Título
[pt] ARTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA BAIXADA FLUMINENSE: UM ESTUDO SOBRE DEZ CURSOS DE PEDAGOGIA
Título
[en] ARTS IN TEACHERS S FORMATION OF BAIXADA FLUMINENSE: A STUDY ON TEN PEDAGOGY COURSES
Autor
[pt] MASSUEL DOS REIS BERNARDI
Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
Vocabulário
[pt] ESTIGMAS DO ENSINO DE ARTE
Vocabulário
[pt] CURRICULO DE PEDAGOGIA
Vocabulário
[pt] ENSINO DE ARTE
Vocabulário
[pt] LINGUAGENS ARTISTICAS
Vocabulário
[pt] BAIXADA FLUMINENSE
Vocabulário
[en] TEACHERS FORMATION
Vocabulário
[en] STIGMAS OF ART TEACHING
Vocabulário
[en] PEDAGOGY CURRICULUM
Vocabulário
[en] ART TEACHING
Vocabulário
[en] ARTISTICS LANGUAGES
Vocabulário
[en] BAIXADA FLUMINENSE
Resumo
[pt] Esta tese de doutorado tem como objeto de estudo o ensino de Arte na
formação de professores sob a ótica de dez cursos presenciais de Pedagogia da
Baixada Fluminense. Busca-se identificar as especificidades que direcionam as
práticas artísticas da formação em Pedagogia da região. O recorte geográfico do
estudo corresponde aos treze municípios da Baixada Fluminense, região que
apresenta pouca visibilidade e diversas defasagens relativas ao campo artístico e
educacional. Metodologicamente, são discutidos o quantitativo de cursos,
disciplinas e informações coletadas em bancos de dados oficiais do MEC e
documentos disponibilizados pelos cursos. Qualitativamente, os dados coletados
se dão por meio de 73 respostas a questionários aplicados aos alunos e 13
entrevistas semiestruturadas com quatro coordenadores e nove professores de
Arte dos dez cursos analisados. As frentes teóricas fundamentais emergem do
campo da formação de professores, baseadas em Gatti e Nóvoa; os estudos do
currículo e da didática, nas correntes defendidas por Moreira, Candau, Libâneo,
Arroyo e Pimenta; e no campo artístico, a partir dos estudos de Dewey, Barbosa
e Martins. Recorre-se também à legislação vigente para o ensino do componente
curricular Arte na educação básica, a fim de discutir as quatro linguagens artísticas
(artes visuais, dança, música e teatro) previstas por documentos oficiais
brasileiros. Associam-se os dados encontrados à produção de conhecimento em
Arte na região da Baixada Fluminense pelas pesquisas de Hoffman, Melo,
Medeiros, Siqueira, Souza e Souza. A partir das análises, foi possível identificar
as práticas artísticas desenvolvidas nas aulas dos professores de Arte e
percebidas pelos estudantes dos dez cursos investigados, buscando identificar as
características e competências que dimensionam a aprendizagem em Arte dos
pedagogos em formação. O contexto do ensino do componente curricular Arte nos
dez cursos investigados dialoga com o perfil político, social e econômico da região.
Ao longo da investigação, pôde-se constatar que alguns docentes desenvolvem
um ensino de Arte que reforça estigmas atribuídos à visão reducionista e instrumental das artes, enquanto outros condenam tais práticas e buscam superálas.
Os debates sobre o ensino polivalente e/ou estigmatizado das quatro
linguagens artísticas no campo investigado vêm sendo reconhecidos pelos
sujeitos da pesquisa, principalmente, pelas condições secundarizadas em que as
artes se apresentam nos currículos dos cursos de Pedagogia. Há pouco espaço,
tempo, visibilidade e condições para que o trabalho artístico aconteça com
qualidade, bem como há questões institucionais e históricas introjetadas na
maneira de ensinar Arte para as séries iniciais. Ao levar a discussão para o campo
do ensino das quatro linguagens artísticas, os professores polivalentes atuantes
nas séries iniciais precisam desenvolver uma dupla polivalência. Isto é, ensinar
todas elas, além dos demais componentes curriculares previstos pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais. Conclui-se que, apesar das propostas e tentativas de que
essa realidade se modifique, a Arte como componente curricular e área do
conhecimento ainda é pouco explorada pelos currículos que formam professores
para atuação nos anos iniciais nas escolas. No que tange à contextualização com
o local, há certas fragilidades relacionadas a falta de iniciativa em conhecer e
consumir as manifestações artísticas locais da Baixada Fluminense. Desse modo,
dificulta-se uma possível reversão do quadro identificado sobre o ensino de Arte
das universidades até às escolas.
Resumo
[en] This doctoral thesis has as its object of study the teaching of Art in teacher
training from the perspective of ten presentials Pedagogy courses in Baixada
Fluminense. Seek identify the specificities that direct the artistic practices of
formation in Pedagogy in the region. The geographic focus of the study
corresponds to the thirteen municipalities of Baixada Fluminense, a region that has
few visibility and several lags related to the artistic and educational field.
Methodologically, the number of courses, disciplines and information collected in
official MEC databases and documents are discussed made available by the
courses. Qualitatively, the collected data are through 73 answers to questionnaires
applied to the students and 13 semi-structured interviews with four coordinators
and nine Art teachers of the ten analyzed courses. The fundamental theoretical
fronts emerge from the field of teacher training, based on Gatti and Nóvoa;
curriculum and didactics studies, in the currents defended by Moreira, Candau,
Libâneo, Arroyo and Pimenta; and in the artistic field, from the studies of Dewey,
Barbosa and Martins. Current legislation is also used for teaching the curricular
component Art in basic education, to discuss the four artistic languages (visual
arts, dance, music and theater) provided for by official brazilian documents. The
data collected are associated with the production of knowledge in Art in the
Baixada Fluminense, region surveyed through researchs by Hoffman, Melo,
Medeiros, Siqueira, Souza and Souza. From the analyses, it was possible to
identify the artistic practices developed in the classes of the Art teachers and
perceived by the students of the ten investigated courses, seeking to identify the
characteristics and competences that dimension the learning in Art of the
pedagogues in formation. The context of the curricular component Art in the ten
investigated courses dialogues with the political, social and economic profile of the
region. Throughout the investigation, it could be seen that some professors
develop an Art teaching that reinforces stigmas attributed to the reductionist and
instrumental view of the arts, while others condemn such practices and seek to
overcome them. Debates about the polyvalent and/or stigmatized teaching of the four artistic languages in the investigated field have been recognized by the
research subjects, mainly superation to the secondary conditions in which the arts
are presented in the curricula of Pedagogy courses. There is little space, time,
visibility and conditions for the artistic work to happen with quality, as well as there
are institutional and historical issues introjected in the way of teaching Art for the
initial grades. By taking the discussion to the field of teaching the four artistic
languages, polyvalent teachers working in the early grades need to develop a
double polyvalence. That is, teach all of them, in addition to the other curricular
components provided for by the National Curricular Guidelines. It is concluded that,
despite proposals and attempts to change this reality, Art as a curricular
component and area of knowledge is still little explored by the curriculum that train
teachers to work in the initial serials in schools. Regarding the contextualization of
the place, there are certain weaknesses related to the lack of initiative in knowing
and consuming the local artistic manifestations of the Baixada Fluminense. In this
way, a possible reversal of the situation identified on the teaching of Art from
universities to schools becomes difficult.
Orientador(es)
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU
Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
Banca
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
Banca
MIRIAN CELESTE FERREIRA DIAS MARTINS
Banca
HELENICE MIRABELLI CASSINO FERREIRA
Catalogação
2023-03-20
Apresentação
2023-02-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61998@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61998@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61998
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF