Título
[es] MASCULINIDADES EN EL CARNAVAL
Título
[pt] MASCULINIDADES NO CARNAVAL
Título
[en] MASCULINITIES IN THE CARNIVAL
Autor
[pt] DIEGO ALSINA MACHADO
Autor
[pt] VIVIANE TEIXEIRA SILVEIRA
Vocabulário
[pt] GENERO
Vocabulário
[pt] URUGUAI
Vocabulário
[pt] CARNAVAL
Vocabulário
[pt] MASCULINIDADES
Vocabulário
[es] GENERO
Vocabulário
[es] URUGUAY
Vocabulário
[es] CARNAVAL
Vocabulário
[es] MASCULINIDADES
Vocabulário
[en] GENDER
Vocabulário
[en] URUGUAY
Vocabulário
[en] CARNIVAL
Vocabulário
[en] MASCULINITIES
Resumo
[pt] Pensar, analisar e reconstruir os modos da chamada masculinidade dominante
em espaços como o Carnaval requer um exercício de reflexão. Um espaço
reconhecido como primariamente masculino, com certas características, particularidades,
formas de agir, viver e pensar as relações, como aspectos de uma
identidade hegemônica, com suas permissões e proibições. A investigação das
diversas identidades nos permite problematizar os privilégios que surgem da
performatividade de uma masculinidade dominante. Neste artigo me pergunto
sobre essa suposta masculinidade dominante no Carnaval uruguaio, baseada no
perfil do Instagram Varones Carnaval, como resultado de relatos de situações
de violência de gênero em ambientes carnavalescos. Também recolho dados do
trabalho de campo etnográfico de minha tese de mestrado orientada para a análise
dos processos de construção de identidades de indivíduos que fazem parte
de um clube de futebol em San Carlos, Uruguai, em relação às práticas do futebol
e do murga. Desta forma, começo apresentando o perfil da rede social e problematizando
uma suposta cultura de apoio, depois reflito sobre o caráter performativo
das masculinidades e o que esses processos implicam, e finalmente uma
reflexão sobre o caráter hegemônico dessas masculinidades.
Resumo
[en] Thinking about, analysing and reconstructing the modes of so-called dominant
masculinity in spaces such as Carnival requires a reflective exercise. A space recognised
as primarily masculine, with certain characteristics, particularities, ways of
acting, living and thinking about relationships, as aspects of a hegemonic identity,
with its permissions and prohibitions. Inquiring into the diverse identities allows
us to problematise the privileges that arise from the performativity of a dominant
masculinity. In this paper I ask myself about this supposedly dominant masculinity
in the Uruguayan Carnival based on the Instagram profile Varones Carnaval , as a
result of reports of situations of gender-based violence in carnival settings. I also
collect data from the ethnographic fieldwork of my Master s thesis oriented to the
analysis of the processes of construction of identities of individuals who are part
of a football club in San Carlos, Uruguay in relation to the practices of football
and murga. In this way, I begin by presenting the profile of the social network and
problematising a supposed culture of support , then I reflect on the performative
character of masculinities and what these processes entail, and finally a reflection
on the hegemonic character of these masculinities.
Resumo
[es] Pensar, analizar y reconstruir los modos de la denominada masculinidad dominante,
en espacios como el Carnaval, requiere de un ejercicio reflexivo. Espacio
reconocido como primordialmente masculino, con ciertas características, particularidades,
formas de actuar, de vivir y pensar las relaciones; como aspectos de una
identidad hegemónica, con sus permisos y prohibiciones. Indagar sobre las diversas
identidades permite problematizar sobre los privilegios que se desprenden de
la performatividad de una masculinidad dominante. En este trabajo me pregunto
sobre esta supuesta masculinidad dominante en el Carnaval uruguayo a partir del
perfil de Instagram Varones Carnaval, a raíz de las denuncias sobre situaciones
de violencia basada en género en ámbitos de carnaval. Además, recojo datos del
trabajo de campo etnográfico de mi tesis de Maestría orientada al análisis de los
procesos de construcción de identidades de los individuos que forman parte de
un club de fútbol de San Carlos, Uruguay con relación a las prácticas de fútbol y
murga. De esta manera comienzo presentando el perfil de la red social y problematizando
una supuesta cultura del aguante, luego reflexiono a partir del carácter
performativo de las masculinidades y lo que conllevan estos procesos, y por último
una reflexión sobre el carácter hegemónico de estas masculinidades.
Catalogação
2022-12-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61468@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61468@2
Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61468@4
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.61468
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF