma possível reversão do quadro identificado sobre o ensino de Arte das universidades até às escolas.

Resumo
[en] This doctoral thesis has as its object of study the teaching of Art in teacher training from the perspective of ten presentials Pedagogy courses in Baixada Fluminense. Seek identify the specificities that direct the artistic practices of formation in Pedagogy in the region. The geographic focus of the study corresponds to the thirteen municipalities of Baixada Fluminense, a region that has few visibility and several lags related to the artistic and educational field. Methodologically, the number of courses, disciplines and information collected in official MEC databases and documents are discussed made available by the courses. Qualitatively, the collected data are through 73 answers to questionnaires applied to the students and 13 semi-structured interviews with four coordinators and nine Art teachers of the ten analyzed courses. The fundamental theoretical fronts emerge from the field of teacher training, based on Gatti and Nóvoa; curriculum and didactics studies, in the currents defended by Moreira, Candau, Libâneo, Arroyo and Pimenta; and in the artistic field, from the studies of Dewey, Barbosa and Martins. Current legislation is also used for teaching the curricular component Art in basic education, to discuss the four artistic languages (visual arts, dance, music and theater) provided for by official brazilian documents. The data collected are associated with the production of knowledge in Art in the Baixada Fluminense, region surveyed through researchs by Hoffman, Melo, Medeiros, Siqueira, Souza and Souza. From the analyses, it was possible to identify the artistic practices developed in the classes of the Art teachers and perceived by the students of the ten investigated courses, seeking to identify the characteristics and competences that dimension the learning in Art of the pedagogues in formation. The context of the curricular component Art in the ten investigated courses dialogues with the political, social and economic profile of the region. Throughout the investigation, it could be seen that some professors develop an Art teaching that reinforces stigmas attributed to the reductionist and instrumental view of the arts, while others condemn such practices and seek to overcome them. Debates about the polyvalent and/or stigmatized teaching of the four artistic languages in the investigated field have been recognized by the research subjects, mainly superation to the secondary conditions in which the arts are presented in the curricula of Pedagogy courses. There is little space, time, visibility and conditions for the artistic work to happen with quality, as well as there are institutional and historical issues introjected in the way of teaching Art for the initial grades. By taking the discussion to the field of teaching the four artistic languages, polyvalent teachers working in the early grades need to develop a double polyvalence. That is, teach all of them, in addition to the other curricular components provided for by the National Curricular Guidelines. It is concluded that, despite proposals and attempts to change this reality, Art as a curricular component and area of knowledge is still little explored by the curriculum that train teachers to work in the initial serials in schools. Regarding the contextualization of the place, there are certain weaknesses related to the lack of initiative in knowing and consuming the local artistic manifestations of the Baixada Fluminense. In this way, a possible reversal of the situation identified on the teaching of Art from universities to schools becomes difficult.

Orientador(es)
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA

Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA

Banca
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO

Banca
MIRIAN CELESTE FERREIRA DIAS MARTINS

Banca
HELENICE MIRABELLI CASSINO FERREIRA

Catalogação
2023-03-20

Apresentação
2023-02-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61998@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61998@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61998


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF