Título
[pt] O PAPEL DAS INTERFACES DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DA CONFIANÇA EM PLATAFORMAS PEER-TO-PEER
Título
[en] THE ROLE OF DIGITAL INTERFACES IN BUILDING TRUST IN PEER-TO-PEER PLATFORMS
Autor
[pt] VITOR AMORIM
Vocabulário
[pt] DESIGN DE INTERFACE
Vocabulário
[pt] PLATAFORMA PEER-TO-PEER
Vocabulário
[pt] DESIGN PARA CONFIANCA
Vocabulário
[pt] DESIGN CENTRADO NO USUARIO
Vocabulário
[pt] ECONOMIA COMPARTILHADA
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA DO USUARIO
Vocabulário
[en] INTERFACE DESIGN
Vocabulário
[en] PEER-TOPEER PLATFORM
Vocabulário
[en] DESIGN FOR TRUST
Vocabulário
[en] USER-CENTERED DESIGN
Vocabulário
[en] SHARED ECONOMY
Vocabulário
[en] USER EXPERIENCE
Resumo
[pt] Com o avanço tecnológico diversas empresas adotaram um modelo de negócio
focado na descentralização da oferta. As empresas criam ambientes que aproximam e
conectam pessoas com interesses em comum (oferta e a demanda). Neste contexto, a
empresa passa a ser a viabilizadora de redes autossuficientes, permitindo que os seus
usuários comprem e contratem produtos e serviços diretamente uns dos outros. Os
participantes destas redes estão constantemente se relacionando com estranhos através de
interfaces digitais e, neste cenário, é fundamental que as plataformas consigam auxiliar
na construção da confiança entre os envolvidos. Diversos mecanismos são utilizados
pelas plataformas para intermediar as conexões e oferecem aos compradores maneiras
viáveis de avaliar os riscos e as condições existentes para se decidir avançar com uma
negociação. Este trabalho investigou a eficiência dos mecanismos utilizados pelas
plataformas e como os compradores se comportam durante o processo de construção de
confiança. Para isso, este trabalho pesquisou a bibliografia existente sobre o tema e
aplicou uma série de técnicas de pesquisa para avaliação e discussão com usuários sobre
estes mecanismos, avaliando seus efeitos e sua efetividade em estimular a confiança.
Pode-se concluir que as interfaces são meios eficientes para auxiliar o comprador na
análise de confiabilidade do vendedor e na avaliação de risco de uma compra, mas não
são totalmente suficientes para estimular a concretização de uma negociação se não
existirem garantias externas do provedor de que a negociação será bem sucedida. Com
isso, o campo do design ganha um conjunto teórico sobre os resultados e efeitos da
aplicação destes mecanismos, auxiliando na tomada de decisão sobre quais podem ser
utilizados para surtir o efeito desejado nos usuários.
Resumo
[en] With technological advances, several companies have adopted a business model
focused on the decentralization of supply. Companies create environments that bring
together and connect people with common interests (supply and demand). In this context,
the company becomes the enabler of self-sufficient networks, allowing its users to buy
and hire products and services directly from each other. The participants of these
networks are constantly relating to strangers through digital interfaces and, in this
scenario, it is essential that the platforms manage to assist in building trust between those
involved. Various mechanisms are used by platforms to mediate connections and offer
buyers viable ways to assess the risks and conditions that exist before deciding to move
forward with a negotiation. This paper investigated the efficiency of the mechanisms used
by platforms and how buyers behave during the trust-building process. To this end, this
work surveyed the existing literature on the subject and applied a series of survey
techniques for evaluation and discussion with users about these mechanisms, evaluating
their effects and their effectiveness in stimulating trust. It can be concluded that interfaces
are efficient means to help the buyer to analyze the reliability of the seller and to evaluate
the risk of a purchase, but they are not totally sufficient to stimulate the concretization of
a negotiation if there are no external guarantees from the provider that the negotiation
will be successful. With this, the design field gains a theoretical set about the results and
effects of the application of these mechanisms, helping in the decision making about
which ones can be used to have the desired effect on users.
Orientador(es)
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA
Banca
EDUARDO RANGEL BRANDAO
Banca
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA
Banca
JOÃO DE SÁ BONELLI
Catalogação
2023-02-23
Apresentação
2022-04-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61867@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61867@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61867
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