Título
[pt] A DESOLADORA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS PRETOS ANTES, DURANTE E APÓS A COVID-19 EM SOCIEDADES LEGADAS DA ESCRAVIDÃO AFRICANA NOS ANTIGOS IMPÉRIOS DA EUROPA: REMÉDIOS REALISTAS CAUTELOSOS
Título
[en] THE DISMAL EDUCATION OF BLACK CHILDREN AND YOUTH BEFORE, DURING, AND AFTER COVID-19 IN AFRICAN SLAVERY LEGACY & OLD EUROPEAN EMPIRE SOCIETIES: SOBERING REALISTIC REMEDIES
Autor
[pt] JOHN STANFIELD II
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] ESCRAVIDAO AFRICANA
Vocabulário
[pt] POLITICAS PUBLICAS
Vocabulário
[pt] PANDEMIA DA COVID-19
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] AFRICAN SLAVERY
Vocabulário
[en] PUBLIC POLICY
Vocabulário
[en] COVID-19 PANDEMIC
Resumo
[pt] Este artigo oferece uma perspectiva testemunhal sobre as chamadas Sociedades Legadas da Escravidão Africana e dos Antigos Impérios da Europa, com base em experiências vivenciadas nos Estados Unidos, no Brasil, na África do Sul e nas Ilhas Maurício durante a pandemia da Covid-19. O autor destaca desafios das abordagens neoliberais que aliam políticas públicas a iniciativas privadas como soluções paliativas que terminam por reforçar desigualdades previamente existentes em todos os campos sociais. Construções históricas moldam comportamentos de ceticismo e desconfiança de certas camadas da população em relação a políticas públicas de educação e saúde, já que, no passado, essas foram usadas como estratégias que reforçavam segregação e discriminação. Contudo, não considerar as particularidades das políticas públicas que devem ser destinadas ao público não branco também significa ignorar suas prerrogativas derivadas de situações específicas vividas e não universais. O autor finaliza sugerindo remédios para o enfrentamento desses desafios no sentido de promover justiça às populações legadas da escravidão africana.
Resumo
[en] This article offers a testimonial perspective about the African Slavery Legacy and Old European Empire Societies, parting from experiences in the United States, Brazil, South Africa and Mauritius during the covid 19 pandemic. The author highlights challenges of neoliberal approaches that ally public policies with private sector as palliative solutions which result in deepening previously existing inequalities in all aspects of society. Historical constructs shape skeptical behaviors and distrust of certain populations with regards to education and health public policies because, in the past, these have been used as strategies to reinforce segregation and discrimination. However, not to consider the particularities of public policy which should be destined to the non-white population also means to ignore its prerogatives which derive of specific lived situations which are not universal. The author suggests remedies for tackling these challenges as a means to promote justice to the African Slave Legacy populations.
Catalogação
2022-12-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61534@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61534@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.DDCIS.61534
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF