Título
[en] CHILDHOODS, SCHOOL CULTURE IN THE COUNTRYSIDE AND MALE TEACHING
Título
[pt] INFÂNCIAS, CULTURA ESCOLAR NA ROÇA E DOCÊNCIA MASCULINA
Autor
[pt] FERNANDO SEFFNER
Autor
[pt] ANTONIO JEFERSON BARRETO XAVIER
Vocabulário
[pt] INFANCIA
Vocabulário
[pt] DOCENCIA MASCULINA
Vocabulário
[pt] ROCAMENTO CIRCULAR
Vocabulário
[pt] RELACAO DE GENERO
Vocabulário
[pt] CULTURA ESCOLAR
Vocabulário
[en] CHILDHOOD
Vocabulário
[en] MALE TEACHING
Vocabulário
[en] ANNULAR RUB
Vocabulário
[en] GENDER RELATION
Vocabulário
[en] SCHOOL CULTURE
Resumo
[pt] O artigo explora as impressões de crianças que estudam em escolas da roça acerca
da presença de professores homens em seu cotidiano. Mostra as implicações dessa
presença no desenho de fronteiras entre o que é permitido e o que não é permitido
em termos de circulação e abordagem de temas por conta das questões de gênero
e sexualidade. Particularmente questões ligadas à corpo e intimidade são objeto de
interdito na relação desses docentes com as alunas. Estabelece conexões entre a
possibilidade de masculinidades plurais na docência e um ambiente democrático,
que estimule a equidade de gênero.
Resumo
[en] The article explores the impressions of children who study in rural schools about the
presence of male teachers in their daily lives. It shows the implications of this presence
in the drawing of borders between what is allowed and what is not allowed
in terms of circulation and approach to themes due to gender and sexuality issues.
Particularly issues related to the body and intimacy are an object of interdiction in the
relationship of these teachers with the students. It establishes connections between
the possibility of plural masculinities in teaching and a democratic environment that
encourages gender equity.
Catalogação
2022-12-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61446@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61446@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.61446
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF