Título
[pt] LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES DE CONFERÊNCIA EM TEMPOS PANDÊMICOS: A EXPERIÊNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM INTERPRETAÇÃO DE CONFERÊNCIAS DA PUC-RIO
Título
[en] LIMITS AND OPPORTUNITIES FOR TRAINING CONFERENCE INTERPRETERS IN PANDEMIC TIMES: THE EXPERIENCE OF THE POSTGRADUATE COURSE IN CONFERENCE INTERPRETING AT THE PONTIFICAL CATHOLIC UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] ANELISE FREITAS PEREIRA GONDAR
Autor
[pt] DENISE DE VASCONCELOS ARAUJO
Autor
[pt] RAFFAELLA DE FILIPPIS QUENTAL
Vocabulário
[pt] PANDEMIA DA COVID-19
Vocabulário
[pt] INTERPRETACAO SIMULTANEA REMOTA
Vocabulário
[pt] ENSINO ONLINE REMOTO
Vocabulário
[pt] FORMACAO DE INTERPRETES
Vocabulário
[pt] INTERPRETACAO DE CONFERENCIA
Vocabulário
[en] COVID-19 PANDEMIC
Vocabulário
[en] REMOTE SIMULTANEOUS INTERPRETING
Vocabulário
[en] REMOTE ONLINE TEACHING
Vocabulário
[en] INTERPRETER TRAINING
Resumo
[pt] O início da pandemia da COVID-19 afetou não apenas a circulação de pessoas e bens em escala global, mas também o setor de eventos, o mercado de interpretação de conferência e a formação de futuros intérpretes. O artigo visa compartilhar a experiência de transição bem-sucedida do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia e assim contribuir para os relatos acadêmicos já existentes sobre os efeitos da pandemia no ensino e aprendizado da interpretação de conferência. Primeiro, apresentamos as principais características do curso de formação original da PUC-Rio, depois redesenhamos os passos tomados para adaptar gradualmente o curso ao desafio do ensino on-line remoto durante a pandemia e, finalmente, fazemos uma primeira reflexão sobre a adaptação do programa ao formato de ensino e aprendizagem on-line. Entendemos que a adoção pela PUC-Rio de um modo de ensino e aprendizagem totalmente remoto a partir de 2020 abre novas perspectivas para a formação em interpretação de conferência no cenário pós-pandêmico no Brasil.
Resumo
[en] The onset of the COVID-19 pandemic not only impacted the circulation of people and goods on a global scale but also affected the events sector, the conference interpreting market, and the training of future interpreters. The present text aims to share the experience of the all in all successful transition from face-to-face teaching to remote teaching during the pandemic and thus contribute to the already existing academic accounts on the effects of the pandemic on conference interpreting teaching and learning. First, we present the main features of PUC-Rio s original training course, then we redraw the steps taken to gradually adapt the course to the challenge of remote online teaching during the pandemic and finally we draw an initial reflection on the program s adaptation to the online teaching and learning format. We understand that PUC-Rio s adoption of a fully remote teaching and learning mode from 2020 onwards opens up new perspectives for conference interpreting training in the post-pandemic landscape in Brazil.
Catalogação
2022-11-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61339@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61339@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF