Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E EXPERIÊNCIAS DOCENTES E DISCENTES COM O ENSINO REMOTO

Título
[en] IMPACTS OF THE COVID-19 PANDEMIC IN HIGHER EDUCATION AND IN STUDENTS AND PROFESSORS EXPERIENCES WITH EMERGENCY REMOTE TEACHING

Autor
[pt] GABRIELA DE SOUZA HONORATO

Autor
[pt] EDUARDO HENRIQUE NARCISO BORGES

Vocabulário
[pt] POLITICA PUBLICA

Vocabulário
[pt] ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Vocabulário
[pt] COVID-19

Vocabulário
[pt] EVASAO

Vocabulário
[pt] POLITICA EDUCACIONAL

Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR

Vocabulário
[en] PUBLIC POLICY

Vocabulário
[en] EMERGENCY REMOTE TEACHING

Vocabulário
[en] COVID-19

Vocabulário
[en] EVASION

Vocabulário
[en] EDUCATIONAL POLICY

Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION

Resumo
[pt] O artigo analisa, diante da evidência de maior evasão de estudantes do ensino superior, as respostas dadas pelo MEC, pelas instituições de ensino superior (IES) brasileiras (com destaque para as instituições federais), e a experiência de docentes e discentes durante o período em que vigoraram as medidas restritivas decorrentes da pandemia de Covid-19. Também anuncia algumas das principais dificuldades que têm sido enfrentadas no retorno às atividades presenciais e à vivência acadêmica tradicional. Metodologicamente, se apoia em pesquisa bibliográfica, objetivando um trabalho de caráter exploratório e descritivo. Elegemos a plataforma SciELO como a principal base bibliográfica. O procedimento nos ajudou a observar a experiência de estudantes e professores com o Ensino Remoto Emergencial, sem recorrer diretamente à realidade empírica; a reconstruir, com os dados disponíveis, a experiência de ensino-aprendizagem durante uma situação inédita para esta geração; e, analisar qualitativamente, a importância de políticas de permanência que vão além da distribuição de recursos em dinheiro e/ou da inclusão digital. O principal ganho percebido por nós é o reavivamento do debate sobre EaD e da didática e prática de ensino nas universidades públicas, além do fortalecimento das políticas de permanência estudantil.

Resumo
[en] The article analyzes, given the evidence of higher dropout rates among Higher Education students, the responses given by the Education Ministry, by Brazilian HEIs (especially federal institutions), and the experience of professors and students during the period in which the restrictive measures were in force, resulting from the Covid-19 Pandemic. It also announces some of the main difficulties that have been faced in returning to face-to-face activities and the traditional academic experience. Methodologically, it is supported by bibliographic research, aiming at an exploratory and descriptive work. We chose the Scielo platform as the main bibliographic database. The procedure helped us to observe the experience of students and professors with Emergency Remote Teaching, without directly resorting to empirical reality; to reconstruct, with the available data, the teaching-learning experience during an unprecedented situation for this generation; and, qualitatively analyze the importance of permanence policies that go beyond the distribution of cash resources and/or digital inclusion. The main gain we noticed is the revival of the debate on distance education and the didactics and teaching practice in public universities, in addition to the strengthening of student permanence policies.

Catalogação
2022-12-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61538@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61538@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.DDCIS.61538


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF