Título
[pt] A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS DE REPRESENTATIVIDADE DOS CORPOS FEMININOS E DO EMPODERAMENTO DAS MULHERES EM CAMPANHAS ESPORTIVAS
Autor
[pt] LARISSA GOMES COSTA PESSANHA
Vocabulário
[pt] MULHER
Vocabulário
[pt] REPRESENTATIVIDADE
Vocabulário
[pt] NIKE
Vocabulário
[pt] ESPORTE
Resumo
[pt] Este artigo propõe a reflexão e análise sobre a mudança do panorama histórico a respeito da inserção da mulher no esporte e das representações conferidas a seus corpos ao longo desta trajetória. Além de questionar os padrões de gênero e os lugares sociais destinados a elas, também busca discorrer sobre a importância dos meios de comunicação na manutenção ou reestruturação cultural sobre as subjetividades dos corpos femininos. Para analisar as possíveis transformações, foram usadas campanhas publicitárias da Nike, marca esportiva que vem desenhando novas narrativas publicitárias acerca das representações corpóreas da mulher, além da representatividade e importância desempenhadas por estas figuras neste espaço. O trabalho também visa problematizar o universo do esporte e a espetacularização dos corpos, bem como a disparidade de gênero por trás dos holofotes esportivos.
Catalogação
2022-11-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61284@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.MIGUEL.61284
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF