Título
[en] DRAMATIC TEXT MESSAGES: A STUDY OF MULTIMODAL TRANSLATIONS OF THE BARD IN OMG SHAKESPEARE
Título
[pt] MENSAGENS DE TEXTO DRAMÁTICAS: UM ESTUDO DE TRADUÇÕES MULTIMODAIS DO BARDO NA COLEÇÃO OMG SHAKESPEARE
Autor
[pt] CARLOS CESAR DA SILVA
Vocabulário
[pt] TRADUCAO
Vocabulário
[pt] MENSAGEM DE TEXTO
Vocabulário
[pt] AMBIENTE DIGITAL
Vocabulário
[pt] WILLIAM SHAKESPEARE
Vocabulário
[pt] LITERATURA INFANTO JUVENIL
Vocabulário
[en] TRANSLATION
Vocabulário
[en] DIGITAL ENVIRONMENT
Vocabulário
[en] WILLIAM SHAKESPEARE
Vocabulário
[en] CHILDREN S LITERATURE
Resumo
[pt] Este artigo discute, à luz dos Estudos da Tradução, os volumes de Hamlet e Macbeth da coleção OMG Shakespeare, que traz enredos do Bardo para o ambiente digital. Consideramos os trabalhos de Benjamin (1997) e Jakobson (2012) e relacionamos suas definições aos conceitos de adaptação (Hutcheon, 2013) e reescrita (Lefevere, 1992). Com base em Crystal (2006) e Danesi (2017), foram discutidas características de recursos digitais. Concluímos que a OMG Shakespeare atenua os tons de tragédia das peças, mas os aspectos digitais tornam essas histórias mais acessíveis ao público infantojuvenil contemporâneo.
Resumo
[en] This article discusses, through Translation Studies, the Hamlet and Macbeth installments the OMG Shakespere series, which features the Bard s plays in a digital environment. We consider the studies from Benjamin (1997) and Jakobson (2012) and relate their definitions to the concepts of adaptation (Hutcheon, 2013) and rewriting (Lefevere, 1992). The use of digital aspects is discussed through Crystal (2006) and Danesi (2017). We found that OMG Shakespeare mitigates the tragic tones of the plays, but its digital aspects make these stories more accessible to contemporary children and teens.
Catalogação
2022-11-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61360@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61360@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF