Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] IMPLEMENTATION OF A PATH TRACING RENDER

Título
[pt] IMPLEMENTAÇÃO DE UM RENDERIZADOR COM TRAÇADO DE CAMINHOS

Autor
[pt] BIANCA FARIA DUTRA FRAGOSO

Vocabulário
[pt] AMOSTRAGEM POR IMPORTANCIA

Vocabulário
[pt] FOTORREALISMO

Vocabulário
[pt] DISPERSAO

Vocabulário
[pt] RENDERIZACAO CINEMATOGRAFICA

Vocabulário
[pt] RASTREAMENTO

Vocabulário
[pt] FUNCAO DE FASE

Vocabulário
[pt] RICOCHETEAR

Vocabulário
[pt] BRDF

Vocabulário
[pt] TRACADO DE CAMINHOS

Vocabulário
[pt] SUPERFICIE

Vocabulário
[pt] VOLUME

Vocabulário
[pt] MONTE CARLO

Vocabulário
[pt] TRANSMITANCIA

Vocabulário
[en] IMPORTANCE SAMPLING

Vocabulário
[en] PHOTOREALISM

Vocabulário
[en] SCATTERING

Vocabulário
[en] CINEMATOGRAPHIC RENDERING

Vocabulário
[en] TRACKING

Vocabulário
[en] PHASE FUNCTION

Vocabulário
[en] BOUNCE

Vocabulário
[en] BRDF

Vocabulário
[en] PATH TRACING

Vocabulário
[en] SURFACE RENDER

Vocabulário
[en] VOLUMETRIC RENDER

Vocabulário
[en] MONTE CARLO

Vocabulário
[en] TRANSMITTANCE

Resumo
[pt] Graças aos avanços significativos nas técnicas de renderização e ao aumento do poder computacional, o algoritmo de traçado de caminhos, também chamado de traçado de raios com Monte Carlo, tornou-se o método de renderização predominante usado em campos que priorizam o realismo, como na produção de filmes e na visualização fotorrealista de exames médicos. Esse algoritmo simula precisamente o comportamento da luz possibilitando a simulação de alguns efeitos de iluminação, como sombras suaves, reflexos brilhantes e iluminação indireta. Esta dissertação trata do problema de renderização fotorrealista de cenas envolvendo tanto superfícies como volumes. Ela tem como contribuição a apresentação e explicação dos principais métodos que podem ser utilizados no desenvolvimento do algoritmo de traçado de caminhos, além de ter como produto final a implementação desse algoritmo resultando em um framework que renderiza cenas híbridas que podem envolver superfícies e volumes.

Resumo
[en] Thanks to significant advances in rendering techniques and increased computational power, the path tracing algorithm, also called Monte Carlo ray tracing, has become the predominant rendering method used in fields that prioritize realism, such as in film production and photorealistic visualization of medical exames. This algorithm accurately simulates the behavior of light, making it possible to simulate some lighting effects, such as soft shadows, glossy reflections and indirect lighting. This dissertation deals with the problem of photorealistic rendering of scenes involving both surfaces and volumes. It has as contribution the presentation and explanation of the main methods that can be used in the development of the path tracing algorithm, besides having as a final product the implementation of this algorithm resulting from a framework that renders hybrid scenes that may involve surfaces and volumes.

Orientador(es)
WALDEMAR CELES FILHO

Banca
ALBERTO BARBOSA RAPOSO

Banca
WALDEMAR CELES FILHO

Banca
MARCELO WALTER

Catalogação
2023-02-23

Apresentação
2022-12-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61873@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61873@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61873


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF