Título
[pt] O MOSAICO SOCIAL À LUZ DO CONCRETO: REVISITANDO ESTUDOS DE ANTROPOLOGIA URBANA
Título
[en] THE SOCIAL MOSAIC UNDER THE MICROSCOPE: RE-EXAMINING STUDIES OF URBAN ANTHROPOLOGY
Autor
[pt] JACQUELINE LOBO DE MESQUITA
Vocabulário
[pt] ESTIGMA
Vocabulário
[pt] CONJUGADOS
Vocabulário
[pt] QUITINETE
Vocabulário
[pt] ANTROPOLOGIA URBANA
Vocabulário
[pt] ETNOGRAFIA
Vocabulário
[en] STIGMA
Vocabulário
[en] CONJUGATES
Vocabulário
[en] KITCHENETTE
Vocabulário
[en] URBAN ANTHROPOLOGY
Vocabulário
[en] ETHNOGRAPHY
Resumo
[pt] O estudo investigou a construção da má fama de um prédio de apartamentos
conjugados e quitinetes, localizado no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de
Janeiro, a fim de entender o estigma que o cerca. Utilizando como estratégias
metodológicas a observação participante, entrevistas semiestruturadas e a análise
de notícias em jornais, construiu-se um mosaico com as narrativas sobre o dia a
dia do edifício, retratando um estilo de moradia que se fez presente na paisagem
urbana da cidade desde meados da década de 50 do século XX. Observou-se
também que a narrativa sobre o prédio, presente tanto nas falas percebidas através
das entrevistas, quanto dos comentários expostos em redes sociais (Facebook)
podem ser consideradas resultados da constante produção de conteúdo jornalístico
que tendiam a utilizar alcunhas pejorativas sobre o espaço e corroborar para a
elaboração de um mito sobre o prédio, que é cercado de histórias. A tese está
dividida em quatro capítulos para além da introdução, sendo o primeiro uma breve
digressão sobre a história do bairro de Botafogo, bem como da construção utópica
da zona sul que influenciou, principalmente a partir de telenovelas e jornais dos
anos 60, uma ideia sobre esta região da cidade, a entendendo como boa de se
morar, incidindo diretamente no valor atrelado ao solo e a verticalização que se
fez necessária para poder receber o contingente de moradores que passariam a ver
neste bairro um projeto de ascensão e conquista. O segundo capítulo é uma
etnografia do Edifício, onde buscou-se demonstrar através do caderno de campo e
observação participante a construção dos sentidos e do dia a dia deste espaço. O
terceiro capítulo reúne as entrevistas realizadas com os moradores, ex-moradores,
e principalmente, discorre sobre os caminhos adotados para concluir a pesquisa
em meio a um momento conturbado, qual foi o da pandemia de covid. A proposta
deste capítulo é demonstrar como os personagens que compõem esse estilo de
morar de vinte metros quadrados, se relacionam ou se relacionam com o espaço,
suas histórias e trajetórias. O quarto capítulo retrata, a partir dos comentários
sobre o edifício localizados em recortes de jornais, encontrados através da
Hemeroteca Digital, a construção social da narrativa sobre o que é o prédio. O
trabalho está situado no campo da Antropologia Urbana e tem como ponto de
partida os trabalhos do antropólogo Gilberto Velho, dialogando também com os
textos da escola de Chicago. Por fim, pretendeu-se nesta tese, a partir da
construção dos capítulos, fomentar a discussão sobre o cenário da antropologia
urbana, a partir de um edifício que faz parte de uma mudança não apenas na
paisagem, mas que carrega consigo aspectos presentes da modernidade na
metrópole.
Resumo
[en] The study investigated the notorious construction of a block of connected
apartments and kitchenettes, located in the neighborhood of Botafogo in the south
of Rio de Janeiro, to understand the stigma that surrounds said
construction.Through a methodological approach was used participant
observation, semi-structured interviews and an analysis of newspaper articles to
creat a mosaic of narratives regarding the day-to-day life of the Building and to
depict a style of housing that has been present in the urban landscape of the city
since the mid-1950 s.It should also be noted that the narrative surrounding the
building, present both in extracts from interviews and comments on social
networks (such as Facebook) can be considered a result of the constant production
of journalistic content that tended to use derogatory terms and names about the
building and so corroborated in the elaboration of a myth about the place.This
thesis is divided into four chapters. The first presents a brief history of the
Botafogo neighborhood and the lavish (verticalization) construction of the
southern zone that created (mainly due to radio, soap operas telenovelas and
newspapers, an idealist image about this part of the city and what good living
looked like, by directly linking the value of the ground and upward development
and construction that was required to house the large influx of residents that
would make this region of the city a project of growth and personal
achievement.The second chapter is an ethnography of the building, where the
thesis endeavored to demonstrate an image of everyday life through notebooks
and participant recollections. The third chapter draws together interviews
conducted with current residents and former residents, and largely discusses the
paths adopted to complete the research in the midst of a turbulent moment in
history of the world – the COVID-19 pandemic. The purpose of this chapter is to
demonstrate how the characters that make up this style of living in twenty
square meters, relate to the space, its stories and trajectories.Based on comments
about the building found in newspaper clippings, obtained through the
Hemeroteca Digital (an online collection of newspapers, magazines and
periodicals), the fourth chapter depicts the social construction of the narrative
about what the building is. The work is centered on the field of urban
anthropology and employs as its starting point the works of anthropologist
Gilberto Velho, as well as texts from the Chicago School.Lastly, the intention of
this thesis from the construction of the chapters was to analyze within the area of
urban anthropology, a building that undergoes a path of a symbol of modernity
and social ascension as a stronghold for people of disrepute. The thesis presents a
glimpse from within via the residents and people who pass through it as well as an
impression from outside via newspapers and neighbors, and highlights how the
two intersect and are intertwined, constituting a mosaic that can only be
understood when all parts are analyzed.
Orientador(es)
VALTER SINDER
Coorientador(es)
SONIA MARIA GIACOMINI
Banca
SONIA MARIA GIACOMINI
Banca
VALTER SINDER
Banca
MARIA ALICE REZENDE DE CARVALHO
Banca
MARIA SARAH DA SILVA TELLES
Banca
MIRIAM DE OLIVEIRA SANTOS
Banca
EDSON MIAGUSKO
Catalogação
2023-03-02
Apresentação
2022-12-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61918@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61918@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61918
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF