Título
[pt] EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DO ENSINO REMOTO EM ESCOLAS QUILOMBOLAS
Título
[en] QUILOMBOLA SCHOOL EDUCATION AND THE PEDAGOGICAL IMPLICATIONS OF EMERGENCIAL REMOTE TEACHING IN QUILOMBOLA SCHOOLS
Autor
[pt] FANY SERAFIM NASCIMENTO
Autor
[pt] OLINDINA CIRILO NASCIMENTO SERAFIM
Vocabulário
[pt] EDUCACAO ESCOLAR QUILOMBOLA
Vocabulário
[pt] PANDEMIA NA EDUCACAO
Vocabulário
[pt] ENSINO REMOTO
Vocabulário
[en] QUILOMBOLA EDUCATIONAL SYSTEM
Vocabulário
[en] EDUCATION PANDEMIC
Vocabulário
[en] REMOTE EDUCATION
Resumo
[pt] A oferta do ensino remoto emergencial, implantado por órgãos públicos diante do contexto adverso da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) tem sido um grande desafio para a educação escolar nos territórios quilombolas. São barreiras de muitas ordens enfrentadas por professoras/es, estudantes e as famílias quilombolas nesses contextos, antes que se possa garantir uma educação de qualidade. Nosso objetivo é analisar a prática da educação escolar quilombola nos territórios diante de experiências vivenciadas na pandemia. Com base na análise de entrevistas realizadas com professoras que atuam nas escolas quilombolas e professoras quilombolas que atuam em escolas próximas das escolas pesquisadas, procuramos respostas para algumas indagações: como professores têm realizado o planejamento pedagógico no contexto pandêmico e como têm acompanhado a execução das atividades pedagógicas pelas famílias; como tem sido a prática docente, o acesso a equipamento e a internet pelos professores e pelos alunos durante o ensino remoto.
Resumo
[en] Emergency remote teaching, implanted by the public education system in the adverse context of the Coronavirus pandemic (COVID-19) has been a great challenge for school education in quilombola territories. Barriers of many natures are faced by teachers, students and quilombola families in these contexts before quality education can be guaranteed. Our objective was to analyze the practice of quilombola school education in these territories during the pandemic. Interviews were conducted with teachers who work in quilombola schools and quilombola teachers who work in schools close to those assessed to approach the following questions: how did the teachers conduct pedagogical planning during the pandemic; and how did they monitor the execution of the pedagogical activities by the families; how was the teaching practice and access to devices and internet by teachers and students during remote teaching?
Catalogação
2022-12-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61546@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61546@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.DDCIS.61546
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF