Título
[pt] A UTILIZAÇÃO DE QUADRINHOS COMO FERRAMENTA NA INCLUSÃO CULTURAL DE MIGRANTES ESTRANGEIROS NA FRANÇA
Autor
[pt] BARBARA LEITE LARA
Autor
[pt] DANGLEI DE CASTRO PEREIRA
Vocabulário
[pt] LITERATURA
Vocabulário
[pt] INTERCULTURALIDADE
Vocabulário
[pt] MULTICULTURALIDADE
Vocabulário
[pt] HISTORIA EM QUADRINHOS
Vocabulário
[pt] INCLUSAO
Resumo
[pt] Este trabalho aborda uso de histórias em quadrinhos, como ferramenta pedagógica na inclusão cultural dos migrantes estrangeiros na França. Nos últimos anos, a imigração para os países europeus está em constante aumento. A falta de conhecimento da literatura, cinema, música, política, costumes, etc., associadas às questões socioeconômicas, constituem um obstáculo à inclusão. Observa-se que apenas a aprendizagem gramatical e vocabulário são insuficientes. O conhecimento cultural é imprescindível para promover a inclusão entre os migrantes estrangeiros e os demais na sociedade. Deste modo, o objetivo principal é analisar a utilização dos quadrinhos como instrumento facilitador e interativo na inclusão dos migrantes na sociedade francesa e no ensino de francês língua estrangeira. Como objeto de pesquisa utilizaremos o álbum Une aventure d Astérix, 5: A tour de Gaule d Astérix. Em seguida, abordaremos as habilidades inter e multiculturais. No final, apresentaremos uma análise linguística, cultural e histórica dos elementos presentes no álbum.
Catalogação
2022-11-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61275@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.61275
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF