Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] IMPACTOS DA COVID-19 NO ACESSO À EDUCAÇÃO NO CONJUNTO DE FAVELAS DA MARÉ

Título
[en] IMPACTS OF THE COVID-19 IN ACCESS TO EDUCATION IN THE GROUP OF FAVELAS IN MARÉ, IN RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] ANDRÉIA MARTINS DE OLIVEIRA SANTO

Vocabulário
[pt] DESIGUALDADE EDUCACIONAL

Vocabulário
[pt] POLITICA INTERSETORIAL

Vocabulário
[pt] EDUCACAO EM FAVELA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO E COVID-19

Vocabulário
[en] EDUCATIONAL INEQUALITY

Vocabulário
[en] INTERSECTIONAL POLICY

Vocabulário
[en] EDUCATION IN SLUMS

Vocabulário
[en] EDUCATION AND COVID-19

Resumo
[pt] O artigo apresenta os impactos da Covid 19 no acesso à educação de alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas do Conjunto de 16 Favelas da Maré, Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro. Tratam-se de dados obtidos por meio de pesquisa realizada no segundo semestre de 2021, que ouviu 921 pessoas, entre gestores públicos, diretores, professores, alunos e pais de alunos. Experiência do ensino remoto e conectividade; processo de ensino e aprendizagem; saúde mental; motivação por alunos e profissionais de educação em relação à educação foram alguns temáticas indicadas pelos diferentes atores. Os resultados demonstram o inevitável acirramento das desigualdades educacionais de alunos de escolas da rede pública da Maré e, consequentemente, a necessidade de uma política educacional que considere as especificidades locais, a perspectiva intersetorial e a participação efetiva dos pais e das instituições locais para garantir a mitigação dos efeitos de 20 meses letivos de atividades pedagógicas não presenciais e mediadas pela tecnologia.

Resumo
[en] The article presents the impacts of Covid 19 in Middle and High School students access to education in the group of 16 favelas in Maré, in the North Zone of the City of Rio de Janeiro. The article is based on data obtained in a research conducted throughout the second semester of 2021, involving 921 interviewees ranging from public officials, school directors, teachers, students and parents. Remote teaching experience, teaching and learning processes, mental health, students and education professionals motivations regarding education were some themes commented on by different actors. The results demonstrate the inevitable deepening of educational inequalities among students in the public school system in Maré and consequently the need for an educational policy which considers local specificities, an intersectional perspective and the participation of parents and local institutions to guarantee the mitigation of the effects of 20 school months of remote pedagogical activities mediated by technology.

Catalogação
2022-12-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61542@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61542@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.DDCIS.61542


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF