Título
[pt] METODOLOGIAS INOVADORAS E MOTIVAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ESCOLAR
Autor
[pt] NICOLE PACHECO LEPORE
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO GEOGRAFICA
Vocabulário
[pt] METODOLOGIA ATIVA
Resumo
[pt] O desinteresse dos estudantes da educação básica com a Geografia, observado durante minha
vivência no Programa de Iniciação à Docência (PIBID), foi o ponto de partida para esta
pesquisa que buscou analisar como funcionam as metodologias utilizadas pela Educação
Geográfica, distinguindo-as entre as metodologias ativas, que inovam colocando o estudante
no centro do processo de ensino aprendizagem, e as metodologias tradicionais, preponderante
entre os discentes, cujas características mais comuns são os vastos conteúdos e o professor
sendo a figura central para se adquirir o conhecimento. Adotando como referência algumas
publicações sobre metodologias de ensino de Geografia, investigou-se as seguintes práticas: o
recurso das geotecnologias, o uso do telefone celular em sala, o uso de jogos didáticos, o
desenvolvimento de maquetes, a aplicação das metodologias da aprendizagem baseada em
problemas e do trabalho de campo. Tomamos estas metodologias como exemplos de
metodologias de ensino que poderíamos considerar inovadoras. Para tal buscamos identificar
seus êxitos, falhas e nomeá-las como inovadoras ou tradicionais. Acreditamos que com
recurso a metodologias diversas, será possível oferecer uma educação geográfica realmente
inovadora, a qual conceda aos estudantes aprimorar domínios e criticidades sobre as relações
socioespaciais e não mais apenas uma decoreba de conteúdos.
Orientador(es)
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES
Catalogação
2022-11-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61414@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61414
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF