Título
[pt] EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABERES INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Título
[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION AND INDIGENOUS KNOWLEDGE IN TEACHER TRAINING
Autor
[pt] KATIA CRISTINA VIEIRA NUNES
Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
Vocabulário
[pt] GUIA ORIENTATIVO
Vocabulário
[pt] SABERES INDIGENAS
Vocabulário
[pt] EDUCACAO AMBIENTAL
Vocabulário
[en] TEACHERS FORMATION
Vocabulário
[en] ORIENTATION GUIDE
Vocabulário
[en] INDIGENOUS KNOWLEDGE
Vocabulário
[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION
Resumo
[pt] O objetivo dessa pesquisa foi explorar como os saberes tradicionais
indígenas, em especial, sua ancestralidade e a relação com o meio
ambiente, podem ser integrados aos programas de Educação Ambiental
para formação de professores do ensino básico brasileiro, através da
criação de um Guia Ilustrativo denominado “GUIA ORIENTATIVO DE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM SABERES INDÍGENAS”, como produto
educacional do mestrado profissional. Para tanto, este estudo realizou um
levantamento bibliográfico sobre o tema Educação Ambiental, Educação
Escolar Indígena e a formação de professores para lecionar a educação
indígena com viés ambiental, utilizando pesquisa bibliográfica e análise
documental como metodologia. A principal proposta da pesquisa foi a
construção deste Guia como material de apoio para o professor, com a
finalidade de explorar a inserção socioambiental no ensino, de forma a
assumir um tom mais crítico, dinâmico e integrado entre saberes científicos
e tradicionais indígenas aliados a Educação Ambiental. Portanto, a
pretensão do trabalho foi contribuir para a produção e pesquisa brasileira
no campo da educação ambiental e inserção ambientais indígenas que
merecem visibilidade.
Resumo
[en] The objective of this research was to explore how traditional indigenous
knowledge, in particular, their ancestry and relationship with the
environment, can be integrated into Environmental Education programs for
the training of Brazilian elementary school teachers. through the creation of
an Illustrative Guide called GUIDED GUIDE TO ENVIRONMENTAL
EDUCATION WITH INDIGENOUS KNOWLEDGE, as an educational
product of the professional master s degree. Therefore, this study carried
out a bibliographic survey on the theme Environmental Education,
Indigenous School Education and the training of teachers to teach
indigenous education with an environmental bias, using bibliographic
research and document analysis as a methodology. The main research
proposal was the construction of this Guide as support material for the
teacher, with the purpose of exploring the socio-environmental insertion in
teaching, in order to assume a more critical, dynamic and integrated tone
between scientific and traditional indigenous knowledge allied to Education.
Environmental. Therefore, the aim of the work was to contribute to Brazilian
production and research in the field of environmental education and
indigenous environmental insertion that deserve visibility.
Orientador(es)
ANA CAROLINA PIRES DE AGUIAR
Banca
JOSE TAVARES ARARUNA JUNIOR
Banca
ROGERIO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Banca
ANA CAROLINA PIRES DE AGUIAR
Banca
MAYLTA BRANDAO DOS ANJOS
Catalogação
2023-02-27
Apresentação
2022-11-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61899
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF