Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABERES INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Título
[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION AND INDIGENOUS KNOWLEDGE IN TEACHER TRAINING

Autor
[pt] KATIA CRISTINA VIEIRA NUNES

Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES

Vocabulário
[pt] GUIA ORIENTATIVO

Vocabulário
[pt] SABERES INDIGENAS

Vocabulário
[pt] EDUCACAO AMBIENTAL

Vocabulário
[en] TEACHERS FORMATION

Vocabulário
[en] ORIENTATION GUIDE

Vocabulário
[en] INDIGENOUS KNOWLEDGE

Vocabulário
[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION

Resumo
[pt] O objetivo dessa pesquisa foi explorar como os saberes tradicionais indígenas, em especial, sua ancestralidade e a relação com o meio ambiente, podem ser integrados aos programas de Educação Ambiental para formação de professores do ensino básico brasileiro, através da criação de um Guia Ilustrativo denominado “GUIA ORIENTATIVO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM SABERES INDÍGENAS”, como produto educacional do mestrado profissional. Para tanto, este estudo realizou um levantamento bibliográfico sobre o tema Educação Ambiental, Educação Escolar Indígena e a formação de professores para lecionar a educação indígena com viés ambiental, utilizando pesquisa bibliográfica e análise documental como metodologia. A principal proposta da pesquisa foi a construção deste Guia como material de apoio para o professor, com a finalidade de explorar a inserção socioambiental no ensino, de forma a assumir um tom mais crítico, dinâmico e integrado entre saberes científicos e tradicionais indígenas aliados a Educação Ambiental. Portanto, a pretensão do trabalho foi contribuir para a produção e pesquisa brasileira no campo da educação ambiental e inserção ambientais indígenas que merecem visibilidade.

Resumo
[en] The objective of this research was to explore how traditional indigenous knowledge, in particular, their ancestry and relationship with the environment, can be integrated into Environmental Education programs for the training of Brazilian elementary school teachers. through the creation of an Illustrative Guide called GUIDED GUIDE TO ENVIRONMENTAL EDUCATION WITH INDIGENOUS KNOWLEDGE, as an educational product of the professional master s degree. Therefore, this study carried out a bibliographic survey on the theme Environmental Education, Indigenous School Education and the training of teachers to teach indigenous education with an environmental bias, using bibliographic research and document analysis as a methodology. The main research proposal was the construction of this Guide as support material for the teacher, with the purpose of exploring the socio-environmental insertion in teaching, in order to assume a more critical, dynamic and integrated tone between scientific and traditional indigenous knowledge allied to Education. Environmental. Therefore, the aim of the work was to contribute to Brazilian production and research in the field of environmental education and indigenous environmental insertion that deserve visibility.

Orientador(es)
ANA CAROLINA PIRES DE AGUIAR

Banca
JOSE TAVARES ARARUNA JUNIOR

Banca
ROGERIO RIBEIRO DE OLIVEIRA

Banca
ANA CAROLINA PIRES DE AGUIAR

Banca
MAYLTA BRANDAO DOS ANJOS

Catalogação
2023-02-27

Apresentação
2022-11-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61899


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF