Título
[pt] A FUNÇÃO ÉTICA DA CATEQUESE MISTAGÓGICA
Título
[en] THE ETHICAL FUNCTION OF MYSTAGOGIC CATECHESIS
Autor
[pt] ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES
Autor
[pt] SERGIO GONCALVES MENDES
Vocabulário
[pt] ETICA CRISTA
Vocabulário
[pt] CATEQUESE MISTAGOGICA
Vocabulário
[pt] INICIACAO A VIDA CRISTA
Vocabulário
[en] CHRISTIAN ETHICS
Vocabulário
[en] MYSTAGOGIC CATECHESIS
Vocabulário
[en] INITIATION TO THE CHRISTIAN LIFE
Resumo
[pt] Este artigo objetiva, à luz da proposta do presente dossiê – Pluralidades e
convergências na Teologia Moral hodierna –, apresentar algumas perspectivas
catequéticas que estão intimamente relacionadas com a formação ética cristã,
em nossas comunidades de fé. Tomando como fundamento o adágio atribuído
a Próspero de Aquitânia acerca das interrelações entre lex orandi, lex credendi e
lex vivendi¸ o artigo pretende analisar como a Mistagogia precisa ser entendida e
praticada como experiência ética do Mistério de Cristo, dentro dos processos de
Iniciação à Vida Cristã promovidos pela comunidade cristã-católica. O artigo está
construído em três pontos: 1) considerar o lugar da formação ética na história dos
processos iniciáticos cristãos; 2) interrelacionar a formação ética com a catequese
mistagógica proposta pela comunidade de fé; e 3) propor que a Mistagogia seja
entendida e praticada, não somente em sua dimensão litúrgico-sacramental, mas
também, em sua dimensão existencial-ética. Neste sentido, o artigo intenciona
destacar que a dissociação entre fé celebrada, professada e vivida pode ser
superada mediante uma revisão da compreensão do que é a Mistagogia nos
processos iniciáticos cristãos e o incremento da sua valência ética.
Resumo
[en] This article aims, in the light of the proposal of the present dossier –
Pluralities and convergences in today s Moral Theology –, to present some
catechetical perspectives that are closely related to Christian ethical formation in our faith communities. Based on the adage attributed to Prospero of
Aquitaine about the interrelationships between lex orandi, lex credendi and lex
vivendi, the article aims to analyze how Mystagogy needs to be understood and
practiced as an ethical experience of the Mystery of Christ, within the processes
of Christian Initiation promoted by the Christian-Catholic community. The
article is built on three points: 1) consider the place of ethical formation in
the history of Christian initiation processes; 2) to interrelate ethical formation
with the mystagogical catechesis proposed by the faith community; and
3) to propose that Mystagogy be understood and practiced, not only in its
liturgical-sacramental dimension, but also in its existential-ethical dimension.
In this sense, the article intends to highlight that the dissociation between
celebrated, professed and lived faith can be overcome through a review of the
understanding of what Mystagogy is in Christian initiation processes and the
increase of its ethical valence.
Catalogação
2022-12-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61619@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61619@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.61619
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF