Título
[en] IMPLEMENTATION OF A PATH TRACING RENDER
Título
[pt] IMPLEMENTAÇÃO DE UM RENDERIZADOR COM TRAÇADO DE CAMINHOS
Autor
[pt] BIANCA FARIA DUTRA FRAGOSO
Vocabulário
[pt] AMOSTRAGEM POR IMPORTANCIA
Vocabulário
[pt] FOTORREALISMO
Vocabulário
[pt] DISPERSAO
Vocabulário
[pt] RENDERIZACAO CINEMATOGRAFICA
Vocabulário
[pt] RASTREAMENTO
Vocabulário
[pt] FUNCAO DE FASE
Vocabulário
[pt] RICOCHETEAR
Vocabulário
[pt] BRDF
Vocabulário
[pt] TRACADO DE CAMINHOS
Vocabulário
[pt] SUPERFICIE
Vocabulário
[pt] VOLUME
Vocabulário
[pt] MONTE CARLO
Vocabulário
[pt] TRANSMITANCIA
Vocabulário
[en] IMPORTANCE SAMPLING
Vocabulário
[en] PHOTOREALISM
Vocabulário
[en] SCATTERING
Vocabulário
[en] CINEMATOGRAPHIC RENDERING
Vocabulário
[en] TRACKING
Vocabulário
[en] PHASE FUNCTION
Vocabulário
[en] BOUNCE
Vocabulário
[en] BRDF
Vocabulário
[en] PATH TRACING
Vocabulário
[en] SURFACE RENDER
Vocabulário
[en] VOLUMETRIC RENDER
Vocabulário
[en] MONTE CARLO
Vocabulário
[en] TRANSMITTANCE
Resumo
[pt] Graças aos avanços significativos nas técnicas de renderização e ao aumento do poder computacional, o algoritmo de traçado de caminhos, também
chamado de traçado de raios com Monte Carlo, tornou-se o método de renderização predominante usado em campos que priorizam o realismo, como na
produção de filmes e na visualização fotorrealista de exames médicos. Esse
algoritmo simula precisamente o comportamento da luz possibilitando a simulação de alguns efeitos de iluminação, como sombras suaves, reflexos brilhantes
e iluminação indireta. Esta dissertação trata do problema de renderização fotorrealista de cenas envolvendo tanto superfícies como volumes. Ela tem como
contribuição a apresentação e explicação dos principais métodos que podem
ser utilizados no desenvolvimento do algoritmo de traçado de caminhos, além
de ter como produto final a implementação desse algoritmo resultando em
um framework que renderiza cenas híbridas que podem envolver superfícies e
volumes.
Resumo
[en] Thanks to significant advances in rendering techniques and increased
computational power, the path tracing algorithm, also called Monte Carlo ray
tracing, has become the predominant rendering method used in fields that
prioritize realism, such as in film production and photorealistic visualization
of medical exames. This algorithm accurately simulates the behavior of light,
making it possible to simulate some lighting effects, such as soft shadows, glossy
reflections and indirect lighting. This dissertation deals with the problem of
photorealistic rendering of scenes involving both surfaces and volumes. It has
as contribution the presentation and explanation of the main methods that can
be used in the development of the path tracing algorithm, besides having as a
final product the implementation of this algorithm resulting from a framework
that renders hybrid scenes that may involve surfaces and volumes.
Orientador(es)
WALDEMAR CELES FILHO
Banca
ALBERTO BARBOSA RAPOSO
Banca
WALDEMAR CELES FILHO
Banca
MARCELO WALTER
Catalogação
2023-02-23
Apresentação
2022-12-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61873@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61873@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61873
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF