Título
[pt] POR QUE EU (NÃO) GOSTO DE INGLÊS? AS CRENÇAS DE UM GRUPO DE ALUNOS SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA
Autor
[pt] PALMYRA BARONI NUNES
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[pt] PESQUISA DO PRATICANTE
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL
Vocabulário
[pt] CRENCA
Resumo
[pt] Este artigo tem por objetivo analisar as crenças de um grupo de alunos de 9 a 12 anos de idade, no contexto educacional de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro, por meio do puzzle (ALLWRIGHT; HANKS, 2009), Por que eu (não) gosto de inglês?. Para tanto, encontro nos fundamentos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014), ferramentas que me auxiliam a entender a materialização dos discursos dos alunos em suas respostas sobre o puzzle lançado, apontando o que sentem e pensam sobre suas experiências de aprendizagem. Percebi, nos relatos dos alunos, sentimentos e emoções ligados ao campo semântico do afeto e que suas crenças são construtos sociais (RICHARDS; LOCKHART, 1996; BARCELOS, 2004 e PERINE, 2012). Para realizar a investigação, inspiro-me na pesquisa do praticante, sob o viés qualitativo-interpretativista, integrado à prática cotidiana da sala de aula.
Catalogação
2022-11-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61250@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.61250
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