Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O PAPEL DAS INTERFACES DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DA CONFIANÇA EM PLATAFORMAS PEER-TO-PEER

Título
[en] THE ROLE OF DIGITAL INTERFACES IN BUILDING TRUST IN PEER-TO-PEER PLATFORMS

Autor
[pt] VITOR AMORIM

Vocabulário
[pt] DESIGN DE INTERFACE

Vocabulário
[pt] PLATAFORMA PEER-TO-PEER

Vocabulário
[pt] DESIGN PARA CONFIANCA

Vocabulário
[pt] DESIGN CENTRADO NO USUARIO

Vocabulário
[pt] ECONOMIA COMPARTILHADA

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA DO USUARIO

Vocabulário
[en] INTERFACE DESIGN

Vocabulário
[en] PEER-TOPEER PLATFORM

Vocabulário
[en] DESIGN FOR TRUST

Vocabulário
[en] USER-CENTERED DESIGN

Vocabulário
[en] SHARED ECONOMY

Vocabulário
[en] USER EXPERIENCE

Resumo
[pt] Com o avanço tecnológico diversas empresas adotaram um modelo de negócio focado na descentralização da oferta. As empresas criam ambientes que aproximam e conectam pessoas com interesses em comum (oferta e a demanda). Neste contexto, a empresa passa a ser a viabilizadora de redes autossuficientes, permitindo que os seus usuários comprem e contratem produtos e serviços diretamente uns dos outros. Os participantes destas redes estão constantemente se relacionando com estranhos através de interfaces digitais e, neste cenário, é fundamental que as plataformas consigam auxiliar na construção da confiança entre os envolvidos. Diversos mecanismos são utilizados pelas plataformas para intermediar as conexões e oferecem aos compradores maneiras viáveis de avaliar os riscos e as condições existentes para se decidir avançar com uma negociação. Este trabalho investigou a eficiência dos mecanismos utilizados pelas plataformas e como os compradores se comportam durante o processo de construção de confiança. Para isso, este trabalho pesquisou a bibliografia existente sobre o tema e aplicou uma série de técnicas de pesquisa para avaliação e discussão com usuários sobre estes mecanismos, avaliando seus efeitos e sua efetividade em estimular a confiança. Pode-se concluir que as interfaces são meios eficientes para auxiliar o comprador na análise de confiabilidade do vendedor e na avaliação de risco de uma compra, mas não são totalmente suficientes para estimular a concretização de uma negociação se não existirem garantias externas do provedor de que a negociação será bem sucedida. Com isso, o campo do design ganha um conjunto teórico sobre os resultados e efeitos da aplicação destes mecanismos, auxiliando na tomada de decisão sobre quais podem ser utilizados para surtir o efeito desejado nos usuários.

Resumo
[en] With technological advances, several companies have adopted a business model focused on the decentralization of supply. Companies create environments that bring together and connect people with common interests (supply and demand). In this context, the company becomes the enabler of self-sufficient networks, allowing its users to buy and hire products and services directly from each other. The participants of these networks are constantly relating to strangers through digital interfaces and, in this scenario, it is essential that the platforms manage to assist in building trust between those involved. Various mechanisms are used by platforms to mediate connections and offer buyers viable ways to assess the risks and conditions that exist before deciding to move forward with a negotiation. This paper investigated the efficiency of the mechanisms used by platforms and how buyers behave during the trust-building process. To this end, this work surveyed the existing literature on the subject and applied a series of survey techniques for evaluation and discussion with users about these mechanisms, evaluating their effects and their effectiveness in stimulating trust. It can be concluded that interfaces are efficient means to help the buyer to analyze the reliability of the seller and to evaluate the risk of a purchase, but they are not totally sufficient to stimulate the concretization of a negotiation if there are no external guarantees from the provider that the negotiation will be successful. With this, the design field gains a theoretical set about the results and effects of the application of these mechanisms, helping in the decision making about which ones can be used to have the desired effect on users.

Orientador(es)
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA

Banca
EDUARDO RANGEL BRANDAO

Banca
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA

Banca
JOÃO DE SÁ BONELLI

Catalogação
2023-02-23

Apresentação
2022-04-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61867@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61867@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61867


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