Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CHILDHOODS, SCHOOL CULTURE IN THE COUNTRYSIDE AND MALE TEACHING

Título
[pt] INFÂNCIAS, CULTURA ESCOLAR NA ROÇA E DOCÊNCIA MASCULINA

Autor
[pt] FERNANDO SEFFNER

Autor
[pt] ANTONIO JEFERSON BARRETO XAVIER

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[pt] DOCENCIA MASCULINA

Vocabulário
[pt] ROCAMENTO CIRCULAR

Vocabulário
[pt] RELACAO DE GENERO

Vocabulário
[pt] CULTURA ESCOLAR

Vocabulário
[en] CHILDHOOD

Vocabulário
[en] MALE TEACHING

Vocabulário
[en] ANNULAR RUB

Vocabulário
[en] GENDER RELATION

Vocabulário
[en] SCHOOL CULTURE

Resumo
[pt] O artigo explora as impressões de crianças que estudam em escolas da roça acerca da presença de professores homens em seu cotidiano. Mostra as implicações dessa presença no desenho de fronteiras entre o que é permitido e o que não é permitido em termos de circulação e abordagem de temas por conta das questões de gênero e sexualidade. Particularmente questões ligadas à corpo e intimidade são objeto de interdito na relação desses docentes com as alunas. Estabelece conexões entre a possibilidade de masculinidades plurais na docência e um ambiente democrático, que estimule a equidade de gênero.

Resumo
[en] The article explores the impressions of children who study in rural schools about the presence of male teachers in their daily lives. It shows the implications of this presence in the drawing of borders between what is allowed and what is not allowed in terms of circulation and approach to themes due to gender and sexuality issues. Particularly issues related to the body and intimacy are an object of interdiction in the relationship of these teachers with the students. It establishes connections between the possibility of plural masculinities in teaching and a democratic environment that encourages gender equity.

Catalogação
2022-12-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61446@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61446@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.61446


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF