Título
[en] CHARACTER DESIGN: USING DIGITAL TECHNOLOGIES IN TEACHING AND PRODUCTION IN A COLLABORATIVE DESIGN PROCESS
Título
[pt] DESIGN DE PERSONAGENS: UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E NA PRODUÇÃO EM UM PROCESSO COLABORATIVO
Autor
[pt] ISMAEL DE BRITO A L DO NASCIMENTO
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA
Vocabulário
[pt] ENSINO APRENDIZAGEM ON-LINE
Vocabulário
[pt] DESIGN DE PERSONAGEM
Vocabulário
[pt] DESIGN COLABORATIVO
Vocabulário
[en] TECHNOLOGY
Vocabulário
[en] ON-LINE TEACHING-LEARNING
Vocabulário
[en] CHARACTER DESIGN
Vocabulário
[en] COLLABORATIVE DESIGN
Resumo
[pt] Esta pesquisa investiga formas de ensino-aprendizagem de design de
personagens que exploram recursos tecnológicos em um processo colaborativo.
O estudo estabelece uma relação entre técnicas tradicionais de desenho e de
criação de personagens e técnicas 3D que utilizam recursos tecnológicos em um
processo de design colaborativo. Inicialmente, foi realizada uma revisão
bibliográfica a respeito de conceitos e técnicas tradicionais de desenho e de
criação de personagens. Os resultados da revisão mostraram que um dos
processos criativos mais tradicionais de design de personagens ocorre por meio
de representações de formas geométricas como uma referência para transmitir
as características físicas e de personalidade pretendidas para os personagens.
Conceitos de design colaborativo e formatos de ensino-aprendizagem on-line
também foram explorados. Dando prosseguimento à investigação, três situações
de métodos de ensino-aprendizagem on-line de design de personagens foram
observadas, com o objetivo de identificar pontos positivos e dificuldades
relacionados ao tema. Por fim, foram realizados experimentos, a partir de uma
abordagem de pesquisa através do design – Research through Design (RtD), a
fim de contribuir com novos conhecimentos para a prática de projeto, e com
considerações finais para a elaboração de um método de ensino-aprendizagem
e produção de design de personagens, por meio de um processo colaborativo
utilizando recursos tecnológicos. Na realização dos experimentos associamos
técnicas de escultura 3D digital a técnicas tradicionais de criação de
personagens, buscando alternativas e soluções para a produção e o ensino de
design de personagens. No processo foram explorados recursos tecnológicos
como escaneamento 3D, retopologia, modelagem 3D e escultura digital,
animação, impressão 3D e realidade virtual.
Resumo
[en] This research investigates forms of teaching-learning of character design
that explore technological resources in a collaborative process. The study
establishes a relationship between traditional drawing and character creation
techniques and 3D techniques that use technological resources in a collaborative
design process. Initially, a bibliographic review was carried out regarding the
traditional concepts and techniques of drawing and character creation. Findings
of the review showed that one of the most traditional creative processes of
character design occurs through representations of geometric shapes as a
reference to convey the intended physical and personality characteristics for the
characters. Collaborative design concepts and on-line teaching-learning formats
were also explored. Following in the investigation, three situations of on-line
teaching-learning methods of character design were observed in order to identify
positive points and difficulties related to the theme. Finally, experiments were
conducted, from a Research through Design (RtD) approach, in order to
contribute with new knowledge to the project practice, and with final remarks to
elaborate a teaching-learning method and design production of characters,
through a collaborative process using technological resources. In carrying out the
experiments, we associate 3D digital sculpture techniques with traditional
character creation techniques, seeking alternatives and solutions for the
production and teaching-learning methods of character design. In the process,
technological resources were explored such as 3D scanning, retopology, 3D
modeling and digital sculpture, animation, 3D printing and virtual reality.
Orientador(es)
LUIZA NOVAES
Banca
GABRIEL FILIPE SANTIAGO CRUZ
Banca
MARIA CLAUDIA BOLSHAW
Banca
LUIZA NOVAES
Catalogação
2023-02-23
Apresentação
2021-04-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61869@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61869@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61869
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