Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] METODOLOGIAS INOVADORAS E MOTIVAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ESCOLAR

Autor
[pt] NICOLE PACHECO LEPORE

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO GEOGRAFICA

Vocabulário
[pt] METODOLOGIA ATIVA

Resumo
[pt] O desinteresse dos estudantes da educação básica com a Geografia, observado durante minha vivência no Programa de Iniciação à Docência (PIBID), foi o ponto de partida para esta pesquisa que buscou analisar como funcionam as metodologias utilizadas pela Educação Geográfica, distinguindo-as entre as metodologias ativas, que inovam colocando o estudante no centro do processo de ensino aprendizagem, e as metodologias tradicionais, preponderante entre os discentes, cujas características mais comuns são os vastos conteúdos e o professor sendo a figura central para se adquirir o conhecimento. Adotando como referência algumas publicações sobre metodologias de ensino de Geografia, investigou-se as seguintes práticas: o recurso das geotecnologias, o uso do telefone celular em sala, o uso de jogos didáticos, o desenvolvimento de maquetes, a aplicação das metodologias da aprendizagem baseada em problemas e do trabalho de campo. Tomamos estas metodologias como exemplos de metodologias de ensino que poderíamos considerar inovadoras. Para tal buscamos identificar seus êxitos, falhas e nomeá-las como inovadoras ou tradicionais. Acreditamos que com recurso a metodologias diversas, será possível oferecer uma educação geográfica realmente inovadora, a qual conceda aos estudantes aprimorar domínios e criticidades sobre as relações socioespaciais e não mais apenas uma decoreba de conteúdos.

Orientador(es)
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES

Catalogação
2022-11-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61414@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61414


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF