Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CHARACTER DESIGN: USING DIGITAL TECHNOLOGIES IN TEACHING AND PRODUCTION IN A COLLABORATIVE DESIGN PROCESS

Título
[pt] DESIGN DE PERSONAGENS: UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E NA PRODUÇÃO EM UM PROCESSO COLABORATIVO

Autor
[pt] ISMAEL DE BRITO A L DO NASCIMENTO

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA

Vocabulário
[pt] ENSINO APRENDIZAGEM ON-LINE

Vocabulário
[pt] DESIGN DE PERSONAGEM

Vocabulário
[pt] DESIGN COLABORATIVO

Vocabulário
[en] TECHNOLOGY

Vocabulário
[en] ON-LINE TEACHING-LEARNING

Vocabulário
[en] CHARACTER DESIGN

Vocabulário
[en] COLLABORATIVE DESIGN

Resumo
[pt] Esta pesquisa investiga formas de ensino-aprendizagem de design de personagens que exploram recursos tecnológicos em um processo colaborativo. O estudo estabelece uma relação entre técnicas tradicionais de desenho e de criação de personagens e técnicas 3D que utilizam recursos tecnológicos em um processo de design colaborativo. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito de conceitos e técnicas tradicionais de desenho e de criação de personagens. Os resultados da revisão mostraram que um dos processos criativos mais tradicionais de design de personagens ocorre por meio de representações de formas geométricas como uma referência para transmitir as características físicas e de personalidade pretendidas para os personagens. Conceitos de design colaborativo e formatos de ensino-aprendizagem on-line também foram explorados. Dando prosseguimento à investigação, três situações de métodos de ensino-aprendizagem on-line de design de personagens foram observadas, com o objetivo de identificar pontos positivos e dificuldades relacionados ao tema. Por fim, foram realizados experimentos, a partir de uma abordagem de pesquisa através do design – Research through Design (RtD), a fim de contribuir com novos conhecimentos para a prática de projeto, e com considerações finais para a elaboração de um método de ensino-aprendizagem e produção de design de personagens, por meio de um processo colaborativo utilizando recursos tecnológicos. Na realização dos experimentos associamos técnicas de escultura 3D digital a técnicas tradicionais de criação de personagens, buscando alternativas e soluções para a produção e o ensino de design de personagens. No processo foram explorados recursos tecnológicos como escaneamento 3D, retopologia, modelagem 3D e escultura digital, animação, impressão 3D e realidade virtual.

Resumo
[en] This research investigates forms of teaching-learning of character design that explore technological resources in a collaborative process. The study establishes a relationship between traditional drawing and character creation techniques and 3D techniques that use technological resources in a collaborative design process. Initially, a bibliographic review was carried out regarding the traditional concepts and techniques of drawing and character creation. Findings of the review showed that one of the most traditional creative processes of character design occurs through representations of geometric shapes as a reference to convey the intended physical and personality characteristics for the characters. Collaborative design concepts and on-line teaching-learning formats were also explored. Following in the investigation, three situations of on-line teaching-learning methods of character design were observed in order to identify positive points and difficulties related to the theme. Finally, experiments were conducted, from a Research through Design (RtD) approach, in order to contribute with new knowledge to the project practice, and with final remarks to elaborate a teaching-learning method and design production of characters, through a collaborative process using technological resources. In carrying out the experiments, we associate 3D digital sculpture techniques with traditional character creation techniques, seeking alternatives and solutions for the production and teaching-learning methods of character design. In the process, technological resources were explored such as 3D scanning, retopology, 3D modeling and digital sculpture, animation, 3D printing and virtual reality.

Orientador(es)
LUIZA NOVAES

Banca
GABRIEL FILIPE SANTIAGO CRUZ

Banca
MARIA CLAUDIA BOLSHAW

Banca
LUIZA NOVAES

Catalogação
2023-02-23

Apresentação
2021-04-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61869@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61869@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61869


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